Resenha: Extraordinário


Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Ano: 2013
Avaliação: ☆☆☆☆☆


Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Eu já li esse livro a algum tempo e estava enrolando para escrever uma resenha sobre ele, e não porque o mesmo seja ruim, muito pelo contrário! Esse foi um dos livros que me fez chorar. Então queria enrolar o máximo possível na resenha para não estraga-la sendo emotiva demais.
Nossa história começa com August falando que nasceu com uma síndrome genética que deixou seu rosto com uma deformidade facial muito forte fazendo com que ele sofra muito, não só ele claro, como também as pessoas que convivem com o mesmo.

Ele nunca havia frequentado a escola, pois teve diversas complicações médicas e tem excelentes pais que o mimam para poderem protege-lo do mundo, mas infelizmente nem sempre é possível essa façanha. Então August acaba indo frequentar o colégio e acaba descobrindo como crianças podem ser terríveis quando enfrentam o diferente/estranho e ele vai tentar sobreviver ao quinto ano sem muitas sequelas (e estou me referindo as emocionais ok? ).

O livro é narrado pelo personagem principal, mas ao longo da leitura começamos a ter o vislumbre de outros pontos de vista que faz com que fiquemos cada vez mais apaixonados pela história.
Temos humor, momentos tristes e várias lições de vida que nos fazem refletir imensamente. E fica uma dica, se tiverem filhos ensinem eles a não serem ruins com outras crianças, pois eu sofri muito com o August sendo humilhado e deixando de lado pelas outras crianças, e não quero que meus filhos façam isso.

26 comments

  1. Olá, esse livro é lindo e extremamente inocente. Me emocionei muito com o August e teve vários momentos que quis abraçá-lo :')
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né menina, esse livro é muito lindo da vontade de abraçar ele mesmo!

      Excluir
  2. Extraordinário é um livro que desejo muitooooo ler, já li inúmeras resenhas desse livro e quando leio essas resenhas a ansiedade de ler ele só aumenta, falam que é realmente um livro emocionante!
    espero lê-lo muito em breve!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2014/09/oii-gente-bonita-postagem-que-trago.html

    ResponderExcluir
  3. Oie

    Eu curti bastante ler este livro e estou bem curiosa para ler o segundo que foi lançado a pouco pela Intrinseca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tbm já li esse livro e achei ele além de extraordinário, surpreendente! Ele é bem inocente, ótimo p todas as idades e a forma q ele foi contado, usando vários pontos de vista me cativou mto!
    Ele é leitura de um dia, super rapidinho de ler mas mto profundo! Uma das novas leituras obrigatórias! =)

    ResponderExcluir
  5. Alice, esse é um dos meus favoritos também, pois é muito reflexivo! Fiquei com muita dó de August, no começo, mais depois vi nele um super horói! Amei a história!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este livro é adorável. Mostra como as pessoas tem opiniões diferentes mas acima de tudo o quanto são preconceituosas com tudo o que é diferente. Deveria ser leitura obrigatória na quinta ou sexta série!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Tô maluca para chorar com este livro desde que ele foi lançado e começaram a surgir resenhas e mais resenhas mega positivas!!! Ainda não consegui comprar meu exemplar...sniff.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro aqui em casa faz tempo, mas sabe quando você olha e acha que ainda não está na hora de ler? Mas espero gostar muito dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Aiiiii....mil amores por esse livro, Eu amei dei 5 estrelas e se tornou favorito. Uma história linda. Gostei demais!!
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oie Alice
    esse livro é muito amor. Daqui alguns anos quero reler novamente.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que sou a única pessoa que abandonou esse livro, não consegui gostar MESMO

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    já li diversas resenhas desse livro e realmente parece ser um livro lindo, emocionante. mas acho que não é o tipo de leitura que estou procurando agora.
    deu pra perceber que ele mexeu contigo. E realmente as crianças sabem ser muito perversas.

    quanto ao estilo de resenha, acho que cada um tem o seu e cada perfil de leitor prefere algo diferente.
    eu adoro ler resenhas com quotes e imagens, que me atraiam, dão um apelo visual que me chamam a atenção. meu namorado por exemplo, adora esse estilo de escrita, pois não gosta de ler texto, na internet, corrida e acha que esses atrativos deixam a leitura menos maçante., Já meu irmão detesta ler blogs, em compensação pode perder uma tarde inteira vendo videos de resenhas - coisas que eu não gosto tanto.
    acho que cada um tem seu estilo e acaba fazendo seu publico. uma pena que não te agrade!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  13. O preconceito é algo muito complicado, Alice. Eu acho que iria me emocionar muito com esse livro também. Sabe...educação é tudo, devemos moldar nossos filhos para uma nova geração que aceite as diferenças.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice!
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas todos falam super bem dele, de como a leitura os toca, assim como aconteceu com você. Já prevejo inúmeras lágrimas de minha parte rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  15. Oi Alice :)
    Ganhei esse livro de presente de Dia dos Namorados, mas ainda não li. Todo mundo fala tão bem que é impossível não ter curiosidade de ler. Certeza que também irei me emocionar com a história de August. <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro, mas está na minha lista ... dizem ser muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li mais sou louca para ler!!!
    Sigo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a ler esse livro, mas mesmo com tudo o que falam não consegui proseguir com a leitura, não sei.. apenas não me agradou :/

    Beijinhos

    http://escrevendomundos.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro esse livro, é um livro que mostra uma realidade nua e crua e que dói, mas isso nos ensina coisas valiosas. Amei a leitura e tudo o que aprendi com este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ain eu amo esse livro mesmo sem ter lido *-*
    Ótima resenha...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li esse livro, acredita? Vontade não me falta, e pretendo fazer isso em breve!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho o livro aqui, comprei em Julho e chegou em agosto. Não o li ainda, tenho vários livros para ler antes dele.
    O meu é da capa azul *-----*
    Mas ainda bem que você gostou, já pensou eu ter gastado meu dinheiro com um livro que não presta? Pois é.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho este livro, mas não cheguei a ler ainda, pois tenho medo de ser muito triste rs.
    Eu sei como crianças são muito maldosas, ja cansei de ouvir que criança não tem maldade..ah ta, tem sim e muita, eu sofri muito no colegio por que era a mais pobre e estudava em colegio particular..so eu sei o que passei com aqueles anjos sem maldade.
    uma hora eu crio coragem e leio, mas vou dar um tempo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oie... Eu ainda não li esse livro, estou me preparando psicologicamente para ele... rsrsrs
    Também achei linda a capa azul, é a que eu quero...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  25. Acho esse livro muito bonitinho, mas eu gosto mais da mensagem que ele tenta passar do que da história em si, porque achei o final um pouco irreal demais. Não que eu não desejasse o final feliz do August, mas achei que se você na vida real não iria acontecer daquela forma, entende?
    Melhores Livros

    ResponderExcluir