Resenha: O Manual da Garota Geek


Autora: Sam Maggs
Editora: Gente
Número de páginas: 192
Ano: 2015
Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: Fica a dica, mundo: nada é mais legal do que ser uma garota geek O manual da garota geek é o guia especial de tudo aquilo que nos faz incrível: nossas paixões. Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida. Não importa o que você ame – quadrinhos, seriados de ficção científica, literatura juvenil –, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade. Desde aprender a iniciar um blog legal sobre seus hobbies, planejar o próximo cosplay, organizar um evento geek ou simplesmente entender que tipo de nerd você é, este livro está aqui para ajudá-la. Encontre aqui tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera!

Esse é um daqueles livros que apesar de ser voltado para a cultura geek e com diversas dicas sobre esse universo, podemos observar que a "coisa" vai muito mais além. Podemos aprender a fazer amigos, respeitar as mulheres, saber mais um pouco sobre o feminismo e como o mercado geek se comporta diante da presença feminina.


De um modo divertido e envolvente, a autora apresentou dicas importantes e muito úteis não apenas para garotas, mas como também para garotos geeks (apesar do nome).
Engraçado como as pessoas excluem e até mesmo tem preconceito com garotas que gostam de coisas que anteriormente eram vistas como "coisas de menino"! 
Temos um relato durante a leitura de um atendente que se recusou a auxiliar a autora em uma loja de quadrinhos simplesmente porque ela era mulher, pois se fosse homem ele não faria uma pergunta e só ajudaria o homem a comprar se ele acertasse o nome de todos os personagens. 
Então quer dizer que ser mulher me caracteriza incapaz de gostar de algo e por isso não mereço a devida atenção que um homem recebe em uma loja de quadrinhos?

O livro não é completo (no meu ponto de vista), acho que faltou muitas coisas, mas foi uma ótima leitura. 
Pude aprender diversas coisas e foi uma leitura que veio mostrar o que acontece com as mulheres em relação ao cenário geek. Você pode sim ser fã dos livros e não gostar dos filmes ou virse versa, você pode sim gostar de quadrinhos e saber ou não o nome de tudo que é personagem. Você não deve ser menosprezada porque e mulher e joga vídeo game, afinal você tem capacidade para ganhar de um homem mesmo sendo mulher, ou até mesmo perder!
O importante é se divertir sem menosprezar alguém por ser homem ou mulher.

Se você quer aprender um pouquinho mais sobre fanfics, games, algumas gírias, fazer amigos com os mesmos interesses e outras coisinhas, recomendo essa leitura de olhos fechados. Tenho certeza que vale a pena!

O livro tem algumas ilustrações, a diagramação é muito bonita e com certeza a editora está de parabéns pelo trabalho feito nessa obra.

25 comments

  1. A diagramação é mesmo linda, Alice, mas não me interessei pela leitura. Dificilmente algo nesse formato de manual chama a minha atenção, e gosto de algumas coisas geeks, mas não faria questão dessas dicas, nem mesmo tendo essas coisas a mais, tipo como o mercado geek se comporta com a presença feminina.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Hello!!
    Esse livro é lindo demais, para começar pela capa!! Muito bem feita!
    Adoro, adoro a cultura geek!!! Não me considero uma, mas temos uns gostos parecidos.
    Fanfics, games, HQ adoroooo... gostei das doses de humor que tem no livro e quero ler ainda para aprender mais sobre esse mundo.
    Quem sabe eles publicam o segundo livro, ja q vc sentiu falta de algumas coisas, ne!?
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá, como vai?
    Eu me considero uma geek, apskaok' e acho que esse livro iria me interessar muito. Mas bem, estou com uma lista enorme, quem sabe eu leia ele mais pra frente não é?
    E as ilustrações parecem ser maravilhosas.
    Beijos,

    http://designer-lovers.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Parece ser um livro bem bacana, realmente ainda existe um preconceito em relação a meninas que gostam de coisas de "coisas de menino".
    As ilustrações parecem ser perfeitas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá !

    Eu não me considero geek. Não sou muito ligada em 90% das coisas do universo, mas não é que eu não goste do mundo, é por nunca ter curiosidade demais sabe?
    Assisto os filmes mas não decoro os nomes. Gosto de HQ e Anime pelos traços mas não costumo ler. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e a pessoa também disse que achou um pouco superficial o que é citado nele.
    A diagramação está linda! Pelo menos o que eu vi por suas fotos!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice!
    Estou louca pra ler este livro e sua resenha aumentou ainda mais esta vontade! O livro parece ser bem divertido e o trabalho gráfico parece estar mesmo muito bom. Mal posso esperar para ler ele em breve.
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse livro! Até fiz resenha dele também <3 A diagramação é linda, a leitura é instigante e eu li muito rápido, em tempo recorde, de tanto que o livro me agradou. Curti demais! Um beijo : *

    fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Com certeza a diagramação desse livro é o diferencial, as ilustrações as cores nas páginas, as fontes utilizadas, tudo, a editora simplesmente arrasou. Estou indignada com o comportamento desse atendente na loja. E por um motivo tão bobo, só por não saber o nome de um quadrinho? Quando pensamos que já vimos de tudo, vem alguém e nos surpreende.
    Parece ser uma leitura divertida, apesar disso.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alice, esse livro parece esta bem fofinho e cheio de ilustrações, mas ele não é o tipo de livro que estou lendo atualmente então por enquanto não pretendo lê-lo...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. A diagramação está muito linda mesmo. Não sou geek, mas gosto de muitas coisas desse universo!
    Só não acho que um livro em forma de manual seja ideial para mim.. Acredito que não vá conseguir me conectar, já que não tem uma história te puxando para frente.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, tudo bem?

