R.R.Martin e Rains of Castamere.


Quem acompanha Game of Thrones na HBO ontem ficou muito chocado com o episódio e tenho certeza que muitos não leram os livros, pois para quem sabia já tinha noção do que ia acontecer, só não saberia que seria tão forte como foi.
Confesso que eu não vi o episódio ainda pois ontem vi apenas o oitavo episódio da terceira temporada e esse é o nono. Já baixei inclusive, mas só vou assistir nesse fim de semana (porém ontem no youtube fui ver se tinha a cena e achei......agora entendo porque as pessoas piraram, foi horrível).
Então hoje, resolvi trazer para as pessoas que acompanham a serie e são leitores do blog, uma entrevista que o autor deu a algum tempo sobre essa cena que acontece em um de seus livros e que deixou os fãs totalmente chocados.
Inclusive o autor vem recebendo várias cartas a muito tempo de leitores do livro que estavam nervosos com essa cena pois ainda não tinha acontecido no seriado e quando foi se aproximando mais gente ficava nervosa.



Mas uma coisa que eu sempre tenho comigo pois sou fã dos livros e da serie: Não importa qual personagem que você goste, um dia ele vai morrer. Principalmente quando se trata do mundo que o tio Martin criou. 


EW: Em que momento do processo de escrita dos livros você soube que mataria Robb e Catelyn?

GEORGE: Eu sabia desde o início. Não no primeiro dia, mas muito cedo. Eu já disse em várias entrevistas que eu gosto que minha ficção seja imprevisível. Eu gosto que haja um suspense considerável. Eu matei Ned no primeiro livro e isso chocou muita gente. Eu matei Ned porque todo mundo acha que ele é o herói, e que com certeza ele vai entrar em apuros mas em seguida sairá dessa. A próxima coisa previsível é pensar que seu filho mais velho vai se rebelar e vingar o pai. Todo mundo espera isso. Então, imediatamente o assassinato de Robb tornou-se a próxima coisa que eu tinha que fazer.
EW: Já que A Song of Ice and Fire subverte tantas vezes as expectativas do leitor e evita estruturas narrativas de fantasia tradicionais, os fãs devem ter alguma esperança real de que esta história terá um final feliz? Como o “Boy”  disse recentemente em Thrones: “Se você acha que isso terá um final feliz, você não deve estar prestando atenção.”

GEORGE: Eu já disse várias vezes que eu pretendo fazer um final agridoce.
EW: Que tipo de reações você recebeu dos leitores ao longo dos anos sobre essa cena?

GEORGE: Extremas. Tanto positivas como negativas. Essa foi a cena mais difícil que já tive que escrever. Fica em dois terços na narrativa do livro, mas eu pulei ela quando tive que escrevê-la. Então o livro todo estava pronto, mas ainda faltava esse capítulo. Daí eu o escrevi. Foi como matar dois filhos meus. Eu tento fazer o leitor sentir que vivo os acontecimentos do livro. Assim como você se lamenta se um amigo está morto, você deve se lamentar se um personagem fictício é morto. Você deve se preocupar. Se alguém morre e você só ir buscar mais pipoca, é uma experiência superficial, não é?
EW: Por que você acha que gerou uma reação tão poderosa? Robb não era um de seus “personagens com ponto de vista” nos livros, e Catelyn não era realmente uma pessoa amada.

GEORGE: [Longa pausa] É uma pergunta interessante. Eu não sei se eu tenho uma boa resposta. Talvez a maneira que eu fiz. Há uma certa quantidade de mau agouro que leva essa história. É uma traição. É numa festa de casamento. Robb trabalhou pela paz e você acha que o pior já passou. Em seguida, isso surge do nada. Há também personagens secundários mortos. Em seguida, centenas de juramentados Stark são mortos. Não são apenas duas pessoas.
EW: Para mim, o fato de Robb e Catelyn serem uma família família torna tudo pior. E Catelyn sofreu tanto e perdeu tantas pessoas ao redor dela, e ela realmente acha que perdeu mais do que ela realmente tem (já que ela não tem certeza de que Arya, Bran e Rickon estão vivos). E então, isso acontece.

GEORGE: Ela também tem o momento de advogar. A vemos matando um refém. Ele não é um filho que o Frey valoriza particularmente*. Então, no final o blefe dela é vazio. E ela o faz. Ela vai até o fim. Há um certo poder nisso também.
[*na série mudaram o filho Frey para a esposa]
EW: Eu tenho certeza que eu sei a resposta para isso, mas: Alguma vez você já se arrependeu da cena?

GEORGE: Não, não como escritor. É provavelmente a cena mais poderosa nos livros. Custou-me alguns leitores, mas me ganhou muitos mais. Vai ser difícil para mim assistir a isso [na série]. Será uma noite difícil. Porque eu amo esses personagens também. E em um programa de TV que você começa a conhecer os atores, você também está terminando o relacionamento com um ator que você tem afeição. Richard Madden e Michelle Fairley fizeram um trabalho incrível.
EW: O que você diria para os leitores que estão chateados com a cena?

