Resenha: O Códex dos Caçadores de Sombras


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 274
Ano: 2014
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: A Clave tem o prazer de anunciar a mais nova edição no mais antigo e famoso manual dos Nephilim: o Shadowhunters’ Codex. Desde o século XIII, o códex vem sendo o mais jovem amigo de todo Caçador de Sombras. Quando você está cercado por demônios, é muito fácil esquecer os pontos mais obscuros da linguagem demoníaca ou a maneira mais rápida de parar um ataque de demônios Raum. Com o códex, entretanto, você nunca vai precisar se preocupar.Agora em sua vigésima sétima edição, o codex abrange tudo: a história e as leis do nosso mundo; como identificar, conviver com, ou se preciso, matar a maioria dos coloridos habitantes deste mundo; qual ponta da estela você deve usar para se marcar. Suas tentativas de matar um vampiro ou um feiticeiro não serão mais atrasadas por intermináveis perguntas de seus recrutas: O que é um Pyxis? Por que não usamos armas de fogo? Se não posso ver um símbolo de um feiticeiro, há alguma forma educada de perguntar a ele onde a marca está? Onde conseguimos toda nossa água benta? Apostilas de geografia, história, magia e zoologia, todas juntas em uma só, o codex está aí para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar no belo, às vezes brutal, mundo que habitamos.
E para ninguém dizer que a Clave está desatualizada, ou, como dizem os jovens Caçadores de Sombras, “careta”, essa nova versão do Codex estará disponível não só na versão com a ligação de pele de demônio fechada magicamente, mas, também, numa versão moderna, usando todas as mais novas e emocionante técnicas de impressão atuais, incluindo alguns novos recursos, como uma capa firme feita de tecido, um revestimento à prova de poeira e informações sobre título, autor, editora, e muito mais escritos na capa. Você vai gostar de saber que ela cabe perfeitamente na maioria das mochilas e, ao contrário das antigas edições, ela não desliga mais sistemas de segurança.
As antigas gravuras também foram substituídas: em vez delas, você vai encontrar pródigas ilustrações feitas por alguns dos mais brilhantes artistas. Criaturas, armas, pessoas e lugares foram cuidadosa e precisamente descritos por Rebecca Guay, Charles Vess, Jim Nelson, Theo Black, Elisabeth Alba e Cassandra Jean. Os capítulos são graciosamente introduzidos pelos desenhos de Michael Kaluta, e durante o resumo do clássico de 2.450 páginas, A História dos Nephilims, você vai encontrar uma seleção das melhores e mais adoráveis ilustrações do volume por John Dollar.

O códex dos caçadores de sombras nada mais é do que um livro de instruções que foi feito para ensinar os novos caçadores de sombras. Eles aprendem sobre criaturas, como se comportar, tipos de armas, um pouco da história dos caçadores e muito mais.

O livro detalha muito algumas coisas sobre demônios o que foi um pouco entediante, mas ainda sim por tratar-se de um livro de instruções sobre o universo criado pela autora é bem interessante ver como a mitologia do mundo das sombras é bem ampla. Existem diversas páginas sobre fadas, lobisomens, feiticeiros e como se não bastasse as ilustrações deixam o livro ainda mais atrativo.


O códex é muito citado nas séries escritas pela autora, por isso ele é mais como algo base e de conhecimento sobre a série do que algo que trás uma história em si.
O livro é cheio de ilustrações e diversas notas escritas pelas páginas do livro como se os personagens da série Os Instrumentos Mortais tivessem rabiscado o mesmo. Esse detalhe é bem diverto e faz toda a diferença!

Para quem quer aprender mais sobre o mundo criado pela autora esse livro com certeza vale muito a pena, sem contar que respondeu várias perguntas que eu tinha em relação a mitologia dos caçadores de sombras.
É uma leitura interessante e vale a pena ressaltar que o trabalho gráfico está muito lindo não só pelas ilustrações, mas também por todo o cuidado que a editora teve em fazer a diagramação.

Não é um livro que você precise ler na ordem, por trata-se de um manual você pode ir lendo aos poucos as partes que achar melhor naquele momento. E isso não afetará em nada a sua leitura.
Não tenho muito o que falar, pois o livro não tem uma história em si, mas só posso dizer que foi uma leitura muito boa.
Preto para caçar pela noite
Para a morte e o luto, a cor é branco
Ouro para uma noiva com seu vestido
E vermelho para chamar o encanto.
Seda branca quando nossos corpos queimarem,
Brandeiras azuis quando os perdidos voltarem.
Chama para o nascimento de um Nephilim
E para lavar nossos pecados.
Cinza para conhecimento que devem ser secretos,
Marfim para os que não chegam a envelhecer.
O açafrão ilumina a marcha da vitória,
Verde repara nossos corações partidos.
Prata para as torres demoníacas,
E bronze para invocar poderes incríveis. - antigo verso infantil nephilim. 

6 comments

  1. Olá Aline tudo bem, ainda não li nada da Cassandra, mas particularmente eu tenho esse livro, e lembro que comprei por que gostei da aparência dele, e por ser um manuel tinha coisas bem interessantes, até me deu vontade de explora-lo mais. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Alice, eu quero ser uma caçadora de sombras!
    shAHSIAHSiuhas
    Namorando esse livro a maior tempão... Quero muito!
    Eu adoro a Cassandra! A narrativa dela é muito envolvente.

    Seu layout tá tão lindoooo!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe da nossa promoção de março

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Finalmente meu deus, vejo alguma postagem sobre este livro, pesquisei e nunca achei algo legal que eu fosse realmente me interessar em ler sobre. Eu morro de curiosidade de como seria este livro em relação as outros livros kkkkkkkkkkkkkkkk então tirou a minha dúvida e posso dizer que só tenho amor mesmo pela capa, a história não me agradou muito não :( passo a dica.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, nossa amei a resenha Alice, quero ler em breve, estou terminando Princesa Mecânica, faltam poucas páginas e quem sabe este será o próximo! Amei as ilustrações!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Oiiii! Li uns três livros da Cassandra Clare e gostei MUITO, mas acabei me desanimando e deixando pra lá esse universo criado por ela, fiquei interessada nesse livro, acho legal quando o autor cria algo tão explicativo e bem construído para explicar o universo que ele criou. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice!
    Nossa adorei as ilustrações desse livro e as explicações sobre cada elemento da história. Realmente é um manual completo. Ainda não comecei a ler os livros de Cassandra, mas tenho certeza que quando começar, esse incrível manual vai me ajudar e muito!
    Abs!

    Participe do Nosso Sorteio de Páscoa!

    ResponderExcluir