Resenha: Eriana


Autor: Marcelo Paschoalin
Editora: Literata
Número de páginas: 136
Ano: 2012
Avaliação:  

Sinopse: Até onde irias por tua fé?
Morte e vida. A díade que rege o universo acompanha cada um de nós, manifestando-se a cada momento como lágrima e riso, dor e prazer, ódio e amor.
ERIANA conhece essa essência dual. Guiada por seus sonhos, ela é levada até uma abadia tida como abandonada, esperando ali encontrar respostas para os desaparecimentos recentes. Qual o destino das donzelas que, toda vez que os sinos da construção isolada soavam, nunca mais eram vistas? O que ela, uma jovem dedicada à sua deusa, poderia descobrir?
Acompanhe essa jornada e descubra um mundo de mistério e aventura, suspense e emoção, repleto de desafios que poderão até mesmo colocar em dúvida as crenças da Sacerdotisa da Morte e Vida!

A personagem principal desse livro é Eriana, sacerdotisa da morte e da vida de uma deusa chamada Gwyanna. Ela vem sonhando com um lugar que provavelmente esconde um mistério e algo precisa ser feito a respeito disso, é ai que começa a história do livro. 

Eu comecei uma leitura arrastada e cansativa logo de cara, os detalhes não são tão legais..como assim Alice? Os detalhes são meio "fracos", como se eu estivesse jogando um RPG chato e mal contado.
Infelizmente eu não consegui gostar do livro como todas as outras pessoas que leram ele, pois quando eu vi que ganhei fui ler as resenhas do skoob e fiquei pensando em como esse livro seria incrível e como é pequeno eu pensei que seria uma leitura rápida, mas ela demorou mais que o normal.

Nesse livro vemos religião (que em nenhum momento é um problema), mas eu achei desnecessário ficar repetindo toda hora a expressão 'filha da morte e vida', que a "deusa" da Eriana e a própria estava começando a me incomodar no livro.
Eu não achei a heroína nada chamativa, muito pelo contrário eu a achei sem graça e completamente "fraca" para ser quem era no livro, afinal ela era apresentada como uma sacerdotisa incrível que podia libertar ou amaldiçoar um espirito, combater os seres malignos e ter o poder de canalizar a "vida"e coisas do tipo de outros seres ao redor. Só por ai já deveria ser uma personagem incrível, mas ela é tão sem graça que todo esse "brilho" dela morreu junto com as falas da mesma. Lembrando que ela realmente faz tudo isso no livro, mas a forma como acontece me deixou desmotivada.

Eu não conseguia me concentrar. Juro que tentei, mas é muito ruim ver que o autor repetia muito a mesma expressão que citei acima, e vê-lo usar uma linguagem que com certeza foi inspirada em Rpg e filmes medievais, a linguagem é fácil, mas ao mesmo tempo chata. Não que eu não goste desse tipo de linguagem, mas acho que o autor poderia ter sido mais sutil ou tentado colocar de forma diferente, pois eu já vi livros com a linguagem parecida e eles não foram tão enfadonhos.
Eu adivinhei quase tudo que iria acontecer, para mim claro ficou tudo meio óbvio, mas claro que pelas resenhas que eu li foi apenas eu que consegui isso.

Mas posso dizer coisas positivas também sobre o livro, a capa é legal (claro essa da segunda edição há qual está ilustrando a postagem, pois a outra capa era um pouco feia), apesar de não ter gostado das falas e etc o autor escreve bem e isso não poderia deixar de ser lembrado.
Não achei nenhum erro no livro.
Apesar do meu estilo literário preferido ser literatura fantástica esse não foi de perto um dos melhores que eu já li esse ano.

24 comments

  1. Também não é muito meu estilo de livro não. Mas a sua resenha ficou boa, bem realista.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas honestamente ele não me chamou a atenção desde a capa. Não gostei da capa nem um pouco, não parece ser o estio de livro que gosto de ler..

    Contudo, ainda que não tenha lhe agradado, acredito que toda leitura é válida, algumas, ao menos para saber que não vale uma releitura. hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ixi me parece que esse livro naum é nada bom, kkkk beijo alice.

