07 março 2016

Resenha: Estilhaça-me


Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
Ano: 2012
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Juliette está trancafiada em um hospício há muito tempo, mesmo assim ainda consegue (não) manter sua sanidade mental. Ela não pode tocar ninguém e a última vez que Juliette fez isso acabou sendo presa por assassinado, mas ela não fez porque quis, foi apenas um acidente.

Todos os dias ela escreve em um caderno improvisado e sabe que sua vida nunca vai mudar. Ninguém realmente se importa com o que ela é, ou com o que sente. Ninguém nunca se importou de fato, mas sua vida está prestes a mudar.

Um belo dia é jogado dentro de sua cela um rapaz desconhecido, mas que todas as vezes que Juliette olha em seus olhos ela lembra-se de alguém do seu passado. Juliette teme que ele a toque e as coisas acabem saindo do controle, por isso fica certificando-se todo tempo que ele não pode toca-la. 

Por tratar-se de uma distopia o mundo lá fora está mergulhado em caos. As pessoas morrem doentes, não existe alimento para todo mundo, faz muito tempo que as coisas não são de fato boas para a humanidade, por isso quem se importaria com uma garota que tem um toque letal quando se tem uma organização que deixa a população cada vez mais miserável??
Os pássaros costumavam voar, é o que as histórias dizem. Antes de a camada de ozônio ter se deteriorado, antes de os poluentes terem transformado as criaturas em algo horrível incomum. Eles dizem que o tempo não foi sempre tão imprevisível. Eles dizem que havia pássaros que costumavam planar no céu como aviões.
Adam começa a ver que a vida de Juliette não é nada fácil. Tudo é uma verdadeira batalha, mas as coisas começam a ficar piores quando um soldado do Restabelecimento aparece querendo recrutar Juliette. 
O Restabelecimento é uma organização que mentiu para todas as pessoas, pois ao invés de ajudar está deixando a população cada vez mais oprimida e sem qualquer recurso.

Juliette deveria ajudar a organização? O que aconteceu com Adam quando arrancaram os dois daquela cela imunda? Será que as coisas finalmente vão mudar?
O livro é simplesmente eletrizante. A escrita da autora é muito envolvente e deixa o leitor completamente nervoso com o desenrolar dos fatos. 

Alguns capítulos parece que você está lendo o diário da Juliette, por isso encontra palavras riscadas, uma única frase na página, várias palavras em parenteses dando a entender que pode ou não ser aquilo que está acontecendo, dentre outras coisas. É realmente muito interessante e a abordagem é diferente de tudo que eu já havia lido.

Personagens bem construídos e com a leitura cheia de reviravoltas. Realmente vale muito a pena dar uma conferida.
Como os personagens principais são adolescentes isso torna tudo bem interessante, pois ninguém imaginaria que um adolescente seria comandante de um exército tão grande (filho do comandante principal por sinal). 

Eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca eu não sou louca.

O final do livro me deixou empolgada para a continuação. Confesso que não imaginei tantas reviravoltas no decorrer da leitura e fiquei muito surpresa com tudo que foi apresentado. Inclusive li o livro em um único dia. 
Não achei qualquer erro e caso tenha passou, completamente despercebido.

24 comentários

  1. Ai eu gosteiii!!! Fiquei com vontade de ler!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Gostei muito da sua resenha e você transpareceu muita empolgação e isso me deixou curiosa. Vou ler esse livro.
    Beijos!!

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Leu em um dia? Deve ser muito bom. Eu estou querendo ler faz tempo, mas sempre tenho outros na frente.
    Gostei da sua resenha, afinal nenhuma tinha me deixado com vontade mesmo de ler. Parabéns!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Muito prazer, sou Novata aqui! Gente, se tem uma coisa que posso chamar de hobbie é leitura, e eu simplesmente adoro ler! Este livro pareceu me interessante, e com certeza pegarei ele como indicação!

