Resenha: Mudanças


Autora: L. L. Alves
Editora: Modo
Número de páginas: 188
Ano: 2014
Avaliação☆☆☆
Sinopse: O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?

Nesse livro conhecemos a história de uma garota chamada Verônica, que está tentando sobreviver a adolescência. Aquela fase onde tudo parece ser o fim do mundo e as emoções "rolam soltas".

O problema é que quase todo adolescente faz um drama desnecessário por achar que é o único que passa por esse turbilhão de emoções, sofre calado e acaba se fechando para o mundo. Com isso Verônica acaba descontando suas frustrações nas pessoas a sua volta e para piorar tudo ela está passando por um problema com o namorado.

Tudo começou com Jonatas (o garoto mais desejado e popular da escola) querendo ter algo a mais com Verônica. Então a jovem acaba aceitando ficar com ele, pois nunca imaginou que alguém como ele poderia se interessar em alguém como ela. Quando a coisa fica mais séria e eles começam a namorar tudo parece perfeito, até que ela fica sabendo (pelo próprio garoto) que nada daquilo foi "real", que ele apenas estava brincando com os sentimentos dela. 
Após uma humilhação pública a jovem decide por um fim naquela situação.

Com isso, a garota acaba enfrentando o rapaz (que a ameaça), mas para a sua sorte alguém intervem na situação e defende Verônica na frente de todos. Carlos é um rapaz gentil e os dois acabam tornando-se amigos depois desse episódio.

Depois de ir conhecendo Carlos aos poucos ela acaba sentindo algo pelo rapaz e isso vai se tornando mais forte a cada dia, mas será que Jonatas irá aceitar o relacionamento dos dois? Como um rapaz agressivo e inconsequente que é, ele acaba tramando algo para resolver a situação da maneira que acha correta, porém isso pode colocar em risco a vida de Verônica.

O livro fala sobre sentimentos, amizade, amor e provações. Tem uma ótima temática, mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura! Eu achei o Jonatas um personagem muito forçado em algumas situações (quase todas), acho que ele poderia ser melhor construído.
Ele é "cheio de sotaque" na hora de falar (não que isso seja ruim), mas só percebi ele com um linguajar diferenciado, o resto dos personagens ficaram no mesmo patamar (por assim dizer). 

A personagem principal não cresceu tanto quanto eu gostaria e o final ficou muito corrido para mim. Achei o relacionamento entre ela e o Carlos muito "instantâneo" e um pouco "stalker" da parte dele (quem for ler vai entender do que se trata), mas ainda sim foi uma boa leitura na medida do possível.

A narração é tranquila e gostosa em vários aspectos, fazendo com que o leitor leia o livro em um piscar de olhos. Uma pena que não teve mais páginas, pois acho que os personagens poderiam ser mais trabalhados e renderia mais um pouco essa história.

A diagramação é simplesmente linda e a editora está de parabéns pelo trabalho feito nesse livro.
No mais é um livro que eu recomendo para adolescentes e que os demais leiam sem muita expectativa para não se frustar com algumas coisas!

22 comments

  1. Oi Alice.
    Sua resenha deixou com muita vontade de ler esse livro. Entrou na minha lista de desejados.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooi, nossa que capa linda.
    Não gosto muito quando o relacionamento dos personagens é muito "instantâneo", mas mesmo assim fiquei com vontade de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não gosto muito quando o romance é instantâneo e os personagens são forçados, principalmente aquele que é o "vilão" da história.
    No entanto, gosto de histórias que falam de amor e amizade e fiquei interessada no livro e curiosa para saber o final.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice,
    ate esses dias eu estava de olho neste livro para comprar, mas acabei não adquirindo ele. E agora lendo sua resenha, ainda bem que não comprei. rs
    Pelo que li da resenha a historia é juvenil e um tanto clichê, mocinha rebelde com o garoto todo certinho, mas ainda tem aquele "que" que é com o valentão do ex-namorado. Não sei se teria saco para muito blá-blá-blá que ainda não foi tão aprofundado assim.
    Adorei a resenha e sua opinião sincera.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  5. Só de ler sua resenha tenho certeza que esse livro não é para mim, principalmente porque estou saturada de dramas adolescentes, eles geralmente me irritam demais e não consigo me conectar com os personagens. O fato do personagem Jonatas soar forçado é outro ponto que me irritaria, sou daquelas que prefere antagonistas bem construídos e que tem um propósito além da simples "superioridade", então esse eu passo rs

    ResponderExcluir
  6. Oooi!

    Eu não tenho vontade de ler esse livro, desde quando vi no post da União, é um dos que não me chama atenção.

    Como você mesmo disse, o enrendo parece ser bem teen e não ando com taaaanta paciencia assim para esses tipos de personagem. Cara, eu descobri que sou chaaata com esses dialogos tão informal.

