Resenha: Shingaling


Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 136
Ano: 2015
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Extraordinário se tornou um best-seller ao narrar os desafios enfrentados por Auggie, um menino de aparência incomum. Na sequência do romance, J.R. Palacio lançou os e-books O capítulo do Julian, narrado pelo menino que mais fazia bullying contra Auggie na escola, e Plutão, narrado pelo amigo de infância do protagonista. Agora quem conta a história é Charlotte, uma das crianças que recebem Auggie no dia em que ele vai conhecer a escola.Em Shingaling, temos a oportunidade de conhecer melhor a personagem cuja presença é decisiva em momentos importantes da vida de Auggie. Ela conta sobre sua amizade com Summer (as duas solucionam um mistério juntas) e sobre como foi, para as meninas da escola, começar a conviver com o menino mais extraordinário que já haviam encontrado. Charlotte aproveita para mostrar sua mania de fazer diagramas e explicar como elaborou o preceito citado no final de Extraordinário: “Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo.”

Shingaling é um ebook que faz parte do universo do livro Extraordinário que conta a história de Auggie, um menino de aparência nada comum e que aborda as dificuldades que ele acaba enfrentando, dentre outras coisas.
Nesse ebook conhecemos Charlotte, uma garota inteligente que acabou sendo chamado pelo diretor do colégio para recepcionar Auggie mas, mesmo sendo uma "boa garota" ela não acaba mantendo uma amizade profunda com o garoto; apenas diz um oi quando é necessário.

Charlotte se mantém neutra na guerra entre os garotos, mas ainda sim ela se vê em situações complicadas. Será que ela conseguirá se manter dentro dos seus princípios? 
O ebook fala sobre amizade, popularidade e sentimentos. A história é simples, delicada e carregada de emoções!

Apesar de não ser tão ligada a trama principal de Auggie, ainda vemos uma coisa ou outra relacionada com a história. Por ser uma trama secundária eu tive uma experiência diferente, como se a história estivesse acontecendo em um mundo paralelo a história do livro.

De qualquer forma foi uma boa leitura cheia de ensinamentos que aborda de uma ótima forma os dramas que os alunos passam devido a popularidade ou a falta dela, inclusive aborda muito bem as brincadeiras cruéis que as crianças fazem com as outras e como isso pode afetar alguém. 

Apesar de não ter gostado tanto do final - imaginava algo como um final muito mais feliz que aproxima-se as personagens citadas - ainda sim foi um bom final! É o shingaling, querida!

2 comments

  1. Acho que sou a única pessoa do mundo que nunca li nenhum livro do universo de Extraordinário!
    E a cada resenha que leio sobre qualquer um dos livros, mas curiosa fico :)

    Um beijo,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ler Extraordinário, mas a cada resenha dos contos criados após o grande sucesso mais minha vontade aumenta de adquirir essa delícia!
    Shingaling me parece ter uma história bem envolvente, onde o leitor se identifica em algum ponto com os acontecimentos ao lembrar do seu passado nas escolas quando criança.
    Depois que eu ler Extraordinário correrei para os contos e Shingaling será a minha primeira opção de leitura. ^^
    Parabéns pela resenha, Alice. Bus :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir