Resenha: Eu me chamo Antônio




Autor: Pedro Gabriel
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 192
Ano: 2013
Avaliação☆☆☆

Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. A mente por trás de Antônio é Pedro Gabriel.

Eu confesso que fui com muita sede ao pote nesse livro, porém não chega a ser ruim e sim apenas aceitável (acho que só "curti" mais o livro por causa do visual dele que chama a atenção).
No começo do livro o personagem (Antônio) fala que a letra dele pode estar um pouco confusa em certas partes dos guardanapos de papel porque ele acaba bebendo além da conta. Então estava eu imaginando que o mesmo iria narrar suas aventuras naquele bar e no meio de vez em quando escrever algumas frases em guardanapos de papel (isso porque eu não conhecia a página do facebook o que fez o sucesso todo de antônio e fez o livro ser publicado).

Porém acabei de deparando com cada folho do livro com uma fotografia e cores vivas ao fundo, uma imagem de um guardanapo de papel no meio da página e uma frase escrita.
As vezes as frases não precisam fazer sentido, outras nos fazem pensar profundamente, mas achei que esse livro seria bem mais!!!

Acho que se não fosse pelo visual do livro em certos momentos me chamado a atenção ele teria tido uma avaliação bem baixa comigo.
Não tenho muito o que falar, acho melhor que o leitor leia e me diga depois o que acha.


26 comments

  1. Esse livro está bombando no Instagram e, se eu comprasse ele, já saberia que ele é feito só com os guardanapos, então acho que não me decepcionaria tanto. Amei os desenhos e os textos, pois a maioria deles nos faz refletir. Sou designer, então quanto a parte de tipografia eu nem preciso comentar, né? rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga, eu não tenho curiosidade com este livro, sinceramente ele não me acrescenta nada, talvez se ganhasse de presente até leria, mais não compraria..
    Pelo menos parece uma leitura bem rápida..

    Beijinhos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-tentacao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, é uma leitura rápida. tpo não me cansei lendo e tals, mas confesso que esperava mais sabe.

      Excluir
  3. Eu não tenho interesse nesse livro, fui dar uma olhada nele na livraria e não me chamou atenção, parece muito chato... ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Este livro não me chamou a atenção. O visual é muito bonito, mas não me despertou o interesse.

    ResponderExcluir
  5. Assim como você, também fui com muita sede ao pote. Também esperava mais dele, mas cheguei a conclusão de que ele é mediano. As mensagens/poesias são boas para nós refletirmos, o gráfico do livro é ótimo, mas... Nada demais. Perdão sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, a sociedade tá sabendo de nada uhasshuhu. esse livro poderia ser melhorzinho né.

      Excluir
  6. Eu vejo todo mundo morrendo de amores pelo livro, mas assim como você que ficou em dúvida sobre se o personagem se ele iria narrar a história ou os guardanapos, isso me fez ficar com dúvidas. E quando percebi que não acabei perdendo completamente o desinteresse.

    Um Spoiler A Mais | Promoção Desapego Literário

    ResponderExcluir
  7. Primeiro eu tenho que falar do Layout... mudou de novo e novamente ficou lindo!

    Agora sobre o livro... Eu quero um exemplar pra chamar de meu rsrs..

    Acho o livro lindo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Ain que lindo o novo visual *-* Estou apaixonada, não quero mais sair daqui *-* Ficou lindo, lindo. Eu tenho medo de mudar o meu, coitado, eu gosto dele daquele jeito e não gosto muito de mudanças, então UAHSUAHSUA Enfim, que pena que não gostou muito desse livro. Eu nem tenho interesse em tê-lo, por mais que seja interessante esse desenhos e frases nos guardanapos.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara é fácil, o lance é baixar um lay base e ir mexendo até ficar do jeito q vc quer :)

      Excluir
  9. Oi Alice, eu não conhecia o livro e nem mesmo tinha escutado falar dele. Ele tem um visual bonito, mas não me senti fisgada. No momento não compraria. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Existe um frenesi em cima desse livro na internet , mas pelo que eu pude perceber ele parece não ter uma história contada , me lembra um pouco o estilo de um livro de contos , por isso não sei se quero tanto ele assim , mas visualmente ele é realmente um dos livros mais bonitos que já vi!!!

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Alice =)

    Eis um livro que não me chamou a atenção. Ele pode até ser um livro visualmente bonito e interessante, mas só em minha opinião.

    Lindo o novo layout *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada :) demorei pra instalar umas coisas nele ashhsuuh mas consegui :)

      Excluir
  12. Não consegui ver a graça desse livro. É bonitinho, mas... meh.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser legal, mas não compraria um livro assim... já ouvi falar das frases dele, são até legais..
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho curiosidade em ler esse livro, mas não compraria, ele realmente parece ter um visual bem legal e bonito, e já li algumas frases legais dele, mas só o leria se o ganhasse...
    Beijos!!!

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  15. Não tenho a mínima vontade de ler esse livro e até agora não li nenhuma resenha/comentário positivo sobre a obra. Se quando eu soube do lançamento eu já não queria compra-lo, agora então nem se fala.

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha comentado antes, mas minha net caiu -_-
    Enfim... acho que teria sido menos decepcionante se você acompanhasse a página, pois é esse mesmo jeito que ele usa lá e eu já imaginava que o livro também seria assim (fotos dos guardanapos). E mesmo eu acompanhando a page e gostando de alguns guardanapos que ele posta, não me animei para adquirir o livro :/

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram


    ResponderExcluir
  17. Sinceramente? Nunca senti vontade de ler esse livro e nem entendi porque ele fez tanto sucesso. Vi várias resenhas e parece que os blogueiros também não acharam grande coisa, assim como você.
    Mas tem gosto para tudo né?
    :D

    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  18. Pelo que entendi desse livro, é como aquele Minuto de Sabedoria, são só mensagens soltas. O diferencial é por serem em guardanapos e os desenhos.
    Mas não sabia que tinha uma cor viva no fundo, acho que não ia gostar disso não. Penso que incomode a visão.
    Bem, resumindo, até tenho curiosidade de ler, mas não pagaria por ele no momento com tantos outros que tenho mais interesse disponíveis.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu também não acompanhei a página disso no facebook.
    Mas desde que comecei a ouvir falar eu percebi que o livro não tinha uma estória.
    Acho que dificilmente eu vou encarar essa leitura.
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, é sempre assim quando vamos com muita cede ao pote, eu gostaria de ler o livro, mas é por causa do estilo dele, achei super fofo, e bem criativo,porém, não tenho grandes expectativas.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Alice!! Realmente acho este livro bem bonito, mas confesso que ele não me animei muito pela leitura. Mas gostei de saber mais sobre ele.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. eu sei que todo canto literario que voce vai ou acessa esta repleto de fas desse livro ( eu amo livros que fazem sucesso, porque mostra q o livro é mesmo bom ) mas eu nao tenho a menor vontade de ler esse livro. Gosto de historias e romances ou aventuras, um livro repleto de apenas frases... nao obrigada :/

    ResponderExcluir