Resenha: Feios



Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Número de páginas: 416
Ano: 2012
Avaliação☆☆☆


Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Nossa história começa com Tally Youngblood, que é uma garota feia (segundo os padrões estéticos do mundo em que vive). Ela irá completar 16 anos de idade, algo que é muito esperado na sociedade pois nessa época você acaba ganhando uma cirurgia patrocinada pelo governo, onde você acaba virando perfeito, e vai ter quase toda a vida para ir a festas, curtir sua perfeição, dentre outras coisas.
No mundo antigo as pessoas acabaram indo a ruína por causa que nem todas eram perfeitas, mas agora todos tem a chance de serem perfeitos.

No entanto algo ruim aconteceu. Tally acaba se metendo em uma grande enrascada quando sua amiga Shay (que ela conheceu quando voltava de uma loucura que havia feito em Nova Perfeição) acaba fugindo antes da famosa cirurgia para se tornar perfeito.
Bom, Tally acaba conhecendo Shay depois de invadir Nova Perfeição (aonde os perfeitos ficam), pois ela queria muito falar com seu amigo que havia se tornado perfeito. Tally queria saber se ainda continuavam sendo amigos, e por causa de grande risco que correu acaba voltando para casa na madrugada e encontra Shay escondida entre arbustos. Esse foi o começo de uma amizade, que eu posso dizer que foi meio falsa porque para mim Shay não é uma boa amiga.

Depois que Shay acaba fugindo Tally é levada no dia do seu aniversário para fazer sua cirurgia, mas algo dá errado e os temidos/secretos agentes do governo acabam conversando com ela e dizem que ela só se tornará perfeita se dizer o paradeiro da amiga.
Por sorte Shay deixou um bilhete para Tally codificando a localização do local para onde estava indo.
Mas porque Shay está sendo caçada? Simples. Existe um lugar chamado Fumaça, aonde os seres humanos não querem se tornar perfeitos e continuam feios para o resto de suas vidas. Vivendo da caça, e tudo mais, como os antigos viviam.

Eu achei que o livro foi se arrastando em boa parte da história, e sinceramente o cenário criado para mim tinha tudo para dar certo, mas infelizmente não foi um bom livro.
Fiquei muito chateada e tentada a largar em diversas vezes, pois achei a Tally muito mimada algumas horas, os rebeldes da Fumaça meio "moles" e o livro sem muita emoção.
Gostei de como a sociedade foi construída com base na aceitação de si mesmo, ser feio ou não e essas coisas, só achei que foi pouco aproveitado essa ideia.

Achei que o final teve uma melhora considerável, não pelo fato que fico muito bom,mas conseguiu deixar uma ponta para a continuação me fazendo a seguinte pergunta: Será que Tally vai conseguir uma resposta positiva? Será mesmo que ela vai conseguir ajudar a resolver tudo?
Se eu for ler a continuação não sei quando pretendo fazer tal façanha, mas vou tentar dar uma chance ao autor.

35 comments

  1. Sou doida pra ler esse livro, se ela tem que entregar a a miga dela pra se tornar perfeita então ela irá entregar porque eu vi uma sinopse que já dizia quando ela estava no mundo dos perfeitos. pena que a leitura fica chata.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. saauhshuahuhusahuahu eu vou falar aqui pq não é na resenha
      ela não entrega, mas entrega.
      sahuhuashu só lendo.

      Excluir
  2. Olá Alice, eu li até perfeitos e gostei bastante, mas não esperava o final de perfeitos... estou com especiais e extras, no entanto, não sei quando vou ler. Laia a continuação Alice e não desista da série!!

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ou seja, a história é feia, feia, feia. u.u'
    Eu peguei "pinimba"/birra com esse livro quando vi o marcador do mesmo no consultório da psicóloga. ;x Por isso, quando minha memória muito boa esquecer esse fato, quem sabe eu leia!? :D
    Beijos, pequena funkeira.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei dessa distopia e estou com os dois últimos livros na lista de leitura.

    Achei uma boa história...

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei.
    Já tentei lê-lo duas vezes e não consegui terminar.
    =p

    ResponderExcluir
  6. Esse livro foi o primeiro de distopia que eu li e gostei muito. Eu não consegui gostar da Shay a serie inteira, eu não queria uma amiga assim não.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice!
    Eu tenho essa série, mas ela está encalhada na minha estante aguardando para ser lida. rs
    Pena que achou a narrativa arrastada.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Essa série não me chama atenção... Gostei da sua resenha

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de protagonista mimada. Da vontade de dar um soco na cara dela. rsrs Esse livro não me chama muito atenção. Mas sem ler vc acredita que eu imagina que ele fosse exatamente do jeito que vc descreveu?!
    Hummmm...não sei muito se leria.
    Bjokass

    ResponderExcluir
  10. Desperto que essa série não me chama atenção, mas parece boa.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bah, eu tinha visto o outro post que vc tinha falado que tinha lido até a página 100 e disse que naum ia abandonar só para naum ficar incompleto, mais que bom que vc deu uma chance para o leitor. Bjkas
    minhamaniadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice,tudo bem?
    Eu gostei e até achei interessante o nome do livro,além da frase logo abaixo do nome que chama bastante a atenção para querer ler o conteúdo.A história parece realmente prender a atenção pela resenha.
    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera

    ResponderExcluir
  13. Essa não é uma das séries que mais me chamem atenção, não gosto muito das capas e não tem uma história que me faça morrer de amores hahahaha'

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice..
    Eu nao curti esse livro tbm nao..
    achei fraco, comparado a outras distopias q lemos por ai...
    Eu tbm fiquei tentada a largar o livro, mas nao desisti..
    O final melhra um pouco msm, mas realmente mal explorado...
    achei um tanto sem graça e chato..
    Nao vou nem tentar ler os outros livros, zero expectativa..

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né melhora bem pouco no final, mas pow muito mesmo mal explorado...poxa fiquei chateada pq achei que poderia ser melhor

      Excluir
  15. Eu amo essa série do fundo do coração haha É queridinha poqrue me apresentou a distopia, mas eu admito que, de fato, poderia ter sido melhor...

    ResponderExcluir
  16. Oi Alice, saudades do CB...
    Ah flor, que peninha que vc não curtiu Feios tanto assim...
    Já li muitas resenhas e todas foram positivas sobre esse livro, mas vejo que realmente a história tem seus pontos fracos...
    Eu sou super louca pra ler este livro, achei o enredo dele muito bom, então quero conferir.
    Alice, dê uma chance ao autor, talvez no segundo tudo fiquei mais emocionante e vc possa curtir mais.
    Bjokas querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né, talvez eu gostei mais do segundo livro, mas esse primeiro não me agradou mt não sabe

      Excluir
  17. Eita, eu louca para ler esse livro, mas agora desanimei um pouco, rs.
    Comprei a série há um tempinho e ainda não comecei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu lembro de vc ter dito que tinha comprado e senão me engano vi a foto o instagram, mas quem sabe vc goste né. ^^

      Excluir
    2. AAAHHH É mesmo, lembro que você falou que estava lendo! Vou ler todos de qualquer jeito, afinal esses eu comprei, rs. Mas, é sempre bom ler resenhas. ;)

      Excluir
  18. Sempre tive curiosidade me ler a série Feios, mas não é exatamente a distopia que tenho aquele interesse. Uma pena que apesar da boa ideia do livro, alguns pontos deixarem a desejar.

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga, ler sua resenha foi muito bom, eu não tenho vontade de ler estes livros, ele não me chama atenção e conhecer a personalidade de Tally ajudou mais ainda ou meu não interesse..
    Não sei mesmo se leria, mais por hora não..
    Adorei sua resenha sincera..
    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice-chan *-*
    Como vc está?
    Então, eu queria muito ler esse livro por causa do bá-fá-fá dele na blogsfera. Muitas pessoas o consideravam a melhor distopia e tal. Também estava (estou) c/ o desejo de lê-lo e já criava muitas esperanças p/ ele, mas vejo que me enganei.
    Amo as suas resenhas Alice-chan pq vc mostra realmente as suas impressões e se não gostou de uma coisa no livro fala sem se importar c/ o que a editora vai dizer.
    Ainda bem que li a sua resenha pq creio que eu iria c/ muita sede ao ponte (trocadilho horrivel hehe) e me decepcionaria. Agora, quando eu ler essa série não vou criar esperanças e imaginá-la como perfeita pq sei que ela não é.
    Espero pelo menos dizer que a escrita do autor é gostosa de se ler.
    Parabéns pela resenha atrasadinha, mas vc demorou p/ escrever "a" resenha. Bjs *-*

    ResponderExcluir
  21. Sempre que leio alguma resenha do Feios vejo pontos negativos sobre o livro se estendendo demais e tal. Eu queria bastante ler esse livro, mas agora eu tô meio assim, sabe? rs
    Mas acho que vou ler, só pra tirar as minhas conclusões finais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Parece ser bom mas não sei se me interessaria...

    Beijo!
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Eu desisti da leitura antes de chegar na metade, sei lá, não gostei muito.
    Mas sempre que leio uma resenha até me da vontade de ler de novo e terminar, sabe.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  24. Desisti de ler essa série quando vi sem querer um spoiler no skoob (mais exatamente na sinopse da continuação). Achei o tema legal, a nova sociedade, mas acho que não ia gostar. Parece meio chato

    ResponderExcluir
  25. Já li muitas resenhas de Feios. Geralmente elas babam nos livros falando como são inteligentes e bons.
    Gostei do seu ponto de vista, porque assim como eu tu viu alguma coisa que não agradou. E olha que engraçado sempre achei que o livro não é tudo aquilooo sabe?

    ResponderExcluir
  26. Tenho esse livro e quero ler em breve.
    Essa capa é irônica. o nome do livro é Feios e a capa é uma pessoa linda. ashaushuas
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Esse livro realmente parece interessante e me dá vontade de ler... mas olhando para o que você não gostou, me faz recuar :/

    Ne ne, gomene por agora andar um pouco afastada, mas eu sempre tento acompanhar seus post's >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah td bem eu entendo que anda dificil comentar mesmo e eu ando um pouco sumidinha tbm

      Excluir
  28. Que pena que o livro decepciona, Alice... sempre tive vontade de lê-lo, mas agora fiquei meio com o pé atrás!
    Bjus
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Alice.
    Já li esse livro e gostei bastante. O primeiro volume realmente não é tão empolgante, mas os outros superam este. Leia o segundo volume que você irá entender o que estou falando...Falta para mim ler o terceiro da série, estou super curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir