Resenha: Eu Te Darei o Sol


Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384
Ano: 2015
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

O livro conta a história de dois irmãos gêmeos que competem pela afeição/atenção dos pais, mas a história vai muito além disso.
Noah e Jude são completamente iguais em vários aspectos. Pensam igual, escolhem sempre as mesmas coisas (como se soubessem exatamente o que o outro está pensando), brincam de coisas estranhas e divertidas, mas ainda sim cada um tem uma personalidade bem diferente.

"Noah é o artista da família". Ele pinta e desenha com uma maestria enorme e isso faz com que sua mãe tenha muito orgulho dele, mas Jude não tem o talento igual ao o irmão, porém ainda sim tem algo de especial nela.
O rapaz é mais quieto, tímido, observador e que sabe apreciar a beleza nas pequenas coisas.

Jude é a filha preferida do pai, surfista, sem medo de fazer as coisas e irradia uma luz própria que faz com que todos ao seu redor queiram estar perto dela.
Diferente de Noah, Jude faz esculturas e seu trabalho é ótimo, mas ela nunca mostrou para sua mãe com medo de não ser boa igual o irmão. Com isso ela não se sente uma artista ou algo do tipo.

Os capítulos se alternam entre Noah e Jude, mas cada um é visto de um ponto de vista diferente. As vezes vemos o capítulo narrado por Jude onde ela ainda tem treze/quatorze anos e em outro onde ela tem dezesseis. Por isso vamos alternando entre o passado e o presente, mas por que?
Algo aconteceu durante esse tempo, pois Noah e Jude iam tentar entrar juntos na escola de artes, mas atualmente apenas ela está lá. O que aconteceu com a vida deles? Por que eles não são mais tão unidos como eram antigamente? 

O livro é cheio de segredos que com o tempo o leitor vai descobrindo com o desenrolar da história e tenho que dizer que fiquei surpresa demais.
A história é engraçada, cheia de personagens "quebrados" que não conseguem se encaixar e após o acidente tudo parece ter mudado de uma maneira drástica na vida dos personagens.
A carga emocional é realmente muito grande fazendo com que o leitor fiquei curioso e até mesmo desesperado para descobrir o que aconteceu (como foi o meu caso).

A leitura é fluída, envolvente e completamente apaixonante. Temos segredos, medos, sexualidade, amor, dor, e vários sentimentos envolvidos. Foi realmente uma leitura que me surpreendeu muito e que conseguiu abordar diversas coisas interessantes.
O final foi muito bom, mas senti como se estivesse deixando um amigo para trás. Realmente me apeguei muito a esse livro.

Gostei muito da diagramação e o trabalho no geral que a editora fez no livro.Não encontrei nenhum erro durante a leitura!
E tudo dentro de mim está em silêncio, em paz e certo. Respiramos e nos deixamos levar. Imagino nós dois nadando sob o céu noturno até a Lua brilhante e espero me lembrar dessa imagem pela manhã, para poder desenhá-la e lhe dar de presente. Antes de dormir, ouço-a dizendo:
- Ainda te amo muito.
E digo: Eu também.
Estávamos todos nos aproximando em rota de colisão, de qualquer jeito. Talvez algumas pessoas simplesmente tenham sido feitas para estar na mesma história.

25 comments

  1. Esse livro está na minha lista de livros que quero ler, a história me chamou a atenção pq não se parece com nada que eu já vi por ai, achei interessante o fato dos gêmeos acabarem cortando o laço e fiquei curiosa para saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Eu recebi o livro, iniciei a leitura, mas não senti vontade de continuar, achei um enredo interessante, mas não para meu momento, tanto que lá no blog, não fiz a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Hi baby, tudo bem? é difícil encontrar um livro com essa trama, irmãos competem, isso é natural, mas não nessa profundidade que a resenha mostra. confesso que fiquei intrigada e com vontade de saber a grande surpresa que separou os dois, deve ter sido algo MUITO chocante. Lindo Blog, você escreve muito bem, parabéns!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei a sua resenha, bem completa e me deixou a par do que me aguardará durante a leitura. Já li uma obra da Jandy e adorei a sua escrita e a forma como ela desenvolveu a estória, ela já entrou com O Céu Está em Todo Lugar entre os autores que eu com certeza acompanharei futuros trabalhos. Assim que foi lançado, Eu te Darei O Sol entrou na minha wishlist. Comprei o livro na Black friday e estou muito ansiosa para finalmente ler essa obra e a sua resenha só aumentou essa vontade *-*
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha! Estou querendo esse livro faz um tempinho, mas já estou lotada de leituras atrasadas, porém pretendo ler esse livro logo menos. <3

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito! Pelo título, eu realmente achava que era algo como romance água com açucar! Agora estou louca pra ler! :) Muito boa sua resenha!