    Esse foi o livro que chegou numa caixa de pizza? Não me interesso muito por esses manuais, a leitura sempre fica meio arrastada pra mim. Mas concordo que é um preconceito achar que só homem pode ser Geek.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o que chegou foi um do Douglas Adams que é da Arqueiro ^^

      Excluir
  12. Oi Alice.

    O livro parece ser bem divertido para ler. Acho que seria uma boa ler este livro já que não conheço nenhuma obra da autora.

    bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice.
    Esse livro tem uma diagramação fofa, adoro ilustrações e livros bem trabalhados.
    Quando li a palavra geek, logo pensei que não é pra mim, não combina comigo, mas quando você falou que dá pra aprender mais sobre fanfic e games, percebi que estava enganada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Ola Alice o tema em si não chama muito minha atenção, porém dicas são sempre bem vindas, tudo que nos acrescenta faz bem. Amei as ilustrações estão bem fofas, mas no momento vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Estou com certo receio desse livro, principalmente depois de ler Geek Love, cheio de termos que não compreendia e situações até exageradas para meu gosto, mas depois de ler sua resenha me pareceu que O manual da garota Geek trás não só questões sobre esse universo mas também nos faz pensar sobre certo preconceitos, isso me animou um pouco!

    ResponderExcluir
  16. Oi Alice, tudo bom?

    Fiquei bem contente com esse livro, já solicitei o meu, mas ainda não chegou. Quando li "Geek Love" fiquei procurando um livro feminino nessa área, ainda bem que achei. HAHAHAHAHAH Adorei a resenha. Espero gostar :}

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiiii
    Que livro lindo! Eu tentei ler Geek Love que é do mesmo estilo, e a leitura foi extremamente chata e arrastada, que tive que abandonar. Espero que esse não seja assim.

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice,

    Simplesmente amo os livros que além de cumprir a sua missão nos envolve em reflexões e ensinamentos e os que você mencionou são muito bacanas, -respeitar as mulheres, -fazer amizades, conhecer um pouco o universo feminista e a cultura geek. Apesar de você ter achado que o livro não está completo, creio que o mais importante seja o fato de ele ter lhe trazido alguns aprendizados e ter feito você rir, gosto muito de histórias divertidas e adorei as ilustrações. Então, colocarei este título na minha lista de desejos.

    Beijinhos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Quem leu esse livro lá no blog foi a Mayra, mas eu li Geek Love, que segue quase o mesmo estilo, mas é voltado para o público masculino. Ao contrário do Manual da Garota Geek, o Geek Love é completo até demais, pois me vi bombardeado com tantas referências, e algumas tão específicas e de jogos tão antigos, que não consegui entender nem a metade O_O. Agora, uma coisa que pode ser dito com propriedade é que a diagramação de ambos os livros são lindas e que a editora teve um capricho excepcional com as obras. Uma coisa que achei bacana foi a editora ter colocado nessa edição sites nacionais para as Geeks acessarem, afinal, as dicas da autora foram de sites americanos.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá! Esse livro parece ser muito bacana e mesmo não gostando do gênero eu quero ter a chance de ler. Não sou geek nem nada, gosto um pouco de algumas coisas e seria bem legal ler algo do tipo.
    E enfim... eu acho que tive sorte por nunca ver, de fato, preconceito com mulheres quando se trata desse tema; Mas já li algo sobre isso em alguns sites e etc. É complicado viver em uma sociedade onde o machismo reina até com algo tão supérfluo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Alice, tudo bem?
    Realmente as ilustrações tem traços simples, mas bem feitos, gostei muito... porém não me interessei pela leitura... não curto muito essa temática... mas para quem curti e se considera uma Geek perfeito, fora que o livro traz o tema bem discutido sobre a mulher se sobressair e o preconceito que ainda existe em certas coisas pelo simples fato de ser mulher. Xero!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alice!
    Eu adorei o trabalho da Única, o livro visualmente está bastante atrativo. Mas, apesar do tom feminista, vi uma resenha em outro blog que a autora tem "preconceito" com tipos e "níveis" de nerd, aí não rola. Acerta de um lado, mas erra em outro.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o livro, achei bem interessante!
    Gostei do livro trazer uma mensagem de respeito de gêneros e valorização da mulher.
    A capa é bem bonita e a diagramação ficou muito legal também.

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser bem legal, e eu adoro livros que tem ilustrações e uma diagramação linda!
    É triste ver esses casos de preconceito contra a mulher, só por ela gostar de coisas do universo geek :/
    beijinhos :*

    ResponderExcluir