Saga: Quando eu decidi aprender a tocar ukulele


No ano de 2015 eu resolvi que queria aprender a tocar algum instrumento de corda, mas eu tenho um violão em casa, por que não praticar nele? Afinal, eu sei as notas, sei posicionar os dedos, tenho palhetas e entendo um pouco de tudo ..., mas meu problema com violão é que ele é muito grande para mim.
Não é só grande, eu não me sinto confortável com o violão, minha mão é pequena e eu queria algo mais prático. Então lembrei da primeira vez que eu ouvi a Clarice Falcão tocando uma música com ukulele e eu pensei: poxa, talvez eu me dê bem com esse instrumento.
Comecei a pesquisar várias músicas com ukulele e descobri finalmente que o som que eu escutava de algumas músicas do Elvis era o som do ukulele. Gente, como uma fã de Elvis não sabia disso? Bom, antes tarde do que nunca!




Comecei a pesquisar mais, e foi quando dei de cara com o site do Uke Cifras! Descobri que dá para pedir cifras, ver cifras e enviar cifras, ou seja, é um verdadeiro paraíso, pois eu não imaginava que poderia haver algo desse tipo e que fosse em português.
Mas, não é apenas isso. No uke cifras você encontra de tudo (inclusive aberturas de desenhos). Então eu já sabia o local para ver as cifras, já sabia um pouco da história do ukulele, gostava do som e agora, qual seria o melhor ukulele para mim?
Comecei a pesquisar os tamanhos e cada tamanho muda um pouco o som que sai do instrumento devido a uma série de fatores. Então, decidi pelo soprano que é o menor ukulele (de 33cm a 35,5cm) numa escala de 13 a 14 polegadas, que para o tamanho da minha mão fica ótimo. Mas, qual marca deveria comprar? Ai foi uma outra novela, pois eu via muitas pessoas falando que a mahalo era uma marca muito "vagabunda" que o som do ukulele ia sair abafado, e isso ia me dando mais medo. Porque comprar sem a ajuda de um profissional me deixa muito nervosa, mas todas as vezes que ligava para me informar o vendedor queria me empurrar qualquer coisa.

Depois de um mês e meio e alguns vídeos de uma amiga resolvi comprar um ukulele temático. Procurei muito pelo tema Hora de Aventura, mas quem disse que eu achei para vender? Depois de tanto procurar resolvi recorrer ao ukulele parecido com o de uma amiga, com o tema do Bob Esponja.
Quando achei no mercado livre pensei que era meu dia de sorte, mas no momento eu não estava com dinheiro. Dois meses depois - quase três - eu finalmente consegui comprar o meu.

Não posso dizer que sou uma perita no assunto, pois tenho de estudar muito - e o meu chegou apenas a 1 dia -, contudo eu posso dizer que estou bastante contente com a minha escolha de instrumento!
Eu tentei não protelar tanto para adquirir ele, afinal se eu fosse deixando para depois acabaria desistindo de aprender a tocar. Sou muito impulsiva as vezes e isso me leva aprender diversas coisas novas/interessantes. Estou bem animada com a minha decisão e espero aprender a tocar uma música em breve. Quem sabe eu não grave um vídeo! 

Fiquem agora com uma foto do meu ukulele e qualquer dúvida que tiverem se eu puder ajudar podem me perguntar que eu respondo nos comentários. Sei que o texto é um pouco de toda a saga de outubro até aqui e está um pouco superficial, mas quero deixar a seguinte mensagem: Não deixe nada para amanhã. Se jogue, aprenda coisas novas, prove, se permita e deixe que a vida te guie a experiências novas/emocionantes.

5 comments

  1. Quando eu era mais nova fiz aula de todos os instrumentos possíveis, acabei gostando mais de tocar bateria (que era o instrumento mais caro) e acabei desistindo. Hoje tenho zero vontade de aprender a tocar alguma coisa hahaha. Achei muito fofo seu uku.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal esse instrumento *o* Não conhecia e achei bem legal, parabéns pela iniciativa de aprender algo novo, é sempre bom :D Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  3. Nem conhecia esse instrumento hahaha
    È bom saber e tocar algum, eu aprendo órgão eletrônico e arranho um pouco no teclado ahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia o instrumento, mas nunca vi um "ao vivo"...rs... Eu arranho umas músicas no violão, mas tenho o mesmo problema que você: ele é grande demais para mim. Gostei muito da sua determinação e seu ukulele é lindo. Vou aguardar um vídeo seu por aqui...rs... Não sou fã do Elvis, mas escuto algumas músicas dele e também não imaginava que ele utilizava este instrumento. Gostei muito do post e da mensagem final... =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esse instrumento me lembra do Havai, eu sou pessima com instrumentos de corda, (ou qualquer coisa do tipo), mas espero que tu grave um video para te ver tocando!

    ResponderExcluir