Resenha: Simon vs. a agenda Homo Sapiens


Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Ano: 2016
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Simon é gay, mas nem seus amigos ou familiares sabem disso. Inclusive o garoto vem trocando e-mails com alguém "desconhecido", para ser mais exata com um garoto do colégio que deixou uma mensagem no tumblr da escola relatando sobre sua homossexualidade e Simon agindo por impulso acabou deixando um e-mail "falso" para tentar manter contato com o garoto. E foi assim que ele e Blue se conheceram.

Simon troca e-mails com uma certa frequência com Blue, mas as coisas ficam complicadas quando o garoto acaba não saindo da sua conta de e-mail ao usar o computador da biblioteca e Martin acaba lendo sua troca de mensagens com Blue. Então para usar isso a seu favor, Martin começa a chantagear Simon e para que seu segredo não acabe vazando ele decide ajudar o garoto a aproximar-se de uma das suas amigas.
É o seguinte: o nome Simon que dizer “aquele que ouve” e Spier quer dizer “aquele que observa”. O que significa que estou destinado a ser fofoqueiro.
O garoto não conta a Blue que está sendo chantageado e continua a aproximar-se dele a cada dia mais, em contrapartida tem de conviver com Martin que parece não querer sai do seu pé. Sem contar que Simon apesar de tentar evitar Martin a todo custo, sabe que a qualquer momento o garoto pode vazar a imagem da tela com a troca de emails - sim, o Martin teve "a cara de pau" de capturar a tela que prova toda a história.

Esse livro é muito envolvente, tanto que li em apenas algumas horas! Muito divertido e cheio de pequenas reviravoltas. 
Podemos ler as trocas de e-mails entre Simon e Blue, conhecemos vários personagens interessantes e não é apenas a história central que vai crescendo, mas as várias histórias secundárias que estão interligadas ao personagem principal tem sua vez no livro.

Não imaginava que fosse gostar tanto da leitura e o livro além de quebrar vários tabus acaba também quebrando vários pequenos esteriótipos. Uma leitura realmente cativante. 
Gostei do romance, do mistério e confesso que os fatos te levam a acreditar que Blue é uma pessoa, quando na verdade é outra que não imaginamos. Isso me animou muito, pois gosto de livros que não me deixam descobrir o mistério no meio e sim apenas quando o autor revela.

Não achei qualquer erro na leitura do ebook e é um livro que vale muito a pena conferir.
- Não vamos fazer mais nada nunca mais. Não vamos para a escola. Não vamos comer. Nem fazer o dever de casa.
- Eu ia te convidar para ver um filme – diz ele, sorrindo.
Quando ele sorri, eu sorrio.
- Nada de filmes. Odeio filmes.
- É mesmo?
- É mesmo. Por que eu ia querer ver outras pessoas se beijando, se posso beijar você?

15 comments

  1. Wowwwwww
    Que enredo tenso é esse? Onde aperto para quebrar a cara desse Martin???
    Já não basta ser difícil ter que se manter dentro do armário, ainda vem um capeta infernizar a vida do Simon. Isso é revoltante demais!
    Mas um relacionamento só com troca de e-mails é algo bem arriscado. Você fica sempre na dúvida se a outra pessoa é real e pelo que você escreveu esse ponto é bem parecido com o do livro Will & Will. Deve ser extremamente doloroso ser enganado por uma pessoa que você estava começando a nutrir sentimentos. Isso pode só parecer ficção, mas acontece na vida real e sempre acontecerá.
    Fiquei com bastante vontade de saber como Simon irá se livrar desse puto Martin. Espero que tenha vingança!! Kkk
    Parabéns pela resenha, girl. Nunca que eu ficaria sabendo sobre essa obra. Bjs :*


    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse livro é maravilhoso bruno. deverias ler <3
      simon é muito engraçado e um amorzinho. o relacionamento dos e-mails é super legal!!
      pow martin só fazendo merda mesmo, dá mó raiva e vontade de quebrar a cara dele por isso.

      Excluir
  2. Uhu! Adoro obras que nos surpreendem de maneiras boas, ao quebrar tabus e esteriótipos, é algo mega bom, né? Ah, que mistério! Fiquei mega curiosa e com muita vontade de ler!!!
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! Eu não pensei que o livro tinha esse enredo. Parece ser realmente muito bom, livros que tem histórias que nos apresentam uma quebra de tabu é algo que eu queria ver mais na literatura.
    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Premissa bacana!
    Gostei da resenha. Parece ser uma ótima leitura.
    Livros que trazem quebras de tabus me agradam em cheio. E este vou ler, sim!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro e o quero para ontem, a temática homoafetiva muito me interessa, se pudesse, leria todos os livros que tem essa temática, principalmente os juvenis, fora que esse enredo está muito bom, curti muito.

    ResponderExcluir
  6. P.S.: Vou divulgar na fanpage Literatura LGBT

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótima resenha. Eu tenho vontade de ler esse livro, a história me deixa curiosa para saber que é o correspondente misterioso, e os personagens são interessantes.

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia o livro e achei a temática bem envolvente, já li um livro sobre relacionamentos homoafetivos e achei adorável. Gostei de saber sobre o mistério em torno da verdadeira identidade do personagem envolvido no relacionamento.
    Quero ler!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Meio difícil não se envolver com a história pela sinopse, após ler a sua resenha, então, já estava me perguntando cadê meu livro kkk
    Gostei muito da sua resenha, acho que me envolvi assim, antes de ler, porque quem nunca foi zoado na escola?
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou louco por este livro há muito tempo, e fiquei muito feliz de saber que el finalmente foi publicado em solo nacional, haha!
    Todo mundo que lê este livro se apaixona completamente pela história e pelo Simon, e creio que comigo não será diferente.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Nossa que coisa essa de ficar ameaçando para sair do armário né.
    Mesmo assim creio que possui cenas engraçadas, misturando com esse drama de se revelar para os outros. Parece uma boa leitura.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ahhh esse livro é super fofo! Eu simplesmente amei. A história é linda. Não tem como não se apaixonar pelo Simon! Adoro o pensamento dele de que, porque ele precisa sair do armário se os heteros não precisam anunciar para o mundo que são heteros? Fantástico.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi! Parece que por onde olho tem esse livro, kkkkk
    sempre vejo indicações dele, fico babando..
    Acredito que vou amar. Adorei sua resenha, vc se expressa muito bem.
    abraços.

    ResponderExcluir