Resenha: Scott Pilgrim - Contra o Mundo (Vol. 01)


Autor: Bryan Lee O'Malley
Editora: Quadrinhos na Cia
Número de Páginas: 368
Ano: 2010
Avaliação:  ☆☆☆☆☆
Sinopse: Scott Pilgrim está feliz com sua preciosa vidinha. Aos vinte e poucos anos, esse canadense levemente excêntrico divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios de sua banda de rock, a improvável Sex Bob-Omb. Sua namorada, uma chinesa de nome Knives Chau, tem dezessete anos, e o relacionamento casto - "Uma vez ela pegou na minha mão", ele conta - parece cair bem para o momento, digamos, introspectivo que Pilgrim vem vivendo. Afora a preocupação dos amigos quanto às intenções de nosso herói para com uma garota tão nova, tudo vai bem. A rotina de videogames e indolência, no entanto, está prestes a sofrer um abalo sísmico. E o nome dela é Ramona Flowers, americana recém-chegada ao Canadá, única entregadora da Amazon na região. Depois de encontrá-la brevemente em duas ocasiões, Pilgrim apaixona-se perdidamente, faz uma encomenda pela internet e senta à porta para esperar a sua amada. O incrível é que a conversa dá certo, Ramona gosta de Pilgrim e os dois começam a sair. Fim da história.
Só que as coisas nunca são assim, ainda mais para Pilgrim. Namorar Ramona, como ele logo vai descobrir, implica também enfrentar o passado da garota, talvez de maneira mais literal do que o próprio Pilgrim poderia imaginar. Liderada pelo misterioso Gideon, a Liga dos Ex-namorados do Mal de Ramona precisará ser derrotada, caso ele queira continuar saindo com ela. Cada um dos sete ex-namorados desafiará o herói para uma luta, enquanto ele ainda tenta contornar relacionamentos passados, o vibrante mundo do rock'n'roll canadense e a falta de mobília em sua casa.

Scott é um canadense de vinte e três anos que está desempregado no momento e mora com seu colega de quarto Wallace. Atualmente Scott está namorando uma garota mais nova, o que deixa seus amigos completamente preocupados - apesar do relacionamento extremamente puro entre os dois.  
O garoto preenche seus dias com ócio, ensaios com sua banda de rock - Sex Bob-OMB e passeios com sua namorada, mas algo está vindo apara abalar completamente a vida dele. 

Ramona Flowers entra na vida de Scott como um furacão desgovernado, pois em um momento ele está com sua namorado e no outro ele está perdidamente apaixonado pela Ramona. Em um ato impulsivo ele pede uma encomenda na Amazon (Ramona é a única entregadora da região) e a partir de então os dois começam a se ver com mais frequência. 
O problema de sair com Ramona Flowers é que Scott terá de enfrentar a liga de ex-namorados malvados da garota, caso ele seja derrotado por um deles Scott não poderá ficar com ela. 

A história tem um ritmo frenético e diversos personagens peculiares, o que torna tudo ainda mais envolvente. 
Scott Pilgrim é aquela dose de humor esquisito, com diálogos estranhos/engraçados e personagens que beiram ao absurdo, mas de uma forma bastante cativante.

A edição está maravilhosa, não apenas as ilustrações são ótimas, como também o cuidado que o autor teve em colocar coisas reais sobre a cidade de Toronto, etc. Temos pontos turísticos, receitas, cifras de música; diversas coisas reais que podem dar um plus na história. 

2 comments

  1. Oi, Alice.

    O enredo do livro é meio doido... Mas parece prender o leitor, por ter lutas.

    ResponderExcluir
  2. Acabei vendo uma adaptação no cinema tem um tempinho e claro que adorei e muito o enredo meio que eletrizante!
    Acho que é típico da idade, das situações em que Scott vai se "metendo" no decorrer da história e pelo que li acima, isso é do quadrinho também!
    Se tiver oportunidade, quero conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir