Retrospectiva Literária 2015



Como o ano de 2015 passou rápido! Nem acredito que já estamos prestes a virar o ano e seguindo a tradição teremos uma retrospectiva literária aqui no blog.
A retrospectiva é uma blogagem coletiva feita pelo blog Pensamento Tangencial. Caso não tenha se inscrito nessa, não deixe de participar da próxima!

A aventura que me tirou o fôlego: A canção das estrelas!!

O terror que me deixou sem dormir: Nenhum.

O suspense mais eletrizante: Não li nenhum.

O romance que me fez suspirar: Eu não sou muito de ler romances de época, mas adorei Segredos de uma noite de verão. Preciso citar também A Voz do Arqueiro; esse livro além de lindo é emocionante.


A fantasia que me encantou: O Despertar do Príncipe foi uma ótima leitura e não vejo a hora de ler a continuação. 

A saga que me conquistou: Instrumentos Mortais sem dúvida foi maravilhoso. 

O clássico que me marcou: Não li nenhum clássico esse ano.

O livro que me fez refletir: Azul é a cor mais quente.

O livro que me fez rir: Melhor que Chocolate me arrancou algumas risadas. 

O livro que me fez chorar: Mulheres da Carol Rossetti e Cidade do Fogo Celestial (sempre choro em final de séries).

O livro que me decepcionou: Para Continuar - Felipe Colbert. Fui ler o livro achando que ia gostar e acabei decepcionada e agoniada. Os personagens masculinos parecem ter sérios problemas de relacionamento com a personagem principal. 

O livro que me surpreendeu: Incrível da Sara Benicasa. Além de me deixar surpresa, me deixou afoita por uma continuação.

O livro que devorei: Dias infinitos e Reboot foram livros que eu li em apenas um único dia. 

O livro que abandonei: Peter Pam tem que morrer sem dúvida foi uma péssima leitura. Tão ruim a ponto de não conseguir terminar e ter que abandonar.

A capa que amei: Memórias de uma Gueixa (com a capa preta) e Mulheres da Carol Rossetti.



O thriller psicológico que me arrepiou: Caixa de pássaros foi uma leitura que eu não esperava. Fiquei pensativa durante vários dias tentando entender toda a complexidade da leitura. É realmente um bom livro.

A frase que não saiu da minha cabeça
Sei que ele não vai ser maravilhoso o tempo todo, porém há mais maravilha nele do que em qualquer outra pessoa que já conheci. Isso me faz querer ser maravilhoso também. - Garoto encontra Garoto.
- Porque - explica ela -, determinado ponto da vida, eu me dei conta de que estava vivendo uma vida muito finita, e não queria mais isso. Sei que a finitude é inevitável, pois todos nós morremos, nenhum de nós pode andar até a lua, e assim por diante. Mas ainda quero viver minha vida infinitamente. Quero viver como se qualquer coisa fosse possível. Porque é tedioso demais, incolor demais viver finitamente. Sei que não vou viver pra sempre, mas quero poder seguir em qualquer direção que me pareça certa. - Garoto encontra Garoto.
O(a) personagem do ano: Manus Bane sem dúvida esse foi seu ano no meu coração!

O casal perfeito: Magnus Bane e Alec (Instrumentos Mortais).


O(a) autor(a) revelação: Sara Benicasa por tirar completamente o meu chão com o final de Incrível.

O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: Cassandra Clare (Instrumentos mortais) e Sara Shepard (Pretty Little Liars). São séries que eu gosto muito e quando vi já estava lendo tudo que as autoras publicaram!

O gênero literário que mais li: Fantasia sem sombra de dúvida. É meu gênero preferido.

O gênero literário que preciso ler mais: Distopia.

O melhor livro nacional: A Canção das Estrelas - Karen Soarele.

O melhor livro que li em 2015: Não consegui escolher.

Li em 2015 88 livros e 58 HQ's.

A minha meta literária para 2016 é: Sem faço a média de 100 entre livros e HQ's. E espero que esse ano eu consiga desempacar diversos livros que eu tenho faz algum tempo em casa, mas que eu nunca li.

13 comments

  1. Oi Alice!

    Adorei sua retrospectiva! Canção das Estrelas está na minha meta de 2016 (já escolhi alguns livros, e espero cumprir dessa vez), espero gostar dele, rs. Você leu bastante, não consegui chegar nem perto dos livros que li ano passado, mas gostei, li gêneros diferentes, e principalmente Caixa de Pássaros, meu predileto, é muito bom! Enfim, desejo um feliz ano novo para você e ótimas leituras!

