Resenha: Últimas Mensagens Recebidas


Autora: Emily Trunko
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 176
Ano: 2017
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

O tumblr The Last Message Received foi criado por Emily Trunko com o intuito de aliviar, dar um ponto final ou mostrar que você não está sozinho, que outra pessoa já passou por algo parecido e que você com certeza pode superar essa situação. 
Esse livro vem trazendo uma coletânea de mensagens que falam sobre diversas coisas. Lemos sobre amor, saudades, arrependimentos, tristeza, expectativas e algumas mensagens trazem uma carga emocional muito grande. Todas essas mensagens vem abordando os mais variados tipos de despedidas.

O livro não vem trazendo uma história especifica, mas ainda sim consegue ser assertivo em seu propósito, fazendo com que o leitor reflita sobre determinados assuntos.
Vemos o ponto de vista tanto de pessoas que sofreram com o abandono, como de pessoas que abandonaram outras por não aguentar a pressão ou um relacionamento tóxico. Percebemos os arrependimentos que cercam alguns e como simples palavras podem fazer um ser humano desmoronar. 

Vale ressaltar que a diagramação está simplesmente espetacular. O livro vem trazendo diversas ilustrações e cada mensagem é abordada de um jeito diferente, fazendo com que todas as páginas sejam especiais.  
A leitura é rápida, envolvente e simples. Não é um livro que eu tenha muito para falar, mas que com certeza vale a pena ser lido. 
Não tenha nada do que reclamar acerca do trabalho gráfico e a edição é de capa dura. 

11 comments

  1. É engraçado e triste ler o que li acima, pois sempre que recebia uma mensagem de uma pessoa que não vejo e não falo há muito tempo, pensava: esta é a última?
    Ele vivia doente, sofria e até hoje eu me faço esta pergunta. Pois ele sumiu :/
    Adorei a ideia do livro e se tiver oportunidade, quero muito poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. O livro é fininho e tem uma capa bem legal, mas apesar disso acho que ele carrega algo pesado. Dei uma folheada na livraria e achei ele triste. Claro, despedidas são assim mesmo. Acho que quando a despedida é relacionada com alguém que faz mal pode ser até mais fácil. Mas ainda assim, muitas vezes ainda existe um carinho, uma ilusão. Acho que fazer a leitura desse livro é complicado pra mim, acho que me sentiria mais triste do que aliviada ou feliz. E olha que eu gosto de livros sentimentais. Como esse não é uma história não existe aquele personagem pra se apegar, torcer e chorar por ele. O livro é de mensagens e isso deixa as coisas mais pessoais. Não é um livro que eu leria agora.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alice! Despedidas quase nunca são fáceis, envolvem dor e sofrimento. Por isso, acredito q o livro deva conter uma carga emocional forte. Por outro lado, fará com q o leitor reflita sobre a importância de sempre dedicar ao outro palavras de afeto e carinho, pois nunca se sabe o q o destino nos reserva.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem?
    Realmente a gente nunca sabe quando vai ser a última vez que falamos com alguém. Achei muito interessante a proposta da autora, e ao mesmo tempo é bem triste de pensar sobre esse assunto. perdas são muito difíceis, e tenho certeza que este livro deve ser bem emocionante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Nossa o livro parece ser bem impactante, afinal quando se trata de ultima mensagem, quase sempre, não vai ser muito legal. Acredito que deva ser uma leitura rápida, mas que nos trás uma grande carga emocional.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Nunca li nenhum livro do tipo, mas parece interessante e acredito que realmente essa coletânea de mensagens possa ajudar pessoas nas mais diversas situações e momentos. Apesar de ser um compilado do Tumblr fiquei com a impressão de ser uma edição bonita e que vale a pena ter para folhear, de repente para ver uma mensagem encorajadora em um momento necessário.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Despedidas nunca são fáceis realmente e o livro que fala apenas sobre elas deve ser algo difícil desfile mas vou incluir nas minhas listas de leitura o mais lindo desse livro deve ser a mensagem que ele passa até porque uma despedida Só mexe com a gente quando vem de uma pessoa importante para nós

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, o livro parece ser emocionante e muito lindo.
    Deve ser bem interessante ver o ponto de vista de várias pessoas em diferentes situações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. O que mais me interessou nesse livro foi o fato de conter várias histórias, diversas, sobre um mesmo tema: Despedida! É incrível, pois os leitores criam essa percepção de que despedidas podem ter várias conotações, vários pontos de vista! Esse grande mar de possibilidades! E o melhor é que traz sentimentos humanos reais!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que livro lindo, lindo!! Mas com um tema bem complicado, hein... Gostei muito da ideia, já quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Para mim é um livro triste, por ser uma realidade a gente não saber quando será a última vez que vamos ver a pessoa, seja por doença ou fatalidade da vida. Acho que vou correr desse livro.

    ResponderExcluir