    Poetizando em Pensamentos

    ResponderExcluir
  4. Parece legal. Eu acho né?
    Beijo, Lili
    Princesa Teen. // O blog foi hackeado, está sem nem uma postagem. Antigo Princesa Imperfeita.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro ,mais pude ler algumas resenhas sobre o mesmo,e pretendo ler para ver qual sera a minha opinião sobre ele.
    Parabéns pela resenha.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Na verdade não curto muito livros assim!
    Sou mais de Livro Espírita e romance/drama
    Ótima Quinta!

    Ah! Curiosa


    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que horror, nem vou ler então...

    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,
    é tão ruim quando um livro não nos agrada, e eu que adorei a capa e quando começei a ler a sinop´se,
    pensei, nossa essa história parece ser ótima.. só que foi mal contada né..
    já fiquei com pé atras né.. dificilmente vou ler :(


    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também não gosto de repetições não, o Transplante de Menina toda hora repete a expressão "toda sorte de", vai enjoando.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice! Pela sinopse até pensei ser um livro legal, mas que decepção ao ler sua resenha. Um livro pra mim tem que antes de tudo nos conquistar e esse pelo jeito esse não cumpre. Talvez leria para tirar minhas próprias conclusões, mas vontade não é muita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Essa capa me lembrou aqueles jogos de Play 2 (ou 3 ou Xbox, sei lá!).
    Poxa, pena que você não gostou...
    Nunca li o livro e nem pretendo ler.

    Beijokas flor :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que ouço falar nesse livro, parece bem cansativo mesmo ^^

    ResponderExcluir
  13. Odeio livros cansativos, não tenho nada contra a igreja mais os livros que tem algo envolvido á ela geralmente são cansativos, exceto aqueles em que a igreja guarda mistérios e tals. O único que gostei foi Papisa Joana. Bom saber que o liro não é tao bom já não passo perto dele.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi amore esse n eh meu tipo de livro mas parece ser legal.. beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Já vi várias resenhas positivas desse livro e ao me deparar com sua fiquei tipo WoW!
    Mas gostei da sua resenha, super sincera, parabéns.
    Tenho curiosidade de ler, mas ao mesmo tempo não tenho.
    beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  16. Viiish,essa avaliação heim.Tem que ser mto ruim mesmo quando voooc dá uma avaliação de uma estrela.Pow,quando a gente não curte o livro,nem adianta tentar ler,pois,fala sério,se o autor não capricha,dá uma preguiça terrivel.Bjs
    Clica no meu nome e vai no meu perfil,bjs

    ResponderExcluir
  17. Sei como é, entendi perfeitamente sua resenha tbm acho meio chato livros assim, quando parece que vc ja sabe tudo que vai acontecer, mas, valeu a lida rs'

    docefuturo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Poxa, o livro parecia legal e eu gosto bastante de livros deste gênero, mas fiquei feliz em ler a sua resenha porque eu detesto livros cansativos. Ótima resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não curti muito -p

    Touch the SKY

    ResponderExcluir
  20. Não é meu estilo, não curto esse tipo de história, e confesso que não chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que chato, por essa capa a gente pensa que sera uma heroína completamente chamativa e cheia de atitude, que pena que ela é bem sem sal. Não senti vontade nenhuma de querer descobrir minha própria opinião sobre esse livro rs

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  22. Pela capa parece ser um livro tão bacana... Ai vc lê e o troço é uma enganação ahahahaha
    Tb nao gosto qdo o autor insiste tanto num termo que se torna chato desse jeito, pior ainda é vc ter uma ideia de como o personagem vai ser por conta da apresentação em sinopses e afins, e qdo vai ver é um brocha.
    Não conhecia esse livro, mas agora nem faço muita questão sabendo desses detalhes...

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  23. Parece ser mesmo enfadonha a leitura desse livro.
    Não sei se o leria agora agora. Quem sabe num futuro proximo onde está preparado para tentar me concentrar numa história "chata".
    Gostei da resenha Alice-chan e vc tentou mostrar os pontos positivos do livros, se bem que só há negativos para se falar hehehe...
    Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ah tenho muita vontade de ler o livro o autor é super simpático mas agora fiquei com medo da leitura rsrs, vou ler pra tirar minhas conclusões

    bjos

    ResponderExcluir