13 dezembro 2013

O que é Distopia?


Oi gente :)
Estou devendo a algum tempo essa postagem para algumas pessoas, só agora tive tempo de me organizar direitinho para publicar.

Segundo a Wikipédia:
Distopia ou Anti-utopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.
 O gênero tem alguns subgêneros.

  • Distopia Totalitária: É quando o governo controla os cidadãos e qualquer forma de revolta é severamente punida, pois eles tem suas regras e costumes que devem ser obrigatoriamente seguidos. 
  • Distopia Cyberpunk: São histórias ligadas ao mundo tecnológico, e geralmente são voltadas a aceleração da tecnologia, um colapso ambiental, e crimes fora de controle. Então o mundo em que eles vivem é como se fosse o nosso só que exageradamente tecnológico por assim dizer. Geralmente são histórias violentas. 
  • Distopia Off-World: É uma história voltada a viagens pelo espaço, colonização em planetas, guerras, e civilizações distantes, que pelo visto não é uma historinha aonde os seres humanos se dão bem porque estragaram a Terra e precisaram sair para o espaço.
  • Distopia Apocalíptica: Voltado para a humanidade ou um grupo especifico que está enfrentando o Armagedom, geralmente pode ser voltado a policita, mas pode ser expor o ser humano e que ele pode fazer nesse momento de crise. Existem algumas dúvidas se esse tipo de história pode ser distópica, mas tem vários elementos que envolvem uma distopia.
  • Distopia Pós-apocalíptica: São histórias que envolvem o "depois" de uma catástrofe, tipo guerra, doenças e colapso ambiental. Nesse tipo de história apenas os mais fortes sobrevivem e voltamos a épocas quase barbaras. 
  • Distopia Alienígena: Quando a raça alienígena se infiltra de alguma forma ou apenas sai invadindo a terra, geralmente eles veem os humanos como escravos e querem dominar nossa raça.
  • Distopia Pseudo-utopia: Em poucas palavras é quando o criador de uma utopia visualiza a ideia em questão e poe em pratica criando um mundo aonde para ele tudo é perfeito, mas no caso a utopia dele é minha distopia pois eu não concordo e tento lugar contra o "sistema". Ok, eu acho esse subgênero um pouco confuso, mas possa dar um exemplo que acho que se encaixa: Jogos vorazes! 
  • Distopia de Viagem no tempo: Basicamente é quando um agente é enviado para mudar a história de momentos que houve alguma catástrofe. 



A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.A literatura distópica costuma apresentar pelo menos alguns dos seguintes traços:
  • Tem conteúdo moral, projetando o modo como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro. 
  • Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor. 
  • Exploram a estupidez coletiva. 
  • O poder é mantido por uma elite, mediante a somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo. 
  • Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.
Alguns livros distópicos:

    

   

Espero que tenham gostado, eu não poderia deixar de dar os devidos créditos aos seguintes blogs que me ajudaram a entender um pouco sobre esse gênero literário.
Os blogs são: Razão e Resenhas e Romances da Bruna.  Claro que também tive ajuda do site Wikipédia.

Me digam quais distopias vocês gostam e quais já leram e não gostaram!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog e obrigada por comentar!