GEORGE: Depende do que eles estão dizendo. O que você pode dizer a alguém que diz que nunca vai ler o seu livro novamente? As pessoas lêem livros por diferentes razões. Eu respeito isso. Alguns lêem para o conforto. E alguns dos meus ex-leitores disseram que sua vida é dura, sua mãe está doente, seu cachorro morreu, e eles lêem ficção para fugir. Eles não querem ser atingido na boca por algo horrível. Quando se lê um certo tipo de ficção, onde o cara vai sempre ficar com a garota e os mocinhos vencem no fim, isso reafirma a você que a vida é justa. Nós todos queremos isso às vezes. Há um certo desprendimento do sofrimento nisso. Então eu não desprezo as pessoas que buscam isso. Mas isso não é o tipo de ficção que eu escrevo, na maioria dos casos. Certamente não é o que Ice and Fire é, que tenta ser mais realista sobre o que é a vida. Ele tem alegria, mas também tem dor e medo. Acho que a melhor ficção captura a vida em toda a sua luz e  trevas.
EW: Um dos meus elementos favoritos da cena é você apresentar essa ideia do “sal e pão.” – Nós aceitamos isso como leitores – Ok neste mundo de fantasia as pessoas não prejudicam-se, uma vez elas que comem o pão e sal de um anfitrião. E então você quebra a sua própria regra. É como se estivesse batendo na cabeça do leitor  por ser tão dura – “É claro que eles não vão seguir essa regra boba o tempo todo”.

GEORGE: Roubei isso da História. Leis de hospitalidade eram reais na sociedade da Idade das Trevas. Um anfitrião e convidado não estão autorizados a prejudicar uns aos outros, mesmo que fossem inimigos. Ao violar essa lei, a frase é “estão para sempre condenados”
EW: E sobre o Casamento Vermelho em si? É com base em História também?

GEORGE: O casamento vermelho é baseado em um par de eventos reais da história escocesa. Um deles era um caso chamado The Black Dinner. O rei da Escócia estava lutando contra o clã Black Douglas. Ele estendeu a mão para fazer a paz. Ele ofereceu ao jovem conde de Douglas passagem segura. Ele veio para o Castelo de Edimburgo e teve uma grande festa. Então, no final da festa, [os homens do rei] começaram a batucar em um único tambor. Eles trouxeram um prato coberto e colocaram na frente de Earl e revelaram que era a cabeça de um javali negro – o símbolo da morte. E assim que ele viu, ele sabia o que significava. E então eles os arrastaram para o pátio, para morrer. O maior exemplo foi o massacre de Glencoe. O clã MacDonald passou a noite com o clã Campbell, com as leis da hospitalidade supostamente aplicadas. Mas os Campbells levantaram-se e massacraram todos os MacDonald que poderiam ter em suas mãos. Não importa o quanto eu invente, há coisas na história que é tão ruins ou piores.
Para quem quiser ler a entrevista em inglês (clique aqui).
Para quem quiser ver o blog de onde eu tirei a entrevista em português (clique aqui)

E queria saber a opinião das pessoas que lerem essa cena ou viram essa cena, o que vocês acharam?


26 comments

  1. Estou suuuuper por fora de ''Game of Thrones'', ainda não comecei a assisti e nem li mas, por falta de tempo mesmo.
    Mesmo assim, estou 1% ligada pois só vejo revoltas e revoltas por causa de mortes de personagens. Já vi várias tirinhas como essa no post. Indignação está rolando solta.

    ResponderExcluir
  2. Oláaa! Eu tbm não vi, mas uma colega minha ficou enfurecida, chocada, quase chorou M-E-D-O só de pensar hehehehe! Eu fico imaginando o final já que ele disse que será agridoce ¬¬ (nem sei o que pensar mais hahahaha).

    Super beijo e adorei o post ^^ Principalmente a charge....
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara ja imagino o agridoce que ele tem em mente huashuashusahuas desespero total viu.

      Excluir
  3. Olá,
    Confesso que eu nunca assisti a essa série,mais tenho amigos que assistem e também ficaram chocados com isso.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi a serie e não acompanho os livros mas sei que é meio brutal rsrs, e ai como o camarada morreu?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele prometeu pra esse cara velho ai no centro da imagem de inicio da postagem que ia casar com a filha dele.
      ai se apaixona por outra e casa com ela, e pow ta rolando altas guerras e do nada o cara exige que esse erro seja reparado e o tio dele vai ser obrigado a casar com alguma das filhas do velho.
      e eles precisam da ajuda do velho pra vencer a guerra.
      eles vao lá casam o tio dele e no meio do casamento o cara vai e ja tinha ordenado pra matar todo mundo.
      tem o vídeo se vc quiser ver asuhsahuahu vishi é mt tenso
      ta em ingles mas da pra ter uma ideia de como foi: http://www.youtube.com/watch?v=p35bKnxQ_4k

      Excluir
    2. Então eu comecei a ver a serie estou na temporada 2 e já vi essa promessa de casamento e gosto muito do Robb que droga o autor tem de matar todo mundo? rsrs

      bjos

      Excluir
  5. Não li a série e nem acompanho na tv, mais vou mostrar pra minha prima a entrevista.
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de GOT e nem sei o nome dos personagens. HSUAHSUAHSA Quero saber da última temporada e só.

