Resenha: A Desconhecida

Autor: Peter Swanson
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Ano: 2015
Avaliação:☆☆☆☆
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

A Desconhecida é um livro brilhante! Recheado de suspense do início ao fim, ele prende o leitor de maneira a fazê-lo se embrenhar na história e criar novas teorias a cada novo capítulo concluído. A narrativa que começa monótona e sem muitos atrativos vai ganhando forma e instigando a curiosidade do leitor a cada página virada.

Tudo tem início com a volta de Liana Decter a vida de George. Liana é um antigo amor de faculdade, com quem ele viveu um caso louco de paixão e luxúria por poucos meses, mas que foram o suficiente pra mexer com a cabeça dele e fazer com que se tornasse um louco obsessivo após sua partida. Ela chega pra balançar a vidinha pacata de George novamente ao lhe pedir um favor que a princípio parece bem simples, mas que ao longo da trama vai se tornando cada vez mais perigoso a ponto de colocar a vida de George em risco.

Liana é uma mulher muito atraente, e não apenas em sua forma física. Ela é manipuladora e inteligentíssima, o que a torna uma personagem cativante desde o início da trama, mesmo sendo ela a aparente antagonista da nossa história. Ela consegue dobrar George direitinho e convencer o leitor a todo momento de que é a vítima da história, fato esse que pode se tornar verídico ou não ao final, dependendo apenas do seu ponto de vista.

A narrativa é feita em terceira pessoa, mas a única perspectiva mostrada é a de George, o que a meu ver empobrece um pouco a trama. Analisando bem a história percebe-se que ela seria melhor aproveitada se narrada pela perspectiva da própria Liana, pois George apesar de ser o protagonista, acaba ficando em segundo plano em uma história tão grandiosa construída por ela.

As múltiplas facetas de Liana são o ponto chave e também o maior atrativo do livro. Ela é procurada pela polícia justamente por essas diferentes personalidades. Sua capacidade de se modificar pode ser comparada a de um camaleão, e por fim, eu não consigo deixar de admirar sua esperteza e brilhantismo. Ela é simplesmente genial!

Esse é o livro perfeito pra quem gostou da Amy de Garota Exemplar da autora Gillian Flynn. Liana é muito parecida com ela, talvez um tiquinho menos psicopata, mas ainda assim muito parecida.

A diagramação do livro está bacana. A capa é bonita, as páginas são amareladas e o espaçamento é bom. Há apenas uma leve ressalva em relação a pequenos erros de escrita/digitação que aparecem várias vezes e incomodam um pouco, mas nada que atrapalhe ou comprometa a leitura.

Por fim o saldo é mega positivo, avaliei o livro com 4 estrelas no Skoob por ter uma trama autêntica e um suspense digno das telonas. Os personagens conseguiram me envolver e as reviravoltas durante todo o livro me prenderam na leitura do início ao fim. E falando em final... O autor bem que poderia fazer um segundo volume na perspectiva da Liana, eu adoraria saber o que aconteceu com ela.

12 comments

  1. menina falou em garota exemplar e eu já fico maluca. eu não li o livro ainda, mas vi o filme e achei a personagem muitoooo boa. por isso fiquei bem curiosa quanto a esse.
    gostei da resenha :) vou ver se ponho o livro no kindle pra ler qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma leitura intereasante, mas confesso que não é meu foco de leitura. Mas sua resenha esta muito bem feita. Irei colocar na lista de leituras futuras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana, tudo bem?
    Menina eu fiquei completamente apaixonada por essa obra diante de tanto mistério que parece conter, sua resenha ficou um arraso e dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fico muito feliz em saber que é uma trama bem autêntica e que apresenta suspense digno de uma bela adaptação cinematográfica.
    Não estou muito acostuma a ler obras do gênero, mas estou escolhendo algumas e dando uma chance. Me surpreendi muito com os que li e estou convicta que em breve se tornará um gênero que gosto muito kkk
    Uma coisa que me deixou apreensiva é saber que tem alguns erros de redação/digitação, pois sempre me incomoda um pouco.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, Parabéns pela resenha, super completa!!
    Tenho vontade de ler este livro e fiquei ainda mais curiosa depois de ler sua resenha.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Já é a segunda vez que leio uma resenha desse livro, gostei bastante da sua e ele já tá na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Olá, adoro quando temos personagens inteligentes e tramas originais como estas *-* Sem duvida adorei a dica e pretendo lê-lo assim que tiver chance *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu to louca para ler esse livro, esses enredos mais tensos me chama muito a atenção, parece ser uma história muito boa e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, adorei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Quero ler esse livro, faz um tempo. Gostei de Garota exemplar por isso acho que vou gostar desse. Pena que você achou a narrativa um pouco pobrinha. Espero gostar mesmo assim.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estou enrolando a tempos para ler esse livro que está aqui do meu ladinho, mas agora me empolguei hahaha
    Mesmo a narrativa não sendo lá essas coisas, achei mais interessante agora.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie
    De tempos em tempos sempre vejo um livro que me agrada de tal forma, que acabo me perdendo nele. Claro que pequenos detalhes como a narrativa mostrar apenas o ponto de vista de George pode ser negativo. Mas no geral, fiquei curiosa pelo final.
    Parabéns pela resenhas.
    Amanda Melo
    Faces em Livros

    ResponderExcluir
  12. eu já tive muita vontade de ler esse livro, mas depois de alguns tempos, umas resenhas e tals eu acabei não me sentindo mais tão animada com ele, esse elemento dos suspense me intriga bastante mas não mais ao ponto de querer fazer a leitura, pelo menos não por enquanto.

    ResponderExcluir