Resenha: O Último Olimpiano - Percy Jackson & Os Olimpianos


Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 384
Ano: 2010
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os Titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo titã.Enquanto os Olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem deter o Senhor do Tempo.
Nesse quinto e último livro da série, o combate se acirra e o mundo que conhecemos está prestes a ser destruído. O destino da civilização está nas mãos do semideus anunciado na antiga profecia, e Percy está perto de completar dezesseis anos – a dúvida é: o herói será ou não capaz de tomar a decisão correta?


Esse trata-se do último livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos, e posso dizer sem sombra de dúvida que foi um final perfeito.

Nessa leitura temos o que posso chamar de a batalha final, entre Cronos e os Deuses/Semideuses. Com o exército maior e muito poderoso o Titã investe com força total para conseguir a qualquer custo seu objetivo (destruir os Deuses). 

Com o medo batendo a porta, Percy teme não sair vivo da batalha de Nova York, pois Cronos está vindo destruir o Olimpo e os Deuses não estão por perto para lutar ao seu lado (fora a profecia que fala sobre a morte de um semideus). Eles estão em outro lugar lutando com uma terrível criatura, para tentar impedir que ela chegue a cidade e destrua tudo/todos.

Com a ajuda de seus amigos Percy tenta manter os semideuses organizados para tentar combater os monstros que começam a invadir cada vez mais a cidade e como se não bastasse isso, existe um espião no meio do seu exército reportando tudo para o inimigo. 
As batalhas começam a ficar mais sangrentas e Percy faz de tudo para manter a parte vulnerável de seu corpo protegida, mas nem sempre as coisas acabam do jeito que nós queremos, pois até Aquiles tinha uma fraqueza. Então Annabeth tenta manter a fraqueza de Percy protegida durante a batalha, mas isso pode custar muit caroo para a jovem.

Esse livro fechou a saga de uma forma fenomenal, pois nos mostra que a ajuda pode vir de quem menos esperamos, a amizade é maior que as dificuldades que você pode enfrentar, que promessas feitas serão cumpridas mesmo que você morra para conseguir isso e que os Deuses sempre irão precisar de um herói, mesmo que não queiram admitir isso (isso vale para o Sr. D).
Lembrem-se profecias nem sempre são interpretadas corretamente.

O autor trouxe como sempre um bom conhecimento de mitologia e acima de tudo focou em vários outros personagens durante a história, tudo vai se interligando e podemos aproveitar a leitura sem querer desgrudar os olhos do livro. Eu li em apenas um dia e pretendo reler em breve toda a saga!
"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

14 comments

  1. Ooi,
    Li a saga Percy Jackson e os Olimpianos ano passado, acho esse o melhor livro da saga.
    Ler sua resenha me deu até saudade da saga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Eu sou apaixonada por mitologia e, por isso, quero muito ler Percy Jackson! Adoro histórias contemporâneas que misturam elementos mitológicos! Assisti aos filmes e adorei! Esta série está, com certeza, na minha lista de leitura!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu gostei muito desse livro quando li, sou suspeita a falar porque adoro a escrita de Rick Riordan. E amo mitologia <3 Adorei a sua resenha, me deu vontade de reler a série!!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem?

    Eu li o primeiro livro da série no mês passado e confesso que achei que gostar mais.
    Não sei ao certo se porque estava tentando sair de uma ressaca, mas eu vou continuar a série.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive muita vontade de ler Percy Jackson, mas confesso que recentemente bateu uma certa curiosidade, gostei da resenha, acho que vou providenciar para ler

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da série e também não tinha lido nenhuma resenha sobre os livros.
    Pela resenha, a história pareceu bem legal, gosto quando o livro fala de amizade, os personagens também pareceram ótimos! Outra coisa que me chamou atenção foi tratar da mitologia grega, gosto muito de livros assim. Pretendo logo ler!

    ResponderExcluir
  7. Alice, já faz um tempinho que eu terminei a série do percy jackson, mas eu também gostei muito do final, aliás, para mim é uma das séries que melhor se desenvolveu, não fiquei cansada durante os livros e achei que o autor tomou o tempo certo para cada livro, não senti que ele estava esticando demais só para ganhar dinheiro. Já quero ler os novos livros do Rick, ele tem uma escrita incrível!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você acha que esse livro fechou a série de forma fenomenal, porque quero muito ler todos os livros. Já até comprei, mas quem disse que consigo encaixar na fila? rs...Tenho muita curiosidade de ler algo do autor, e quero começar por essa série.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice, sua linda, tudo bem
    Adorei sua resenha!!!!!! Do outro lado da tela do computador, eu percebi sua empolgação e o quanto gostou desse desfecho. Sabe, gostei que o autor deu essa mensagem de que até os Deuses precisam de heróis, se colocarmos para nossa vida, podemos entender que precisamos uns dos outros, até o mais forte pode precisar. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice, tudo bem?

    Não curto muito mitologia, entao nem quis me aventurar no livro, mas que bom que o livro terminou de uma ótima forma, é tão ruim quando gostamos de uma série e vai o autor/autora e faz besteira no final. Também achei legal as mensagens que o livro trás, de amizade, precisar da ajuda de outro e tudo o mais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, eu perdi a vontade de ler o livro da série já faz um bom tempo, mas eu curto ler as resenhas, e como cada leitor tem seu modo de descrever seus sentimentos durante a leitura, dá para perceber detalhes diferentes.... que bom que gostou do final da série.. já li algumas resenha negativas, que não foi o tão esperado para alguns leitores, mas não dá para agradar a todos... xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, livros sobre mitologia não são os meus favoritos e por isso nunca senti vontade de ler Percy Jackson, até curto ver as adaptações mas ler sobre realmente não me interessa.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice li PJ há tanto tempo que mesmo lendo sua resenha ainda estou com várias lacunas na mente, mas me lembro de ter gostado bastante. Acho que irei acabar relendo algum dia para relembrar pq gostei tanto. Se não me engano assim como você achei um desfecho muito bem escrito, vamos ver se depois de reler continuo com a mesma opinião :)

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Super concordo com sua opinião, o autor conseguiu esclarecer todas as pontas soltas e seu conhecimento sobre mitologia sempre me deixa impressionado. Amei a saga do Percy quando lançou, hoje já vejo ela um pouco infantil, mas ainda assim muito boa. Gostei mais de Heróis do Olimpo que a saga dos Olimpianos, mas cada um tem seus méritos.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir