Resenha: As Valentinas


Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco
Número de páginas: 24
Ano: 2014
Avaliação☆☆☆
Sinopse: Este é um Teaser do livro "Meus 15 Anos" da Luiza Trigo, que será lançado em julho pela Editora Rocco.
Nesta história, que antecede as confusões de "Meus 15 Anos", Bia é uma menina de catorze anos que detesta o Dia dos Namorados. Ela implica com a data, diz que é apenas um dia comercial, sem nenhuma razão histórica para existir, uma desculpa para se comprar presentes. Porém, Bia, no fundo, não gosta desse dia apenas porque nunca teve alguém com quem comemorar a data. Ela e suas amigas são as nerds da escola e acham que nunca irão namorar. As Valentinas é a história do Dia dos Namorados da Bia, com as agruras e belezas de não ter namorado, mas ter pais legais e amigas muito companheiras.


As Valentinas é um pequeno conto que faz parte do livro Meus 15 anos e nessa história curtinha vamos conhecer a Bia, uma garota de catorze anos que detesta o dia dos namorados.
Bia contesta a existência da data, fora achá-la completamente comercial (um motivo apenas para as empresas ganharem mais dinheiro), mas descobrimos que a maior razão para a garota odiar a data é o fato dela nunca ter comemorado esse dia com alguém.

Então para transformar esse dia de tormento em algo positivo, Bia decide passar o dia dos namorados ao lado de duas amigas em uma "noite das garotas". 
Vamos conhecendo um pouco mais sobre as personagens e vemos uma Bia muito empolgada para finalmente completar quinze anos, ela não vê a hora de descobrir as surpresas que suas amigas estão reservando para ela.

O conto é curtinho e dá para ler em questão de minutos. A história é fluída e bastante despretensiosa, o que foi ótimo para passar o tempo. 
Foi a primeira vez que eu li algo da autora e apesar de ter sido razoável na medida do possível eu esperava muito mais pelo alarde que várias pessoas fizeram sobre o conto. De qualquer forma pretendo ler o livro para ter uma opinião mais concreta sobre os personagens, no mais foi uma história que cumpriu o papel de entreter, mas nada além disso a ponto de me tocar profundamente ou me fazer criar vínculos com os personagens.

Não achei qualquer erro na leitura, a diagramação está boa e a capa está muito bonita - na verdade a ilustração da capa foi o motivo principal para que eu lesse esse conto. 

5 comments

  1. Meu Deus que livro mais amor <3 Estou simplesmente apaixonada pela capa <3 Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice! Tenho gostado cada vez mais de ler contos, mas esse não chamou minha atenção. Acho q mais pelo fato dele ser um teaser de um livro q não tenho tanto interesse em ler. Mas acredito q a leitura agradará bastante o seu público-alvo.

    ResponderExcluir
  3. Alice!
    ando lendo alguns contos esse ano também e gostei da indicação, vou tentar fazer a leitura.
    Embora não tenha lido nada da autora ainda.
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Conheço a autora, ela sabe facil livro bem simples e gostosinho de ler
    A adaptação desse livro será um sucesso porque tem Larissa Manoela que possui muitos fãs
    Adorei a historia, parece que voce ler em um dia

    ResponderExcluir
  5. Não li nada da autora, gosto bastante de contos e leituras para passar o tempo são seeeeempre bem vindas! Porém não tenho certeza se eu gostaria desse tipo de livro... Bom, vou tentar dar um chance qualquer dia!

    BJS

    ResponderExcluir