Review: 47 Ronins



Do conto mais antigo da cultura japonesa, surge a aventura épica em 3D 47 Ronins. Keanu Reeves lidera o elenco como Kai, um excluído que se une a Oishi (Hiroyuki Sanada), o líder dos 47 Ronins. Juntos eles buscam vingança sobre o traiçoeiro soberano que matou seu mestre e baniu sua espécie. Para devolver a honra à sua pátria, os guerreiros embarcam em uma missão que os desafia com uma série de provas que destruiriam os guerreiros comuns.





Eu assisti esses dias o filme (08/02/2014) e confesso que voltei do cinema um pouco triste, pois definitivamente esse filme segue a risca algumas tradições antigas japonesas...bom, você vão entender no decorrer do texto!
Kai um jovem atormentado e marcado pelos demônios que cuidaram dele acaba caindo nas graças e sendo salvo pelo senhor de Ako, o que não o faz imune as dificuldades que irá enfrentar daqui para frente (convenhamos o Keanu Reeves sofre o filme todo quase minha gente)!
O senhor de Ako tem uma jovem filha chamada Mika que se apaixona por Kai (Keanu Reeves) e juntos eles criam um amor proibido que eu não achei muito convincente, mas tudo bem.

O filme tem uma base bem interessante... a cultura daquela época e como os samurais viviam pelo código do bushido (algo que por sinal eu admiro muito) e como isso afeta na disciplina, honra e caráter de um samurai.

Kai sofre muito por ter habilidades adquiridas com os demônios de uma floresta antiga, e mesmo assim continua sendo humilde e tentando honrar o Lorde que cuidou dele, mas infelizmente os cidadãos de Ako o humilham por ser um mestiço.
O lorde de Ako já começa todo errado desde o comecinho do filme, pois ele não deveria ter criado o mestiço, então só o fato de criarem o Kai em Ako já é ruim, gente esse homem sofre demais. Nessa onda toda de revolta racista para cima do coitado do Kai o povo de Ako e principalmente o samurai de Ako fica cego para tudo ao seu redor e acaba achando que Kai não é digno de ser ouvido e muito menos que acreditem na palavra dele e bem, meu amigo é nesse momento que a coisa toda "fica muito doida". Porque é feiticeira para lá, é monstro para cá, e guerreiro sendo quase massacrado, tipo é o caos total e tudo porque ninguém quis ouvir o mestiço! Depois de se instalar a desgraça geral o filme começa a andar, e o cenário lindo e belo de Ako vai sendo substituído por guerras e horror.
Quando o lorde de Ako acaba tendo que cometer suicídio ao estilo samurai para morrer com honra para que sua família não seja humilhada é nesse hora que a "coisa fica séria" e vai mudando tudo nesse filme, confesso que fiquei com raiva do homem que comanda todos os lordes porque minha gente, esse homem passa o filme todo mandando bater e as pessoas se matarem, sei lá se ele fosse mais bonzinho talvez o lorde de Ako estivesse vivo (só que não, porque é cultural, ele ia deixar o cara morrer com honra mesmo pelo que ele havia feito).
O filme tem um final que você fica completamente chateado e ao mesmo tempo orgulhoso de tanta honra e disciplina, confesso que para um ocidental deve ser burrice ou quem sabe uma completa falta de amor a própria pele, mas sinceramente não esperava nada mais que esse final.
O visual do filme é impressionante e os efeitos são maravilhosos, realmente poderia ter sido mais explorado, porém isso não quer dizer que o filme não tenha sido bom.
E pensei que o modelo que tem as tatuagens pelo corpo todo, (aquele que parece uma caveira) poderia ter participado mais do filme.
O filme foi baseado em fatos reais e até hoje no dia 14 de dezembro as pessoas comemoram o grandes feitos desses 47 ronins (samurais sem mestre) que vingaram a morte de seu mestre.


18 comments

  1. Vi esse filme com minha amiga no cine, curti o filme só não entendi porque o cara tatuado de caveira RSR mereceu cartaz no filme já que ele quase não apareceu no filme eu e ela ficamos rindo disso RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, esse cara nem apareceu direito no filme. acho que foi pq ele é famoso e tals, pra promover o filme !

      Excluir
  2. Oi Alice, sabe que não conhecia esse filme, deu vontade de ver, não conheço muito da cultura japonesa e adoraria saber mais.. Adorei a dica e adoro o ator Keanu Reeves, ele anda sumido das telas..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/trechos-de-quarta_19.html

    ResponderExcluir
  3. Hey, tinha visto o cartaz do filme há muito tempo, mas não assisti ainda e nem sabia do que se tratava, adorei, eu sou apaixonada pelo Japão e tenho certeza de que vou gostar muito, essa imagem (a última) é linda :3 , e esse ritual que os rituais se matam acho que é chamada de harakiri , acho tudo muito interessante e não idiota (como realmente alguns podem achar) ;*
    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. correção: ritual que os samurais* se matam haha

      Excluir
  4. Eu vi o trailer desse filme umas 3 vezes, mas ele passa longe de ser algo que eu gostaria de assistir.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme e gostei da forma como foi colocada esse lance de honra e também o preconceito dos "japa". Porque é assim de verdade! Já houvi falar que eles se acham muito superiores e os brasileiros pra eles são um bando de imbecis (o que não é mentira, infelismente).
    Concordo, o Kai sofreu muito e até mais do que o devido e pra mim aquele lider não passa de um ditador. Também não fui com as fuças dele! rs
    Apesar de tudo, gostei do filme. As músicas desses filmes japoneses são sempre ou quase sempre muito bonitas!

    ResponderExcluir
  6. Não assisti o filme ainda, mas também não tenho um interesse pelo mesmo. Parece conter vários pontos positivos, mas mesmo assim não me identifiquei com o gênero.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Fiquei interessada no filme mais achava que não seria muito bom.
    Porém depois de ler seu post, acho que vale a pena conferir. Não é nada excepcional mais de modo geral é um filme que ao meu vê parece bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti este filme, mas gostei das fotos e do enredo, parece ser bem legal, apesar de você ter comentado que o final nos deixa triste e orgulhosos ao mesmo tempo, parece bom :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alice! Fiquei com vontade de ver esse filme depois de ter visto o trailer dele enquanto esperava o inicio de um filme no cinema. A história me chamou bastante a atenção, ainda mais depois que eu descobrir ser baseada em fatos reais (adoro histórias assim). Vou ver se vejo essa semana antes que saia de cartaz!


    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  10. Meio que sem noção isso né, para que ser tão mal, a cultura deles as vezes me dá medo, seu lá todo esse negocio de morrer com honra, eu ainda não vi ao filme, mas quando vi o trailer fiquei bastante curiosa, mas pelo visto o filme não é grande coisa.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu sai do cinema coma quela cara de MAS COMO ASSIM VEEI??
    Os efeitos visuais são msm muito incríveis e a historia eh linda..maaaas eu realmente acho que o Zumbi Boy tinha que te aparecido mais e mais vezes sem camisa...o elenco pelo nivel da historia tinha que falar pelo menos um pouco em japones!
    Achei q a historia ficou muito com cara de comprada e vamos combinar aonde Keanu Reeves tem cara de mestiço?? O_o
    Mas o filme por si só eu gostei =DD
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não assisti, mas to louquinha pra ver.
    Dizem que os efeitos são maravilhosos, mas não gosto de criar expectativas! HUSAHSAU
    Bjbjbj!

    ResponderExcluir
  13. Bom saber que o filme vale a pena, mesmo que algumas partes não tenham sido melhor exploradas. Eu sou fã da cultura oriental, assisto a vários filmes chineses, taiwaneses, japoneses… Então, já estou acostumada com a honra e a disciplina que eles têm acima do amor próprio.
    Acho que gostarei do filme! (rs)

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não assisti o filme, nem li o livro, mas fiquei bastante interessada pois é o tipo de historia que eu gosto e acho que var ser bom *-*

    ResponderExcluir
  15. Nossaa!! Eu não conhecia este filme mas fiquei com muita vontade de conhecer a história. Espero também achar os efeitos maravilhosos porque filmes deste tipo tem que mesmo ter!
    Ansiosa!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conhecia este filme, mas com esta tua "resenha" fiquei com vontade de assistir!!
    Sou loucamente apaixonada pela cultura japonesa, e tenho quase certeza que este filme me agradará.

    ResponderExcluir