Resenha: Príncipe Caspian - As Crônicas de Nárnia


Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Número de páginas: 215
Ano: 1997
Avaliação☆☆☆

SinopseTempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.


Esse livro até agora foi o único que eu tenho pouco a falar porque infelizmente não foi um dos melhores da série.
O tempo passa de forma diferente na terra de Nárnia, pois para Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana faz apenas um ano que eles estão longe de Nárnia, mas na verdade se passaram mais de mil anos e atualmente a terra que anteriormente era cheia de magia está completamente modificada, e habitada por pessoas que vieram das terras de Telmar (um mundo paralelo a Nárnia) e sendo governada por um homem cruel chamado Miraz.

Esse homem não tem nenhum herdeiro, por isso ainda mantém vivo seu sobrinho Caspian, e o jovem além de curioso é bem instruído por seu tutor que explica tudo sobre a antiga Nárnia e de como em tempos de paz o local era habitado por animais falantes, dentre outras criaturas.
O jovem Caspian vai crescendo ouvindo histórias sobre a antiga Nárnia quando acaba tendo que fugir no dia que a esposa de seu tio da a luz, e sendo assim Miraz não precisa mais de Caspian e pode muito bem cuidar do reino agora sem nenhuma preocupação. Nisso os guardas começam uma caçada para matar o jovem Caspian.

Na fuga o pequeno príncipe acaba encontrado animais falantes que o rei pensava não existir mais e eles decidem que Caspian será seu novo rei, porque ele não vê o mundo como um telmarino e sim como um verdadeiro narniano que quer apenas o bem para as criaturas magicas. Nesse momento ele decidem tocar a trompa da rainha Susana para que o auxilio venha (seja lá ele qual for), e nessa hora os irmãos acabam sendo transportados novamente a Nárnia a fim de ajudar seus antigos súditos a trazer novamente glória para Nárnia.

O livro é um pouco simples e as vezes arrastado, sem tanta emoção. Achei meio sem sal, porém como sempre temos um fina feliz.
O filme é fiel a medida do possível ao livro, tirando o fato é claro que no livro eles são mais jovens do que nos filmes.

11 comments

  1. Agora que vi o blog de cara nova, que lindo, amei a delicadeza e suavidade.
    Leituras arrastadas não funcionam comigo, dia desses até tentei ler uma história de Nárnia, mas não fluiu, acho que não era o tempo certo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Como já comentei antes, eu não li as crônicas ainda D: , tu tem os livros separados mesmo? Achei uma fofura :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho separado só no kindle. queria ter na versão física pq são fofos mesmo e eu achei pra vender uma vez em uma livraria.
      em versão física eu tenho o volume único.

      Excluir
  3. Já todos os livros das crônicas de nárnia e por sinal gostei bastante embora o principe Caspian não seja uma dos meus preferido eu até que curti a leitura hehe

    Beijos, Guilherme
    http://omeu-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante desse livro. Mas não é o meu preferido também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie Alice,
    Gente, só eu que nunca li Nárnia? Até pouco tempo eu nem sabia que tinha mais de um livro, mas não tenho tanta curiosidade assim, já que não gostei muito do filme
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Alice. Determinados volumes de uma série não são tão bons quanto os anteriores, infelizmente. De todo modo, a saga parece ser muito boa. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei aquele livro que tem todas as histórias para o meu irmão, mas nunca me interessei muito pelas Crônicas de Narnia. Quem sabe um dia ainda acabo lendo, mas por agora não chama muito a minha atenção.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou muito! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso todo mundo já sabe... Brinks! Ajude sempre a todos Paty!

      Excluir