Resenha: Otelo


Autor: William Shakespeare
Editora: Penguin | Companhia
Número de Páginas: 368
Ano: 2017
Avaliação☆☆☆☆
Sinopse:"Em Veneza, Otelo, um general mouro à serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la “enfeitiçado”, ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu. Otelo é a tragédia em que Shakespeare estudou os mecanismos da imaginação, da paixão e do ciúme. Em nova tradução de Lawrence Flores Pereira, que recria a linguagem grandiosa de Otelo e a prosa nefasta de Iago, esta nova edição é acompanhada de uma longa introdução e notas contextuais do tradutor, bem como de um ensaio de W. H. Auden."

Otelo, o mouro de Veneza, ocupa um cargo importante e acaba casando secretamente com uma linda jovem, mas pelo visto a vida do jovem casal não será nada fácil. O casamento não foi muito bem aceito pelo pai de Desdêmona devido a cor da pele de Otelo, mas isso acaba sendo o menor dos problemas se comparado a Iago.
Iago nutre uma grande inveja de Otelo e por isso decide traçar um plano para destruir o mouro com a ajuda de Rodrigo.

Então Iago faz com que Otelo acredite que Desdêmona o está traindo com Cássio e essa semente de dúvida vai crescendo até que o mouro fique louco de ciúme, e o que devia ser um grande amor acaba virando uma enorme tragédia. 
Rodrigo achando que está fazendo isso pelo bem Desdêmona - já que ele é apaixonado pela jovem - e por isso acaba ajudando Iago com seu plano diabólico.

O livro é cheio de notas que ajudam o leitor a compreender diversas coisas durante a leitura, vem trazendo interpretações de especialistas e isso acaba enriquecendo demais a obra.
Apesar de já ter conhecimento sobre a história e de como ela acabaria, eu não deixei de ficar surpresa com o trabalho empregado na mesma, esse exemplar vem realmente trazendo uma boa bagagem cultural.

O autor vem trazendo alguns pensamentos reflexivos para a sua época e vale muito a pena acompanhar uma história bem articulada em um pano de fundo histórico-politico.
Não achei qualquer erro durante a leitura, a diagramação está ótima e não deixe de acompanhar uma boa tragédia no estilo shakesperiano, pois vale muito a pena. 

9 comments

  1. Este e aquele tipo de livro que não damos nada sobre ele e acaba te surpreendendo, pelo menos foi o que aconteceu comigo. Uma pena que o casamento não e aprovado pelo sogro apenas por causa da cor de pele, e ainda mais e ainda mais por causa de ciumes este amor acaba virando uma tragédia. Acredito que este autora tenha feito um grande trabalho, ainda a quesito de uma reflexão a respeito de uma pano de fundo histórico-politico.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice :)
    Eu nunca li Otelo, mas sempre tive vontade. Sei por cima o que acontece na história, mas dá pra perceber o preconceito que o Otelo recebeu, a inveja e o ciúmes. Achei legal a inserção de notas explicativas no livro.
    Obg pela indicação ;)
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Se eu visse na livraria, nunca compraria. Não é um livro que chama a atenção, mas ao ler sua resenha percebi que ele te surpreendeu!
    Gostei bastante da história, acho que lerei em breve.~Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Alice!
    Ser Shakespeare não é fácil, ele traz um enredo carregado de emoção e muito drama.
    Vi que lançaram uma HQ de Otelo e acho bem bacana, porque mais pessoas terão acesso a leitura clássica que acham complicadas de ler.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Interessante aborda uma historia que parece muito com a realidade o preconceito da cor, a inveja e a difamação entre outras coisas, que causam muita discórdia entre as pessoas entre outras coisas também, assim como no livro a fofoca de Lago acaba trazendo consequências graves. Fiquei curiosa com a leitura e parece ser muito bem trabalhado o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li a obra, mas tenho bastante vontade de ler. Confesso que fiquei um pouco confusa com o enredo, mas acho que essas notas vão ajudar bastante durante a leitura. A história parece ser mito boa, e acho que vale a pena mesmo ler esse livro. Já está na minha listinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro há muito tempo atrás. Não é uma leitura fácil e muitas vezes eu voltava algumas páginas e relia para poder entender direito. Também assisti ao filme e ao vídeo de uma peça teatral. Recomendo para quem gosta de Shakespeare e para quem nunca o leu também.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, é uma história que acho muito interessante. Eu queria muito ler mais livros clássicos, mas tenho bastante dificuldade em lê-los, e demoro muito tempo lendo eles, por isso não leio tanto. Mas esse é um livro que eu quero ler sim, e espero gostar dele também.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi, esse é um daqueles livros que eu sempre conheci, mas só por nome. Nunca me interessei em procurar sobre a história - e mesmo que já imagine o fim por ser uma tragédia - eu estou no escuro. Os clássicos que eu já li se resumem nos brasileiros e nos romances de época, mas fiquei com vontade de ler esse.

    ResponderExcluir