Resenha: Mau Começo - Desventuras em Série


Autor:  Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 152
Ano: 2001
Avaliação☆☆☆
Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".

Após a morte de seus pais, os irmãos Baudelaire acabam sendo enviados para morar na casa do Conde Olaf, um homem desprezível que irá fazer de tudo para conseguir ficar com a fortuna das crianças, mas será uma batalha árdua para o Conde, pois os Baudelaire não irão facilitar para ele.

As crianças Baudelaire são encantadoras, inteligentes e cada uma delas possuí uma habilidade única que as torna ainda mais especiais. Violet a irmã mais velha, é uma excelente inventora, talvez a melhor de sua época, basta amarrar uma fita no cabelo que sua mente começa a funcionar para construir algo. 
Seu irmão Klaus é um leitor ávido com uma memória surpreendente e a pequena Sunny tem a capacidade de morder qualquer coisa.

A cada página, o sofrimento dos irmãos parece aumentar e Olaf começa a ordenar diversos trabalhos para as crianças e as ameças constantemente. O homem parece ter olhos em qualquer lugar e não importa onde as crianças estejam, ele sempre está lá de alguma forma. 
O livro conta a vida infeliz dos irmãos e suas aventuras para escapar desse terrível e odioso vilão de quinta categoria.

A leitura é rápida, mas essa foi a segunda vez que tentei ler esse livro por completo, pois na primeira vez infelizmente acabei abandonado. Demorei um pouco para pegar o ritmo da história, mas apesar de tudo consegui finalizar o livro.
Não foi uma leitura difícil, mas não me senti tão conectada assim com os personagens e suas dificuldades, então em alguns momentos a leitura foi bastante cansativa, mas pretendo continuar a série.

Esse é o primeiro livro de uma série e pelo visto os irmãos Baudelaire não vão livrar-se do odioso Conde Olaf tão cedo. Espero me conectar melhor com a próxima leitura e terminar a série. 
Gostei da diagramação e não encontrei qualquer erro na leitura do ebook.

Se vocês se interessam por uma história com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.

1 comment

  1. Nossa, eu lembro que li a saga do Desventuras tem muito, mas muito tempo. Com esse hype da série, estou com muita vontade de reler. Eu adoro a história e a leitura flui tão rapida...

    Tá tendo sorteio do livro "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" no meu blog. Quer participar? É fácil. Aqui está o link: http://www.arteceteras.com/2016/11/sorteio-harry-potter-e-crianca.html

    Beijos!

    ResponderExcluir