    Bjs
    http://www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este livro está na minha meta deste ano, espero gostar dele tanto quanto você. Gostei desta premissa de família, gosto de histórias que envolvam relacionamento entre irmãos. Sei que neste livro muito temas polêmicos são abordados. Vi que a obra te encantou muito e espero que eu me encante também. Amei sua resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já li resenhas desse livro e ele me agrada. Agora falta-me apenas tempo para eu ler hahaha
    Resenha bem detalhada!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem, a Novo Conceito vem lacrando com a escolha dos títulos a serem publicados, a cada lançamento que leio a resenha fico mais curiosa e desejosa pela obra.
    Esse me pareceu ter um toque adolescente com drama e eu curto bastante, e gostei da descrição e diferença entre os irmãos, parecidos e tão diferentes e curiosa para saber o que fez eles se afastarem.
    Beijos
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  10. Livro quem envolve história de irmãos, sempre me chama a atenção, e com esse livro não seria diferente, além da trama ser envolvente, e aborda temas difícil, gosto dessa premissa, espero ler esse livro ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não tenho vontade de ler o livro, mas gosto de histórias que surpreendem quando os segredos vão sendo revelados, pois algumas a gente saca logo de cara o que é.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra ler esse livro, parece ser super emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  13. A leitura é fluída, envolvente e completamente apaixonante. Temos segredos, medos, sexualidade, amor, dor, e vários sentimentos envolvidos. Foi realmente uma leitura que me surpreendeu muito e que conseguiu abordar diversas coisas interessantes.
    O final foi muito bom, mas senti como se estivesse deixando um amigo para trás. Realmente me apeguei muito a esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Sua resenha está muito boa, sempre ouvi muitos elogios desde que lançou e estou cada vez mais curiosa pelo livro, a edição é linda, espero ler em breve e gostar tanto quanto você

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Assim como você li, favoritei e amei demais essa história. Concordo com tudo o que disse e acho uma das histórias mais belas que já conheci, a escrita da autora é incrível e os personagens também.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gêmeos idênticos realmente sentem e pensam quase igual mas cada um tem uma personalidade que diferencia a ambos. Creio que em muitos aspectos dessa história veremos isso, e a decisão que cada um tomar poderá ou não influenciar o outro. Competição entre irmãos? Isso é coisa comum. Será que lerei isso também nessa trama tão bem feita?
    Quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  17. Mano seu lay ta tão perfeito <3
    Não conseguiu me conectar com esse livro, abandonei sem dó.
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu adoraria ler esse livro, pois estou super curiosa depois da sua resenha, então espero poder, quem sabe, adquiri-o em breve, pois tenho curiosidade sobre histórias que contam com um drama familiar envolvente.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie tudo bem? Nunca tive o interesse de ler o livro, mas agora lendo sua resenha e parando pra prestar atenção ele me prendeu e me deixou curiosa. Mal posso esperar pra ler.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha ficado curiosa com esse livro quando o vi pela primeira vez, então comecei a ler algumas opiniões e fiquei mais animada ainda, porque realmente parece ser um livro incrível.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para ler esse livro *-* parece ser tão maravilhoso, e todo mundo ama <3

    ResponderExcluir
  22. Sou suspeito para falar desse livro, meu Deus ele é tão perfeito! E sua resenha não ficou atrás, ele é o meu preferido da vida <3

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro desde o ano passado mas só vou ler esse ano.
    Eu tinha bastante receio com a leitura mas chegou a hora de dar uma chance, espero gostar da história desses dois irmãos;

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha ouvido fala sobre esse livro mas eu não tinha me interessando nele mas agora que eu vi a resenha fiquei com muita vontade de ler ele agora entrou na minha lista que preciso compra ele <3

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Li o livro ano passado, mas eu achei a trama lenta e não fluida. Apesar disso, gostei da leitura porque ela possui alguns ensinamentos e uma dinâmica diferente. Também fiquei louca para entender o que tinha acontecido e foi impossível não compreender os irmãos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir