Resenha: Extraordinárias - Mulheres Que Revolucionaram o Brasil


Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 208
Ano: 2017
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Nesse livro acompanhamos diversos nomes conhecidos ou não, de mulheres que foram importantes em nossa cultura. Um ou outro nome não fazem parte do brasil, mas foram citadas para que possamos nos inspirar cada vez mais em mulheres que foram revolucionárias para a época em que viveram.

Acompanhamos mulheres que lutaram por direitos que antes nem sonhávamos que um dia fosse possível conseguir, vamos vendo mulheres que foram tão importantes para o Brasil, mas que infelizmente nem sempre são lembradas por seus grandes feitos.
O livro aborda escravidão, educação, liberdade de expressão e diversos atos que foram tão abomináveis que algumas mulheres precisaram impor-se contra eles para tentar mudar a mentalidade da época. Algumas acabaram pagando com a própria vida para que hoje em dia as mulheres da nossa sociedade pudessem usufruir de coisas básicas. 

A escrita é leve e direta, fazendo com que o leitor entenda tudo sem muitos rodeios. Não é aquele livro chato carregado de palavras que mal são usadas fazendo com que tudo fique entediante, muito pelo contrário. Quanto mais eu acompanhava as histórias de mulheres maravilhosas/determinadas, mais eu queria ler sobre outras mulheres inspiradoras. 
O livro tem uma diagramação linda que faz com que o leitor sinta-se imerso na leitura. Vale ressaltar que as ilustrações presentes nessa obra são simplesmente maravilhosas e a capa então, nem se fala. Fiquei muito apaixonada por esse exemplar, pois podemos ver o cuidado/amor que foi colocado nesse livro.

12 comments

  1. Olá, Alice! Estou super interessada nesse livro. As resenhas q leio fazem com q aumente ainda mais a minha vontade de conhecer a história de tantas mulheres incríveis e inspiradoras. Acredito ser uma leitura essencial para todo tipo de leitor. E a edição está mto caprichada.

    ResponderExcluir
  2. Tive com este livro em mãos agora no final do ano. Minha irmã ganhou ele de presente de Natal de uma amiga e eu fiquei literalmente babando no livro.
    A capa, o tamanho, as fotos e toda a história de cada uma das mulheres ali citada e homenageadas é incrível!!!
    Aliás, temos tantas guerreiras em nosso país que fica complicado falar de todas.
    Quero muito ter e ler o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice,
    Ai quero ler o meu logo haha tenho que ir buscar.
    Só de ler a resenha e essa imagem, já dá pra notar que é uma leitura super válida e cheia de bravura. E fiquei bem curiosa sobre as mulheres que elas escolheram para compor a obra.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Não só por ser um livro Nacional mas também exalta figuras femininas importantes na história do nosso país acho que esse livro também deveria se trabalhar em escolas Eu soube muito desse livro através de divulgações de blogs e eu achei fundamental a leitura desse livro por todos

    ResponderExcluir
  5. Olá! O livro está linda e aborda histórias que todos deveriam conhecer, por isso sem dúvida é leitura obrigatória e já esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Ooi Alice, a primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, achei muito linda.
    Acho que é sempre bom conheceremos histórias de mulheres que foram tão importantes, mas que nem sempre são lembradas por seus feitos.
    A leitura parece ser maravilhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá! As ilustrações desse livro são lindas mesmo, o projeto gráfico está de parabéns. Adorei o conceito e a premissa também, mostrar as nossas "heroínas" brasileiras, mulheres que nunca nem são citadas mas que lutaram e fizeram a diferença. Imagino a influência positiva que livros assim causam nos jovens leitores, principalmente, que estão em processo de formação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adoroo livros #GirlPower. A ideia dessa obra é muito boa afinal, temos muitas mulheres fortes que marcaram a história e que marcam o nosso cotidiano também. Além disso, a diagramação está realmente impecável, tanto a parte da ilustração quanto as tipografias são muito agradáveis.

    ResponderExcluir
  9. Certas coisas aconteceram a tanto tempo que nós nem paramos para pensar neles, várias pessoas, mulheres incríveis fizeram grandes coisas pelo Brasil e pelas outras pessoas, mulheres, crianças, negros e algumas vezes nem nos damos conta disso. Fiquei feliz em saber que o livro não passa as coisas para o leitor de forma pesada, com palavras complicadas. Aparentemente a diagramação do livro está ótima e achei linda a ilustração. Estou na torcida para ganhar esse livro no Top Comentarista desse mês.

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente estou muito ligada à essas questões femininistas, até estou participando de um projeto no INstagram(Mulheres Incríveis), voltado para o aumento de auto-estima das mulheres e conscientização(não só delas, mas da sociedade em si)! Até por isso, estou louca por livros que abordem o assunto (como a (R)Evoluçõ das Mulheres)! Achei linda a ilustração e preciso demais desse livro!

    ResponderExcluir
  11. Livro todo lindo hein! Tanto na parte física, quanto em seu conteúdo! Desde o lançamento to namorando esse livro, quero muito conhecer as histórias dessas mulheres que de alguma forma, melhoraram o país <3

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido várias resenhas sobre esse livro e mostra a importância para a história. Ele esta entre meus objetivos de livros para comprar e ler. Ele retrata muitas coisas que não foram ensinadas nas escolas.

    ResponderExcluir