Resenha: Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 474
Ano: 2011
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Nesse terceiro livro da série Os Instrumentos Mortais vemos muita ação do começo ao fim.
Finalmente Clary descobriu tudo que sua mãe lutou tanto para esconder dela e isso a deixa completamente revoltada. Contudo, isso não irá impedir que ela vá atrás de um feiticeiro chamado Ragnor Fell em busca de ajuda para salvar a vida da mãe.

Jace tenta evitar qualquer contato que envolva Clary ou Jocelyn que ainda encontra-se desacordada por causa de um feitiço. O mesmo parece sofrer a cada dia, ter de lutar com os sentimentos que ele tem por Clary faz com que tudo acabe ficando mais difícil a cada momento.

Valentim - o grande vilão da série - ainda segue com seu plano de destruir todos os seres do submundo que não sejam caçadores de sombras, pois em sua concepção qualquer um que não seja dessa linhagem é impuro. Porém, para que tudo aconteça conforme planejado ele precisa juntar os instrumentos mortais para por seu plano em pratica.

A família dos Lightwoods juntamente com outras famílias de caçadores de sombras precisam se reunir em Idrís - sua cidade natal - para que consigam montar uma estratégia contra Valentim. 
O jogo de poder é impressionante nesse momento, pois de um lado vemos membros da Clave corruptos e de outros vemos pessoas que não tem noção do que acontece por debaixo de seus olhos. A situação está realmente complicada, ainda mais com um vampiro adolescente no meio da cidade natal dos caçadores de sombras. É nesse instante que começamos a ver a verdadeira face de alguns caçadores de sombras.

Clary por sua vez nunca obedece muito o que lhe é imposto e com isso coloca sua vida em perigo tentando salvar a vida de sua mãe.

O livro é cheio de reviravoltas, amores correspondidos porém complicados, batalhas inesperadas, sentimentos e uma enorme evolução de alguns personagens. A cada livro que passa dessa saga a história vai melhorando mais!
Originalmente era para ser uma trilogia, porém a autora resolveu fazer uma série (ainda bem) e por isso, essa leitura é cheio de reviravoltas. Inclusive não consigo ver esse livro como o final, pois é tanta coisa acontecendo que o leitor com certeza precisa de mais detalhes sobre os fatos.

Todos os personagens são bem trabalhados e vão evoluindo bem a medida que você vai lendo. Tenho que ressaltar Alec e Magnus, que são meus personagens preferidos depois do Jace e cada vez que eles aparecem meu coração palpita.

Foi uma ótima leitura, me senti muito envolvida e li esse livro muito rápido. 
Como li no kindle não posso citar sobre qualquer possível erro na edição física, mas no ebook estava tudo ótimo.
Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também.

6 comments

  1. Essa é uma das séries fantásticas que eu mais anseio em ler, por conta de todos os comentários positivos que já li sobre a escrita e o enredo em si. Gosto muito da forma como a autora insere e trabalha os elementos dentro da trama, sendo que existem diversos aspectos dentro de uma mesma história, de vários gêneros literários. Não sabia que a série seria uma trilogia a princípio, mas ainda bem que a autora decidiu por continuar escrevendo, visto que muitas perguntas dos leitores poderiam acabar ficando sem respostas com essa quantidade de informações do terceiro volume.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série, parece ser ótimo. É perfeito quando a série não perde a "força" mantendo o leitor preso como aconteceu neste livro. Eu gosto dessa parte que mistura realidade com magia, ficção fantástica. Embora não tenha lido resenha dos livros anteriores e não estar muito por dentro da história eu gostei da resenha e fiquei ainda mais curiosa para fazer a leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A história dessa serie parece ser muito boa, mas admito que tenho um pé atrás. Ouvi falar muito mal do filme (sei que não se deve comparar o filme ao livro) e fiquei com um pouco de receio de ler. Mas acho que no futuro eu posso dar uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Só li o primeiro livro da série e gostei bastante, a história me agrada muito. Parece que a série continua magnífica ao decorrer dos demais volumes! Ansioso p/ chegar até o fim da primeira trilogia *-* Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ja li a série toda u.u
    E posso dizer que fica melhor a cada volume!
    Super recomendo!
    O final é simplesmente perfeito!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro dessa autora, quando o assunto é esse fico completamente por fora, mas espero que esse ano eu leia algo. (pelo menos assistir a série)

    ResponderExcluir