Resenha: Sereias - O segredo das águas




Autora: Mirella Ferraz
Editora: Novo Século
Número de páginas: 240
Ano: 2012
Avaliação☆☆☆☆☆

Sinopse: “E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...”.


Quando comecei a ler o livro fiquei encantada com o poder de descrição da autora, ela me fez realmente sentir as coisas descritas no livro, a personagem principal Coral, nossa eu fiquei pensando em palavras para descreve-la, mas infelizmente não consegui. O livro todo tem pequenas descrições da sua personalidade e de como ela é incrível  me percebi com traços da Coral e isso me fez criar um afeto incrível com a personagem.

O livro é narrado por Marcelo, o jovem que chega na pequena cidade e se apaixona de imediato pela pequena e indescritível Coral.
No começo eu fiquei pensativa em relação a gravidez da mãe de Coral, Marina. Ela era infértil e acaba engravidando em uma noite quando ela e o marido estão em uma cidade turística para passar "uma segunda lua de mel", pois Marina se sentia muito triste na época do dia das mães.

Então me deparei com sensações no livro que eu não esperava sentir. Juro que senti medo da mulher que eles encontraram a beira da praia, não porque ela transmitisse algo ruim, mas pelo modo como foi descrita. Ela me pareceu um ser tão incrível,tão simples e mitológico ao mesmo tempo que eu poderia jurar que ela ela não era humana, apesar de que naquele momento ela se aparentava como tal.
O livro desde o começo me fez pegar meus postit coloridos e ir colando nas partes disponíveis e fazendo comentários sobre os trechos que gostei. Confesso que não marquei muito porque teria de marcar quase o livro todo -risos. Mas marquei uma quantidade considerável de trechos.

E quando  no livro a Marina soube que estava gravida praticamente não estava acreditando, mas depois de confirmar (muito) ela contou ao marido e assim iniciou a vida de Coral (e a minha vida em seu pequeno mundo), quando Marcelo estava narrando isso pude sentir a dor dele, como se estivesse com saudades e acho que eu entendo ele, porque agora escrevendo a resenha até eu estou com saudades dela.

A personalidade marcante de Coral no decorrer do livro é incrível  eu e ela partilhamos dos mesmos   pensamentos e convicções, o que me fez praticamente rapta-la para mim, não digo isso porque tenho parceria com a autora, mas porque o personagem além de parecer muito comigo, me cativou de uma forma impressionante.
Senti raiva da mãe da Coral no decorrer do livro, tive vontade de mata-la algumas vezes. Porque devido aos sonhos que ela estava tendo (que a assustavam muito por sinal) ela queria afastar Coral do mar e de coisas relacionadas a ele. Eu até entendo o medo de perder a filha, mas ela estava ficando possessa demais.

Coral era tão ligada a água que sempre que podia se molhava e isso a acalmava, a curava das doenças.
Quando era pequena eles se mudaram para Pirassununga, algo que eu achava desnecessário (Marina estava começando a me irritar), porque ela queria por A mais B, manter Coral longe do mar, mas para a minha alegria se eles não tivessem se mudado no final das contas Coral não poderia ter realizado o seu grande sonho.

Foi nessa cidade aonde ela conheceu Marcelo, aonde eles viveram um grande amor e ela teve duvidas, muitas duvidas sobre a sua "origem", seu pequeno fascínio pelo mar e pelas sereias.
No decorrer do livro eu vejo a mãe da Coral surtando, um pai preocupado, uma amiga quieta e invejosa (sério eu percebi que ela ... sem spoiler, vocês tem que ler - risos) e um namorado atencioso e prestativo, tentando ajudar Coral a entender sua paixão pela água.
Eu fiquei triste uma boa parte do livro porque a mãe da Coral achava que Marcelo queria roubar a filha e entregar para a mulher que aparecia à ela em sonhos, eu queria estapear essa mulher (ok sem violência Alice), para vocês terem noção como o personagem foi tão bem construído que me despertou um sentimento assim tão forte.

Eu chorei lendo o livro, eu senti pena de Coral, das incertezas dela e queria que ela tivesse tido contato com o mar antes daquilo tudo acontecer.
Só posso dizer que o final é muito bom, impressionante mesmo. Eu esperava por uma coisa e veio essa coisa e mais um bônus que me deixou feliz com o desfecho da história.  Só uma coisa que me deixou pensativa. Porque a autora escreveu o livro para ser único? No minimo ele merecia um segundo livro, porque eu adoraria saber a decisão da Coral.

74 comments

  1. Amei a resenha, nossa eu li e reli a resenha, amo o mudo que envolve sereias quando era menor escrevia contos sobre elas.
    eu necessito urgente ler esse livro, e você percebeu que agora os autores brasileiros estão ganhando mais reconhecimento?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* eu também, é um livro encantador, a personalidade da coral é de matar e babar sério mesmo.
      sim estão ganhando muito reconhecimento e eu fico muito feliz com isso, porque temos muitos talentos pro ai.

      Excluir
  2. Uhhuu parece leghal,bjs
    Minha mãe me ensinou

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, agora estou doida pra ler esse livro! Amo sereias e fiquei apaixonada pelo modo como você descreveu a personagem. E achei linda a primeira quote!
    Ótimo post!
    Beijinhos :*

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* ela é linda e perfeita, quero ela pra mim sahuuhasuh estou com ressaca literária depois dessa.

      Excluir
  4. Nossa, parece ser ótimo!
    Sou apaixonada com histórias de sereias.. sério. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro história de sereias. Meu marido fala que sou doida, mas eu gosto né? Fazer uq? rs'
    Excelente sabadão!
    Beijinhos ;*

    http://www.bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uashuhasuhsuh eu gosto também, graça a deus o meu não fala que eu sou doida xp.

      Excluir
  6. Ah bem o meu mundo, mundo de fantasias...adorei deve ser um livro ótimo de se ler...Amei!

    almapoeticaa.,blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser Bom...

    Aviso: você ganhou o Selo Versatile Blogger,, no Meu blog
    ~~>Link: umagarotaeseublog.blogspot.com.br/2012/10/selo-versatile-blogger.html

    Beijos & Ate Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e é, bom eu não respondo selinhos '-' e memes raramente.

      Excluir
  8. Quero ler esse livro e conhecer um pouco mais dessa escritora!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que é bom :3 , mas não tenho muito tempo para ler...
    Obrigada por me ajudar na meta, estou te ajudando aqui também.
    Beijos.
    Blog no perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada :) disponha sempre
      é uma pena que não tenha tempo pra ler.

      Excluir
  10. Que linda a imagem da capa. Nunca vi um livro com sereias. =)
    Nao é muito o gênero de livro que gosto de ler, na verdade :~
    Mas valeu a dica, guria!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. uau uau
    eu estava mesmo querendo ler uma resenha desse livro, e a sua veio a calhar rs
    eu estou numa vibe com livros de sereias, então quando bati os olhos nessa capa fiquei louca.
    E saber que o livro é narrado pelo rapaz, só aguçou minha curiosidade.
    Pretendo ler em breve
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ eu também, logo logo vou partir pra outro livro de sereia.
      *-* a capa é perfeita né.
      leia e depois me diga o que achou, vo adorar saber.

      Excluir
  12. Oi Alice!
    Um livro bem narrado e com personagens bem construídos é sempre uma boa leitura. acho maravilhoso o mundo dos mares e a escritora soube usar bem a mitologia das sereias pelo visto.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Não fazia idéia de que poderia ser tão legal esse livro. Gostei muito dos quotes e fiquei curiosa agora para conhecer a história. Apesar de eu não gostar muito de histórias romantizadas com sereias, sei lá, eu me lembro daqueles filmes que passam na sessão da tarde e brocho. =( Hahahhaha, mas esse parece ser melhor, a Coral não parece ser aquela personagem clichê enjoada, loira e poderosa que todos amam à primeira vista e, por ser uma sereia, é naturalmente uma ativista ecológica. D:

    Beijo,

    Jú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e não é mesmo, ela é completamente diferente das sereias q eu vi por ai, é fofa e engraçada e com uma personalidade muito legal.

      Excluir
  14. Anww deve ser muito legal (: Com certeza quero ler, aprovadíssimo!
    Ótimo post! Obrigada pela visitinha e volte sempre,seguindo!
    Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* obrigada por me seguir.
      sim o livro é perfeito, super recomendo.

      Excluir
  15. Eu quero muitoooooooooo ler este livro gente, ele vem em atiçando desde o lançamento, só preciso pagar um pouco das minhas dividas para sobrar dinheiro ... que triste isso! rsrs ... adorei a resenha, sé me deixou mais entusiasmada por essa leitura!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* vc vai adorar, no minimo vai dar de 3 estrelas pra cima, tenho certeza.
      espero que leia logo e quero ler resenha viu mocinha xp

      Excluir
  16. Sugoiiiii *---* Al-chan eu tenho de ler :D honto arigato pela dica, sabe, eu ando a escrever uma fic de sereias e é sempre bom saber opiniões de diferentes autores u.u
    kissu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) opa que bom que gostou viu
      sério? nossa que legal, se escrever a fic me manda que eu quero ler

      Excluir
    2. Pode contar com isso u-u
      Etto ... mas eu não sei para onde mandar :s
      como sou baka -.-

      Excluir
    3. ali no meu menu na barra lateral direita tem meu e-mail e na mesma barra se vc procurar tem meu ask
      ou vc manda o link de onde esta publicando ou o documento em word pra eu ler por email

      Excluir
  17. Oiii,
    Adorei seu blog flor, e estou seguindo! Pode dar uma forcinha la no meu que ta comecando e segui-lo por favor? Se puder seguir mais as outras coisas que estao la no blog (twitter e tal) eu agradeco mtttt!
    Beijoooos <3
    @_AliceDias

    http://bringit-up.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é claro :) já stou te seguindo sem duvida <3 e eu agradeço por me seguir também.

      Excluir
    2. Obrigada meu amor!!! *-*

      Excluir
    3. que isso ^^ disponha sempre

      Excluir
  18. Parece ser muito legal mesmo!
    Gostei dos quotes!
    Beeijos, e visite o blog:
    Batom De Framboesa
    E curta o blog:
    Batom De Framboesa Fan Page
    Te espero no blog!

    ResponderExcluir
  19. Uauuu Alice...a resenha ficou um espetáculo.Curti o livro,me pareceu ser bem interessante além de ter uma capa muito linda.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* né a capa é super linda, qualquer dia se vc ler resenha ele que eu quero saber a sua opiniao

      Excluir
  20. Lokinha pra ler
    Parece legal
    kk bem minha carah!

    bjss
    blog-polllyanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Gostei muito do seu blog muito MESMO,eu amo ler
    curti esse livro *---*
    estou seguindo
    Beijones =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa obrigada por seguir :) já estou te seguindo.

      Excluir
  22. Teu blog é muito interessante...Adorei!!te seguindo, venha conhecer o meu tá rolando um sorteio bem bacana , basta me seguir e comentar no post do sorteio...Aguardo tua visitinha...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara eu nao vi vc me seguindo nao viu ;D e ainda diz q está uhshsuashushu ok sério eu nao vi
      mas se estiver me avisa.
      quando der olho seu blog viu

      Excluir
  23. Nossa , já ouvi falar nesse livro!!!

    quero ler !!

    http://quero-ser-ryca.blogspot.com.br/

    bjão Gatona , tenha um lindo Fds!

    ResponderExcluir
  24. Olá, primeira vez que passo por aqui, adorei o blog!

    Acho a capa desse livro muito linda e o enredo é bem interessante. Gostei da sua resenha, me deixou com vontade de ler o livro e curiosa em relação ao final (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro é super bom viu, eu mega recomendo :)

      Excluir
  25. Que resenha TUDO DE BOOMM e super água na boca :P
    Quero leeeeer.. oh god aksoaskaosakpa
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tudo de bom esse livro viu *u* vc vai adorar.
      leia sim e depois resenhe para que eu possa ler *--*

      Excluir
  26. Quero muito ler esse livro *_* Acabei me interessando por ele aqui no blog mesmo quando vc mostrou ele na caixa de correio.

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Pelo jeito você amou o livro, né Alice? :P Parece ser uma história excelente, com personagens super cativantes! Fiquei com vontade de ler, ainda mais depois de ser tão bem recomendado assim! ;)
    Bjus!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei mesmo.
      opa se ler faça uma resenha no blog viu, quero ler o que vc achou.

      Excluir
  28. Quero ler... Vou ver se tem na biblioteca da minha rua!

    Irraciona-l | Blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei se vai ter pq foi lançado esses meses agora, mas se tiver será muito legal viu.

      Excluir
  29. Adorei a resenha! To mega ansiosa pra ler esse livro!
    Parece ser bem bacana mesmo!
    E a Mirella que incorpora total o espírito de Ariel! Hahaha Adoro ela! Muito fofa!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *u* quando ler resenha que eu quero saber o que você achou.

      Excluir
  30. Nossa amei essa capa e quando a vi confesso achei que fosse estrangeiro hehe, a estoria é muito interessante e já esta na minha lista de livros a ler

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né menina, muito gente achou que ele fosse estrangeiro, eu mesma achei antes de ver que era brasileiro xp

      Excluir
  31. Sereias. Que ser mágico que tem o poder de seduzir os homens e fazer inveja as mulheres humanas?
    Me encantei por Coral e já começei odiando a Marina (mesmo antes de ler o livro). O enredo que Mirella criou é deslumbrante e mesmo eu não tendo lido nunca algo sobre sereia (a não ser revistas), fiquei encantado para ler esse livro.
    Vc conseguiu uma das melhores parcerias atualmente Alice-chan. Vou tentar uma parceria também. Bjs!!!

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *--* né gente eu me encantei com a coral desde o começo do livro, é lindo demais, super recomendo.
      opa tenta sim bruno :) boa sorte se conseguir espero ler a resenha do livro logo no seu blog ^^

      Excluir
  32. Nossa, vc falou tudo o que eu queria tb escrever hahaha.
    Tb fiquei morrendo de medo da mulher.
    Quando os dois ficaram a fastados, quase chorei
    serio, mesmo.
    amei o livro
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huuahashuu né menina. o livro foi lindo. eu chorei que só ç.ç

      Excluir
  33. Oi Alice, vim retribuir sua visita, já tinha ouvido falar no livro e tinha tido uma boa impressão mas agora que li a resenha fiquei com vontade de ler, a historia parece ser envolvente. beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim a história é mt envolvente amore.
      ^^
      leia e vc nao vai se arrepender

      Excluir