    docetesrevolts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mana.
    Sempre que leio sobre esse livro tenho vontade de pegá-lo na mesma hora e começar a lê-lo.
    Mesmo assim eu só sabia a parte do toque e nem imaginava que era uma distopia kkk
    beijinhos :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, nunca li nada da autora e estou muito interessada em conferir. Adorei a resenha, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Tenho amigos que leram e sempre me indicam,mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Adorei,sua resenha tá ótima e meu Deus...quero!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sou louca por distopias. E essa é uma que tenho vontade de ler já tempo, mesmo sendo voltada mais para o publico adolescente. Pelo o que você destacou, parece que não vou me arrepender. Essa questão de não poder tocar nas pessoas é muito instigante. Como irá se desenvolver um romance assim? E ainda tem as questões políticas essas são as que mais chamam atenção em distopias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amo distopias e lembro de ter gostado muito deste livro quando o li no ano passado. Pretendo dar continuidade ao segundo e terceiro volumes este ano e espero não me decepcionar com o desfecho da trilogia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro em listas de livros distopicos (amo!), mas nunca me empolguei em relação a ele. Mas eu adorei a sua resenha! Realmente fez eu me interessar pela trilogia! :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ooiii,tudo bem?
    Menina primeiro quero te dizer que layout mais lindo, que lindooooooo :o
    E sobre o livro eu realmente tenho muita vontade de realizar a leitura, já conheço a obra a bastante tempo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    tudo bem? Então esse livro não faz o meu gênero, mas tenho amigas que vão gostar da obra e vou indicar. Adorei o layout do seu blog, clean e organizado. Sua resenha ficou muito boa, parabéns. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei esse livro faz um tempo, mas não gostei do enredo, por várias vezes, desisti da leitura, até que finalmente, dei o livro de presente para outra pessoa que faria melhor proveito que eu.

    ResponderExcluir
  14. Olá, na época do lançamento eu não tinha muita vontade de ler esse livro não, mas o tempo foi passando e, depois de já ter lido algumas distopias e me familiarizar mais com o gênero, agora o livor e a trama me parecem bem mais interessantes e "Estilhaça-me" é uma leitura que quero fazer.

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline tudo bem, a um tempão que esse livro está na minha wishlist e nunca peguei para ler, lendo a sua resenha achei maravilhosa a história e fiquei curiosa com o desfecho. Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Oie, Alice, sua linda, tudo bem?
    Bom, eu já li resenhas do segundo volume dessa série, ou trilogia, sei lá. Mas nunca ouvi falar do primeiro, nem procurei também hahaha, mas agora lendo sua resenha me apaixonei e me interessei MUITO pela história, quero ler logo!

    ResponderExcluir
  17. Eu vi a capa desse livro recentemente e tinha ficado interessada. Mas ainda não tinha lido nenhuma sinopse e nenhuma resenha. Eu sou doida por distopias e achei a premissa dessa bem interessante e a forma como é narrada é um atrativo há mais.
    Sua resenha ficou bem completa e vou deixar esss livro na minha lista de compras para o próximo mês.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  18. Ola tudo bem?
    Ja conhecia este livro, porém nunca o li, por não me chamado atenção.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Parece ser muito gostoso e interessante.

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu morro de vontade de começar a ler essa trilogia, parece ser bem diferente e com uma protagonista forte *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro, mas faz tanto tempo que quero reler, o que não costumo fazer kkkk Lembro que na época fiquei muito envolvida com a história, porque é eletrizante tudo ali narrado, né? Enfim, fico feliz que tenha gostado também o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Olaaa! Gosto de Estilhaça-me, comprei ele por recomendação de uma amiga. Amei a premissa, diferente de tudo que ja tinha lido, uma garota com poderes e trancafiada? fiquei ansiosa pela continuação, mas até hoje sou ressentida com a continuação, não li e nem pretendo ler os outros. Mas é uma trilogia maravilhosa, sei de todos os acontecimentos, só perdi a vontade de lê-los, infelizmente. Leia, leia!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Oiee,
    Eu já vi vários blog e canais falando dessa serie de livros e eu não dava muita atenção e talz, mas com o tempo fui me interessando mais, quero muito conseguir ler. Adorei a resenha!!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Alice, tudo bem?

    Muita gente fala bem desse livro e eu sou super curiosa, só não tive tempo de ler ainda, rsrsrrs. Adoro livros com reviravoltas, então acho que vou curtir principalmente se a autora sabe conduzir a história. Ansiosa para ler. Espero que eu consiga ainda esse ano.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao blog e obrigada por comentar!