    Uma pena que a personagem não cresceu taaanto durante a história e que os demais tenham sido forçados.
    Gosto da sua sinceridade. Mas não é para mim mesmo.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Alice ainda não li esse livro e estou adiando pelo comportamento da personagem adolescente que muitas vezes nos irrita na leitura, devido a intensidades os sentimentos em coisas simples, entendo muito bem essa intensidade pois tenho uma adolescente em casa, por isso estou evitando a dose dupla de intensidade exagerada rss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Alice, eu li esse livro não faz muito tempo e gostei da historia a autora soube ter uma narrativa bem fluida, mas como você mesmo disse alguns personagens podiam ter sidos melhores construídos e a protagonista ter evoluído mais =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Quando vi a capa eu achei mega super bonita, mas aí terminei de ler a resenha e já tô correndo desse livro HAHAHA. Não curto personagens que não são bem construídos e esse lance do "sotaque" já vi que vai me incomodar se eu for ler. outro ponto é que o final foi corrido. Mesmo que a personagem tenha crescido, um final corrido acaba com qualquer obra, por isso vou deixar a dica passar XP.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Antes de você falar que o Jonatas era um personagem forçado eu já tinha pensado nisso... ah, fala sério, diz pra menina com quem chegou a namorar que só estava brincando com os sentimentos dela, e depois não se sabe se ele irá aceitar o relacionamento dela com outro? E o segundo relacionamento ainda é muito instantâneo e o final corrido? Não leria o livro, só ia passar raiva.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, tudo bem? Gostei da sua resenha. Não sinto vontade de ler, e não gosto de personagens forçados e pelo que você falou do Jonatas, ele parece ser realmente assim. Também não gosto muito de romances instantâneos, principalmente quando não consigo acreditar nele.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, sua linda, tudo bem
    Apesar dos apontamentos que fez, pela nota que você deu (bom), parece ser aqueles livros leves, só para entreter, sem pretensão de passar nenhuma mensagem mais forte. Por ora não leria.
    Gostei da resenha e da sinceridade.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, essa coisa de namorar de sacanagem me lembrou Betty, a Feia. Não gostei do enredo e fiquei ainda mais decepcionada ao saber do sotaque (odeio isso) e do final. A capa é linda, a diagramação pode ser fofa, mas o conteúdo não me agrada.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e gostei da sua resenha, mas não me interessei pelo livro. No momento, não estou muito afim de ler sobre romance adolescente e suas crises, então esse eu passo kkkkk
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  15. Oie, Alice!
    Recentemente conversei com um autor nacional sobre essa questão das páginas. Tive a mesma opinião sobre o livro dele que você teve sobre Mudanças - as páginas deveriam ser mais numerosas, os personagens poderiam ter um espaço maior. Não sei se o caso da(o) L., mas o que o autor com quem conversei disse foi que ele não tinha condições de colocar mais páginas e acabar gastando mais com a publicação :/
    Enfim, amei sua resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é tem isso também de gastar mais, porém se fosse esse o caso a pessoa poderia tentar trabalhar melhor com as páginas que tinha para escrever sabe =/

      Excluir
  16. Olá, Alice!
    A sinopse e a sua resenha me fizeram pensar que talvez esse livro não será uma leitura agradável para mim. Algo que eu odeio é um livro com uma história corrida e personagens mal trabalhados e como você disse que ambos os casos se apresentam nesse livro não me encontro ansiosa por pesquisar mais sobre essa obra. Ótima resenha!

    Luz e literatura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice, tudo bem??
    Eu tive vontade de ler esse livro algumas vezes, mas depois de descobrir o enredo total e do que se tratava a história, não me senti cativada em ler... compreendi as suas ressalvas... em outras resenhas que li, a Verônica não pareceu mesmo crescer e transpareceu muita imaturidade... entendo que seja o fato da idade e tudo mais... eu gostei muito da descrição de Carlos... ele me fez lembrar de um amigo que eu tive... o melhor amigo de todos os tempos.. no fim não pretendo ler mesmo... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice,

    tentei conhecer a autora na Bienal, mas não conheci. Mudanças parece ser um livro super agradável. Pena que o final é corrido. Isso é ruim porque sempre acaba faltando alguma coisa para ser abordada. Mas, por outro lado, adoro leituras rapidinhas, daria uma chance para o livro, apesar dos pontos que vc ressaltou.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice,

    Parabéns pela resenha. Gosto de livros juvenis e apesar de saber que jovens e adultos às vezes brincam com os sentimentos dos outros, sempre odeio quando isto acontece, pois acho uma falta de respeito sem fim e ninguém tem o direito de brincar com isto. Este Jonatas é um idiota, eu hein! Um “bad boy sem causa” (minha opinião).
    Talvez eu leia porque você informou que tem temas interessantes e que curto, também para ver até onde vai este sem noção do Jonatas.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiiii
    Gostei da premissa do livro e achei a capa linda. Lendo sua resenha fiquei com vontade de ler. Pena que a personagem não se desenvolveu como você gostaria, mas vou dar uma chance para o livro. Dica anotada!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Alice!
    Eu gosto desses romances água com açúcar e com a sua resenha fiquei com vontade de ler. É uma pena que ele tenha ficado muito corrido no final, como você disse, se tivesse mais páginas poderia ser melhor trabalho.
    Ainda assim, fiquei curiosa hehe

    beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir