Resenha: Jogador Nº1


Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Número de Páginas: 464
Ano: 2012
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.

Jamie Halliday é o grande gênio da computação por trás do OASIS, uma plataforma online onde todos podem assumir qualquer avatar e fazer diversas coisas - como por exemplo frequentar a escola. Porém quando Halliday falece o mundo virtual fica atônito com uma caçada ao tesouro organizada pelo mesmo para ir ao ar assim que esse dia chegasse. Quem achar o ovo escondido por Halliday no mundo virtual será o detentor de toda a sua fortuna e herdará a plataforma online. 

Anos depois a caça ao ovo acaba virando piada para alguns, mas outras pessoas ainda buscam pelo mesmo tentando seguir as dicas deixadas por Halliday. Wade é um dos caçadores do ovo e vive praticamente online, pois essa é a única forma de escapar da dura realidade em que vive. 
Como Wade é um garoto sem qualquer dinheiro, seu avatar nunca pode viajar para os outros mundos dentro da plataforma, então o garoto gasta seu tempo lendo, ouvido e jogando coisas que Halliday gostava a fim de conseguir desvendar as pistas deixadas por ele.

É nesse momento que as coisas começam a ficar complicadas, pois Wade acaba descobrindo a primeira pista e seu nome fica famoso no jogo. Todos querem descobrir mais sobre ele e finalmente a caçada pelo ovo começa a ficar perigosa. Uma empresa chamada IOI está disposta a achar o ovo a todo custo, nem que para isso ela precise matar, então Wade entra em fuga alucinada para se manter vivo a todo custo a fim de por aos mãos no ovo.

O livro é uma grande referência a cultura dos anos 80, cheio de coisas interessantes e saudosas, mas tenho que ressaltar dois pontos negativos que me incomodaram muito durante a leitura.
O primeiro é a narração que em alguns momentos é tão descritiva que começa a ficar enfadonho de tanto que o autor descreve a tecnologia e afins. O segundo ponto são as justificativas de Wade. Ele tem plano para tudo que é situação e as vezes não convence muito!
No mais foi uma leitura interessante, com diversas reviravoltas e que valeu bastante a pena. 

Eu era esquisito demais até mesmo para os esquisitões.

6 comments

  1. Olá, Alice! Achei a premissa do livro interessante. Não me considero uma geek, mas curto bastante games. Fiquei curiosa para descobrir todo esse universo criado pelo autor, onde as pessoas passam a viver em uma plataforma online. O q me causou um certo receio foi o fato de o livro conter excessivas descrições técnicas. No entanto, daria uma chance a leitura, sim.

    ResponderExcluir
  2. Alice!
    Achei o plot do livro bem diferente do que estamos acostumados a ver em livros de fantasia e parece que tem muita aventura, mesmo que apenas no campo virtual.
    Fiquei muito interessada na leitura e também para ver se Wayne consegue o ovo e se torna mesmo dono de toda a fortuna...
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oie Alice, tudo bom?
    Menina, eu tenho esse livro aqui em casa há séculos e nunca parei para ler realmente.
    Adoro essa referencias que o livro faz, mas o meu maior medo com a leitura é o ponto positivo que tu frisou: descritivo demais. Eu sei que isso as vezes pode ser bom, mas as vezes (Como parece ser o caso) acaba deixando a leitura muito boring e é esse meu receio com relação ao livro. Mas pretendo ler um dia hahaha

    Beijos,
    Paixão Literária 📚

    ResponderExcluir
  4. Oi! É uma história bem interessante, fiquei curiosa quanto ao final. Bjos ❤


    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice ^^
    Estava falando desse livro ontem com minha amiga, que disse gostar muito da história.
    Achei a premissa dele bem interessante, e como estou procurando livros de ficção científica, darei uma chance a ele futuramente.
    Abraços,
    Isabelle - Attraverso le Pagine

    ResponderExcluir
  6. Alice!
    Acho a premissa desse livro super interessante, adoro livros do gênero, e estava bem curiosa para ler. Sua resenha ficou demais e me deixou ainda mais curiosa!

    Também acho que cansa um pouco quando a narrativa fica descritiva DEMAIS, é muito bom descrever na medida certa e envolver seu leitor, mas se exagerar, acaba ficando entediante e fazendo o leitor acabar pulando certas partes da leitura.

    BJS

    ResponderExcluir