    Beijos.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!
    Quantas leituras, hein! *---* Comecei 2015 finalizando a leitura de A Canção das Estrelas, e realmente é um livro muito bom! Apesar de curtinho, a Karen desenvolveu tão bem que ficou impossível não se envolver com a história; e isso mais aquele bônus do próprio livro d'A Canção das Estrelas do final, foi uma das minhas partes favoritas! ^_^ Estou inclinada a ler Reboot, mas os comentários divergem tanto que não me decidi ainda se dou uma chance ou não, rs.
    Que 2016 venha com muita paz, saúde, felicidade, e muitas leituras incríveis para você!
    Beijos!

    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice! Tudo bem? Adorei sua retrospectiva! <3 Que legal encontrar alguém que também curte Os Instrumentos Mortais e Pretty Little Liars! AMO essas séries! <3

    Feliz ano novo!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, também preciso ler Distopias, vou tentar ler nesse Ano Novo. Quero muito ler A voz do arqueiro, só vejo comentários positivos. Gostei das suas respostas, seguindo o blog de volta :)

    Te desejo um 2016 alegre e com muitos livros maravilhosos, beijos!
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que retrospectiva bacana! Dos citados, já li Melhor que Chocolate e Mulheres, que também foram uns dos melhores que li esse ano! Já li quase todos os livros da série Instrumentos Mortais e realmente eles conquistam muito! E como não amar Magnus Bane e Alec? <3 MELHOR CASAL DA VIDA! rs

    Um maravilhoso Ano Novo para você e sua família!
    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  6. Quantos livros bons. Em comum com você tive apenas dois Peter Pan tem que morrer que ainda estou lendo e pretendo terminar e O Despertar do Príncipe, que gostei mas não achei tão extraordinário. Quero ler da sua lista muito livros, mas destaco a série Pretty Little Liars, quero muito ler está série. Outros livros da sua lista acompanhei as resenhas por aqui e gostei muito. Espero que em 2016 você atinja sua meta, que ele seja repleto de ótimas leituras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Amei a retrospectiva, fez ótimas leituras e alguns desses livro esperam por mim em 2016. Acredito que não li nenhum dos livros citados na retrospectiva, apesar de alguns me interessarem, de agosto pra fim de ano não tive muito tempo disponível para leituras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, tudo bem?

    Adorei a sua retrospectiva!! E nossa, eu adorei essa listinha de estatística do Skoob :). Desses eu já li "Garoto Encontra Garoto" e adoro sempre os quotes dos livros do David e "Para Continuar" que ao contrário de você, eu gostei bastante.

    Já tentei começar "Caixa de Pássaros" por duas vezes, mas a leitura não funcionou, vou tentar dar mais uma chance para ele, pois é um livro que eu tenho vontade de ler. AAhh.. Malec é demais mesmo!! Esse ano eu pretendo reler os dois primeiros livros de "Os Instrumentos Mortais" e continuar a ler o restante da série... eu comecei em 2013, mas acabei não continuando.

    Desejo para você um 2016 cheio de realizações, paz, amor, saúde, alegria!! E claro, ótimas leituras!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina malec é um amor. eu li a série toda ano passado e adorei <3

      Excluir
  9. Amo retrospectivas <3 Esse ano foquei muito minhas leituras em livros de fantasias e baseados em histórias sobre guerras, estou no final das Crônicas Saxônicas e estou amando muito. Tenho muita vontade de ler A Caixa de Pássaros mas ainda não tive oportunidade vou ver se consigo ler logo.

    ResponderExcluir
  10. 88 livros lidos no ano, que demais! Espero um dia chegar lá, rsrs. Adorei Caixa de Pássaros também, além de ter sido minha primeira leitura em leitor de ebook. Ah, quero muito a graphic novel "Azul é a cor mais quente". Valeu pelo comentário lá no blog.

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice. Amei sua retrospectiva *-*
    "O despertar do príncipe" *---* Tô doida pra ler ele; eu pretendia ler ano passado mas acabou não dando :( Mas já coloquei ele na meta de leitura desse ano *-*
    A capa do "Mulheres" é linda. Vi na Bienal e fiquei babando por ele.
    "Caixa de pássaros" é perfeito! Um livro que te deixa agoniada pra descobrir o que tá acontecendo, qual será o destino dos persoagens... Bom demais!!!
    Nossa, 88 livros. Parabéns!!!
    E que venham muitas leituras boas esse ano \0/

    Isabelle
    Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei chocada com sua meta de leitura, parabéns leu muitos livros, li apenas 29, queria pelo menos ter lido 30 quem sabe esse ano não chego aos 50. Dos livros citados acima li apenas o livro A Voz do Arqueiro e também achei sensacional, e um livro que você leu e que pretendo ler esse ano foi A caixa de Pássaros, só escuto elogios em relação a esse livro.

    ResponderExcluir