Resenha: The Walking Dead - A Ascensão do Governador



Autores: Robert Kirkman; Jay Bonansinga
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 364
Ano: 2012
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos.
Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.
Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award.
Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV.  

Comecei minha jornada com os irmãos Blake, a pequena Blake (filha do Phillip Blake) que por sua vez é sobrinha do Brian Blake (personagens muito importantes nesse livro,vamos ficar de olhos abertos neles, ok?). Os irmãos Blake tem um papel importante, um deles, o Phillip, é o cara mais revoltado que eu conheço, ele é durão, resolve tudo na porrada e na base da violência, mas não posso deixar de reconhecer que ele é o cara que mantêm todo o grupo unido.

Os amigos de Phillip se juntam ao grupo e eles partem em uma jornada para Atlanta, aonde quem viu o seriado sabe que é a pior ideia que um "sobrevivente no mundo dos zumbis" pode fazer.
Eles se deparam no caminho com condomínios, locais infestados de zumbis e acabam sofrendo baixas nos pessoal, mas o que ninguém sabia é que havia outras formas de se tornar zumbi (agora vem o primeiro spoiler para quem não conhece nada sobre the walking dead) sem ser mordido, as pessoas viram zumbis se morrerem. Sim, qualquer forma de morte é válida, morreu e sua cabeça ainda está no corpo (o cérebro te faz mandar impulsos para o corpo fazendo assim com que o zumbi se movimente) pode ter certeza que a pessoa vai voltar sendo um zumbi. Ai você pergunta mais porque Alice? Afinal a pessoa tem que estar infectada para isso acontecer! De fato gente, a pessoa tem que estar infectada, coisa que praticamente toda a população está, porque o que faz as pessoas se tornarem zumbis ainda é um mistério, só sabemos que é algo que infecta a pessoa, ela tendo contato com mordidas, arranhões ou simplesmente do NADA, só posso dizer do nada, porque é realmente um mistério como as "bactérias zumbis" (como eu gosto de chamar) entram no seu organismo e te deixam doente, apenas esperando que você morra  para se tornar um zumbi.

Ou seja, você já é um zumbi em potencial, está vivo, mas se morrer de qualquer forma já vira zumbi, então o pessoal tem que tomar cuidado com os vivos e os mortos, afinal ninguém quer matar o próprio irmão, amigo e filho se ele por acaso vier a se tornar um zumbi.
Depois que eles chegam em Atlanta, acabam se juntando a uma família de músicos, composto por duas irmãs e um senhor idoso que é o pai delas. Eles moram com eles por um tempo, mas o grupo do Phillip acaba se mudando por algo muito ruim que aconteceu com uma das irmãs.

Agora outro pequeno aviso, quem já leu até aqui vai perceber que tem muitos palavrões, muita morte e os seguintes pensamentos latejando na cabeça de algum deles: "Será que essas pessoas não estão doentes"? Será que o nós fazemos é certo? Matar é certo?
Depois de finalmente eles chegarem em outro lugar, afinal saíram de Atlanta com muito esforço, deixando a família de músicos para trás (quem ler vai saber o que de fato aconteceu). Quando o grupo do Phillip (agora em menor número) acha que está seguro (porém sem nenhuma arma), vivendo em um lugar calmo e aparentemente sem zumbis, eles acham que um dos integrantes do grupo está vendo "coisas", que não tem ninguém vigiando a casa aonde eles estão morando, mas o pessoal está errado.

Um grupo de bandidos, (sim no meio desse caos todo ainda existem pessoas ruins que fazem coisas absurdas, quando eu penso que elas deveriam se juntar e tentar sobreviver), invade a casa onde os nossos personagens principais estão e tomam ela deles, até ai tudo bem, só que os bandidos estão armados e o pequeno grupo não está (não é que não estejam, mas uma espingarda velha não conta)
Eles saem e finalmente os bandidos atacam eles (não vou dar muitos detalhes, estou pulando a história quase toda para chegar aonde eu quero) e nesse ataque a pequena Penny, filha de Phillip Blake é morta, ok para tudo, Alice por que você deu spoiler? Bom, eu avisei que haveria dois, esse é o segundo, necessário para entendimento da resenha gente, sinto muito.

É ai que o livro muda, tudo muda, Phillip Blake muda, ninguém percebi isso logo de cara, mas ele vai afundando em uma angustia, uma depressão e por fim ele fica completamente irreconhecível. Como senão basta-se a filha morta, um irmão machucado e um amigo achando que ele enlouqueceu, eles decidem se mudar de novo. Aquele lugar não é mais seguro.
Nesse momento presenciamos o decaimento do ser humano, como ele se sente com a perda de alguém tão amado, como ele lida com isso e o que ele é capaz de fazer para se sentir vingado.
Tortura, estupro e muito palavrão. Pulando essa parte, eles chegam finalmente ao lugar conhecido como Woodbury.

Uma parte do local está sendo pacificada, o pessoal está tentando sobreviver e os zumbis estão por todos os lados, nenhum lugar é seguro.
Estamos quase chegando ao final do livro quando nos deparamos com Phillip Blake a flor da pele, o cara que salvava todo mundo agora está insano, cometendo loucuras e acima de tudo indo contra a moral e ética de tudo que ele acredita.
O final do livro é totalmente  inesperado, sinceramente eu fiquei "chocada", no bom sentido é claro. Com as coisas que vem acontecendo, é tanta coisa que você fica: Nossa, como tudo chegou nesse ponto? Eu não esperava por isso!

A narrativa do livro é perfeita, muito bem escrito, totalmente detalhista que faz você sentir a textura, o cheiro e o gosto das coisas. Nunca tinha lido um livro tão detalhista como esse e ainda mais com esse assunto, claro que eu já li muitos livros, mas os detalhes desse me deixaram muito feliz, sou uma pessoa que gosta de detalhes sabe. Eu me apaixono nos detalhes.

E por fim o livro acaba dando inicio a terceira temporada da serie, você soube toda a história antes de chegar de fato a terceira temporada em si, as coisas que vão acontecer no seriado você não sabe nada, apenas pegou a história antes de tudo ser o que é agora. Posso comparar a uma introdução, ou aqueles flash back em filmes que você vê as coisas que aconteceram no passado.
É um livro que eu recomendo, muito bom e acima de tudo muito bem escrito.

32 comments

  1. Tenho vários amigos que amam a série e os quadrinhos. Achei o seriado muito bem feito e com efeitos especiais incríveis, mas confesso que não consigo assisti, tenho estomago fraco rsrs. Mas pretendo ler o livro algum dia, uma amigo leu e recomendou bastante.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu problema com o seriado nao é nem o"stomago" sabe, é que eu sou medrosa mesmo e as vezes me assusto ahuhusahu

      Excluir
  2. Bom eu ja tinha ouvido falar sobre zumbis e tal mas nao conheço nada desse mundo e lendo a resenha te que queria explora-lo mas estou com megas duvidas...esse é o primeiro livro da saga? da para assistir o seriado na net ne? pois ainda não tem no brasil? (tv paga)????
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é o primeiro livro sim caroly ^^
      da pra assistir se baixar, eu não sei se da para ver online, mas acho ´que dá sim, só procurar.
      no brasil que eu saiba não tem o seriado sendo exibido nao, apesar de que uma emissora (se eu não me engano foi a band ou a record) que iria exibir o seriado na tv aberta.

      Excluir
  3. Oi Alice, como já comentei tenho o livro em casa, mas nem sabia se iria querer ler. Zumbi não é muito meu forte, mas acho que leria sim. Fiquei curiosa agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que a série era um livro!
    Vou comprar muito antes de começar a assistir! *_____*
    adoraria se vce visitasse e seguisse meu blog!
    sentiria-me honrada!
    beeeeijo!

    ResponderExcluir
  5. Não me interesso nem um pouco por zumbis... não sei, deve ser preguiça de assistir os seriados que todo mundo fala kkkkk mas li a resenha... me deu mais preguiça ainda ! Como pode? :s

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha.
    sou doida pra ler esse livro,amo essas coisas de zumbis e tals.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que não precisa ver o seriado, quero ler o livro, mas não vi nem uma episodio (pretendo ver se gostar da historia).
    Gosto muito de histórias de zumbis desde os jogos de resident evil (já jogou?), não posso afirmar, mas tenho certeza que esse tipo de história ficou mais popular depois da série de jogos (e filmes que pra mim, são adaptações horriveis).
    Eu acho que já disse aqui que não sou sensível, então acho que o livro não vai ser nada pesado pra mim. hehe
    Gostei da resenha, cada vez melhor!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca joguei viu xp
      caramba alguns filmes são péssimos viu --' da até raiva assistir
      sim vc ja disse q nao é sensivel lol
      que bom que gostou da resenha *o* isso me deixa muito feliz

      Excluir
  8. Amo a série ^^
    Ela é muito massa, mais tem algumas partes que tenho medo kkk,
    nunca li o livro, vou ler a resenha toda agora.
    Bjiin.[clica no perfil p/ retribuir ♥]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mana eu tb tenho medo huasashushuahu
      sério.
      mas eu assisto lol

      Excluir
  9. nao li toda a resenha pq ainda não li o livro. é meu próximo, prometo voltar aqui e fazer um comentário descente. rsrs

    mas que bom que vc deu 4 estrelas. quer dizer que é bom né? rsrs
    bjs

    http://www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não me interessei muito por esse livro, não gosto muito de livros assim!

    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito do "mundo dos zumbis", mas parece ser bem legal!

    Beijos!
    Garota Vertigem

    ResponderExcluir
  12. Se eu tivesse tempo nossaaaaaaaaaa passaria o dia inteirinho lendo, essa semana vou ter um tempinho, ótima resenha como todas as que vc posta beijos

    californiadreams2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Não conheço muito esse mundo de zumbis, mas tenho interesse... Apesar do seriado me dar medo O.O
    Sou meio medrosa para essas coisas hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos duas, mas eu pelo menos vejo o seriado uhashshushu eu gosto sabe, mas sou muito medrosa.

      Excluir
  14. adoro livros de terror, vampiros (menos a saga crepusculo, sinceramente não gosto), fantasmas e agora zumbis, o seriado já me prendia em casa imagine um livro... wauu! quero ler...

    bjosss

    queridanostalgia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah mana o seriado é mesmo um arazo *0* o livro vc tem que ler, TEM QUE LER suhauhshhua

      Excluir
  15. muito bom! confesso que esse não é meu gênero favorito,porém me chamou a atenção e é sempre bom testar novos gêneros,quem sabe não nos surpreendemos?! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia e depois me diga o que acha, realmente né, vai que vc se surpreende.

      Excluir
  16. Eu amo a série e quando vi o livro (na época de lançamento mesmo) fiquei bem curiosa, mas nunca tive a chance de ler - não tenho até hoje - e ai vou lendo resenhas a fora, para ver se animo comprar o livro, porque ai até meu irmão que gosta da série lê também e tudo mais.
    Gostei bastante da sua resenha, matou um pouco da minha curiosidade (e amo spoilers, confesso), e ainda fico meio confusa para entender isso, mas está valendo.
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah menina eu te recomendo comprar viu sahuasuhasuh
      é muito bom o livro
      ah cara eu gosto de spoiler tb sahushushu mas tem gente que nao curte, ai eu decido respeitar sabe
      confusa pra entender o que?

      Excluir