    ResponderExcluir
  7. Oi!


    Não acompanho nenhuma série no momento, mas fiquei interessada nesta.

    ResponderExcluir
  8. oioi Alice!

    Acompanho a série - mas ainda não assisti os dois últimos episódios - já os livros, só li o primeiro e estou enrolando pra continuar porque não me agrandou a leitura, foi muito torturante ler horas e horas e não sair do começo do livro, fiquei com ele por 1 mês, e a fonte pequena também me incomodou muito. Mas espero criar vergonha na cara e ler pelo menos o segundo, já que eu já tenho ele na estante -qq

    Beijos,
    Nathália
    Nova resenha em Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Alice,

    Assisti ao episódio ontem e fiquei realmente chocada! Justamente porque 1) não li os livros e 2) não imaginei que o George RR Martin fosse matar o jovem lobo. Não depois de matar o Ned, sabe? Achei que iam ter a vingança deles, ou pelo menos esperei isso.

    Agora, quando a o escritor perder leitores, não sei. Eu, particularmente, fiquei ainda mais instigada a assistir a série e, se conseguir, a ler os livros :)

    Adorei a entrevista!

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie amiga..
    Ja to baixando a 2 temp
    to mega curiosa pra ver.. pq foram comentarios gerais no face.. muitos indignados...
    quero saberrrrrr! \o/

    nao li os livros sao tao grandes e nao tem romance, ai me desanima. =/

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! Haha, não acompanho muitas séries mas essa é bem legal!!
    Amei ;)

    Beijão
    Batom de Framboesa
    Visita?!

    ResponderExcluir
  12. Olá, amei o post!
    Cada entrevista ou matéria que eu vejo sobre o Martin meu amor por ele aumenta. A Sonf of Ice and Fire é a minha saga favorita e sou louca por Game of Thrones também.
    Apesar de já ter lido os cinco livros chorei horrores com o episódio de ontem!
    "Certamente não é o que Ice and Fire é, que tenta ser mais realista sobre o que é a vida. Ele tem alegria, mas também tem dor e medo. Acho que a melhor ficção captura a vida em toda a sua luz e trevas." É a melhor maneira de definir a saga.

    Beeeeijos.

    ResponderExcluir
  13. NÃO CONSEGUI VER AINDA!!! AI MEU DEUS!!! Pirando por esse episódio a 2 temporadas, queria muito ver e parece que vale a pena a espera. Pelo menos de comentários só fiquei mais curiosa. Uhh caramba, tenho de ver!

    ResponderExcluir
  14. Bom amiga, eu não acompanho a série e nem li os livros, mais minha mãe acompanha e ontem só escutava ela dando "ataques" tipo, não acredito, ou aquele famoso Haaaa hehe
    Em algum momento eu fui até ver o que estava acontecendo...
    Claro que eu pretendo ver a série, eu parei a primeira temporada, já ler os livros eu tenho minhas dúvidas...

    Tem resenha nova no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Alice, eu não li a entrevista para evitar spoilers. Principalmente porque tenho o primeiro livro e pretendo ler a série toda, então prefiro não estragar algo que, pelo visto, é bombástico! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Estou bem por fora!!! Ainda não vi... mas o episódio deve ser muito bom mesmo. Muito bom o post.
    Bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário inválido para o top comentarista pois foi feito dia 04/06 e o top era dia até dia 03.
      só para avisar.

      Excluir
    2. É eu sei!!! imaginei...mas não tem problema!!!
      Continuo comentando no seu blog do mesmo jeito. rsrs...
      Bjokass

      Excluir
  17. Estou na segunda temporada ainda, mas confesso a minha ansiedade.
    Martin tem o dom de deixar os leitores loucos.
    Tenho os 5 livros e começarei a ler *-*
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Nunca vi a cena, mas parece ser muito interessante. Quero ler os livros.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  19. Alice.
    Sou super fã do George!
    Já tinha lido ela em inglês e acho que... é mesmo tão ele.
    Por que realmente, a escrita é toda imprevisível. Várias vezes enquanto eu li os 5 livros pensei que ele só podia estar brincando, rs

    Sinceramente, a morte do Rob e da Catelyn não me surpreendeu tanto. Justamente pelo que ocorreu com o Ned. Sinceramente, eu meio que 'esperava', só não sabia que seria tão forte como foi. E fiquei arrasada por causa do lobo, :p
    Mas houveram coisas que me surpreenderam muito mais e me chocaram muito mais, rs

    Não vi o episódio também, mas pretendo ver...

    Um beijo!

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. O Agridoce dele vai ser o mais amargo possível tenho certeza, UHAUAUAU eu vi o episódio ontem depois de ficar aflita com o tamanho dos comentários que isso rendeu, eu não li nenhum dos livros, mas sabia que ia acontecer a morte de Robb, mas o restante, e como foi, eu realmente fiquei aflita. Do jeito que é não podemos dizer em voz alta o nosso personagem preferido na frente dele...

    ResponderExcluir
  21. Gente, odeio quando o autor mata personagens que a gente gosta ><

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir