Resenha: Cidade do Fogo Celestial - Os Instrumentos Mortais


Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 532
Ano: 2014
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando.
Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.


Jace está tentando entender o que vai acontecer com ele daqui para frente, pois pelo visto nem a Clave sabe como reagir perante a sua situação. Jace está com fogo celestial dentro dele depois do que aconteceu no livro anterior e isso pode ser a salvação dos caçadores de sombras ou a morte de Jace. 
Enquanto isso, Clary tenta fazer de tudo para arrumar um modo de destruir Sebastian, mas pelo visto as coisas não parecem muito a seu favor nesse momento. 

Os caçadores de sombras se vêem cada vez mais acuados e começam a buscar refugio em Idris, mas pelo visto Sebastian e seu exército pretendem atacar todo e qualquer caçador de sombras que estiver vivo sobre a terra e nada mais conveniente do que aproveitar a oportunidade de atacar quando todos estiverem juntos. 
Mas, para aumentar o seu exército ele está atacando vários institutos e transformando quantos caçadores de sombras ele puder e nesse momento que damos um pouco de visibilidade para Emma Carstairs e Julian Blackthorn (que serão personagens centrais na trilogia Os artifícios das trevas). 

Sebastian quer Clary e para conseguir isso ele acaba sequestrando os membros do submundo que fazem parte do conselho para tentar oferecê-los como moeda de troca. Isso acaba colocando a Clave contra a parede, pois se ela não ceder estará mostrando que apenas a vida de caçadores das sombras importam. Enquanto a Clave vai discutir o que fazer, Clary e seus amigos vão colocar seu plano insano em prática e tentar acabar de vez com essa guerra. 
Armados com suas habilidades, uma coragem enorme - ou estupidez - e um Jace que não sabe usar seu novo poder, eles vão juntos ao encontro de Sebastian.

O livro tem uma pegada rápida e cheia de mistério, pois apesar da conclusão épica e eletrizante, ainda temos um mistério que não foi resolvido, mas que terá uma trilogia para contar sua história.
A série terminou bem, a autora soube trabalhar bem na história, como também nos personagens principais e secundários. 
A história é repleta de pequenas referências a trilogia As Peças Infernais e temos o vislumbre de alguns personagens tendo um novo final feliz. 

Confesso que o final em alguns momentos me pegou desprevenida, mas não de uma forma negativa e sim de um jeito bastante positivo. Gostei do modo como tudo terminou e de como cada coisa encaixou-se na história, mesmo tendo sofrido em alguns momentos, no final tudo caminhou para algo melhor.

Gostei do crescimento dos personagens e com certeza foi uma série muito emocionante.
Não me recordo de ter achado qualquer erro durante a leitura, a capa segue o mesmo estilo das anteriores e a escrita da autora segue como sempre me emocionando bastante. 

— Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.

17 comments

  1. Hey, Alice!

    Eu sou apaixonada por essa série, sou suspeita pra falar. <3
    Cassandra Clare escreve muito bem, me tornei fã dessa mulher!

    Que bom saber que mais alguém gostou de Os Instrumentos Mortais. :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei de ler esse não faz muito tempo, e é muito bom mesmo, recomendo pra todos que me perguntam haha

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Alice, como vai garota?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, tenho os volumes dessa série e até irei levar para trocar no sebo porque não consigo ler não desperta atenção e quanto tentei ler me deu um sono danado. Mas, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, lendo a sua resenha bateu uma curiosidade de conhecer sabia, sinceramente nunca tinha me atraído, mas algo na sua resenha me deixou instigada. Espero mesmo ler em breve esses livros. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Tentei ler Instrumentos Mortais, mas infelizmente não deu, a leitura não fluiu pra mim :(
    Fico feliz que você gostou da série!!!
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Eu ainda não li essa serie, mas estou muito curiosa, a maior parte dos comentários que leio sobre são positivos então vou ler sim. Que bom que você gostou, mais um incentivo pra mim. Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li a série. Tentei ver a série de tv, mas achei tão fraca. Não deu pra mim. Os atores são muito ruins. Ainda que ver se consigo ler os livros, pois quero conhecer a escrita da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. que bom que a história seguiu o mesmo padrão das outras, bem construída, e gostei de saber que a história anterior terminou bem fechadinha, adoro quando os autores fazem isso. Estou para ler essa série e espero gostar.

    ResponderExcluir
  9. oi, Alice... acho interessante como a autora fecha uma história e já mescla com outra série ^^
    para os fãs, acredito que essa junção agrade bastante... sempre ouço falar bem da escrita dela mas comigo não funcionou, tentei ler o primeiro dessa saga, mas em poucas páginas percebi que não faz meu estilo de leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Oi
    menina to a mais de ano para começar essa série. Fico feliz que tenha gostado é um incentivo para que eu comece a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Mais uma série que não li, olha a vergonha! Desde que meu blog literário terminou, ando focada na escrita. Bom, na medida do possível. Confesso que tenho deixado a fantasia para os filmes, hehehe. Beijos, bela resenha!


    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  12. oie o/

    eu já quis muito ler essa série mas sei lá a quantidade de livros com esses personagens me deixa meio desanimada sabe? não sou muito animada com séries tããõoo longas, mesmo sabendo que o gênero me atrai bastante

    ResponderExcluir
  13. Eu quero tanto, TANTO essa série. Já li inúmeras resenhas de todos os volumes e fico cada vez mais frustrado por ser pobre e não poder comprá-los rsrs.
    Ótima resenha.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem? Poxa fico feliz que tenha gostado do livro, eu li o último esse ano e simplesmente AMEI apesar de querer que algumas coisas tivessem sido diferentes.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    nunca li nada da série e nunca tive curiosidade apesar de ver muitos elogios, é que ando fugindo de séries principalmente fantasiosas, mesmo assim boa dica e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Alice, li apenas o primeiro livro da série,e gostei muito.
    Especialmente por ser uma história repleta de aventuras.Que para mim conta muito em livros de fantasia.
    Ainda falta bastante para prosseguir com toda a história,mas ainda chego no livro que resenhou.

    ResponderExcluir
  17. Já li o primeiro livro da série e é bom saber que os personagens cresceram ao longo da série, isos me anima para continuar e conseguir terminar todos.

    ResponderExcluir