Resenha: Como Treinar o seu Dragão


Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 222
Ano: 2010
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.
Soluço Spantosicus Strondus III é o filho do chefe da vila. Seu pai Stoico, o imenso é o líder da tribo dos Hooligans Cabeludos - é um viking destemido, forte e extremamente capaz, diferente de Soluço que é magricela, atrapalhado e levemente odiado por diversas pessoas na vila.
A grande maioria deles não acredita que Soluço será um bom líder, mas essa série vai contar a história de como ele ficou conhecido como "o encantador de dragões" e tornou-se um grande herói viking. 

O garoto - juntamente com outras crianças da sua idade - precisa adentrar em um local para roubar um dragão ainda filhote.
Cada jovem deve conseguir roubar um dragão que será devidamente treinado, mas Soluço acaba pegando o menor dragão do ninho. Agora ele terá de domar um dragão que além de ser muito preguiçoso, é completamente rebelde. Essa vai ser uma tarefa bastante difícil!

Soluço percebe que consegue entender o que os dragões estão falando e raras são as pessoas que tem essa capacidade. 
Então nesse primeiro volume a história gira em torno do treinamento de Banguela e das pequenas aventuras que começam a surgir por causa disso.
Diferente do filme, no livro os vikings pegam os dragões ainda filhotes para treiná-los de diversas formas, sendo que no filme os dragões são caçados e mortos. 

A história é leve, divertida e vem carregada de ilustrações. Mas, não leia o livro achando que é igual ao filme, porque não é!
Algumas pessoas acabam ficando frustradas quando se deparam com uma história completamente diferente do que acontece no filme, por isso fica aqui o aviso.

A diagramação dessa série é uma das minhas coisas preferidas, com certeza vai chamar atenção durante a leitura. 
Já li os outros livros da série. Eu estou revisando todas as resenhas e publicando novamente para organizar tudo.

Ele engoliu em seco, fez uma prece a Loki, o padroeiro das empreitadas duvidosas, e avançou com cautela para capturar o dragão.

6 comments

  1. Confesso que esta série é uma das que mais desejo ler e em breve! Acabei vendo os filmes e estou aqui(junto com outros fãs) na espera do novo filme que pelo trailer a gente percebe que será mais um sucesso!!
    E pelo que li acima, os livros são lindinhos e não só voltados para o público infanto juvenil,mas também para leitores que como eu, amam fantasia e cenários assim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Alice!
    Estou amando conhecer os livros da autora, as capas me prenderam atenção.
    Add todos nos meus desejados, ainda mais sendo um dos gêneros que adoro ler e claro, pelas ilustrações e enredos que quero conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com as diferenças tanto o filme, que vi e gostei muito, quanto o livro, que fiquei curiosa e com vontade de ler, parecem ser muito bons. A resenha me despertou curiosidade e a relação de Soluço e Banguela parece conquistar nas páginas do livro também.

    ResponderExcluir
  4. O filme me conquistou mas o livro me deixou realmente apaixonada só pela resenha. Rico em detalhes e novidades em relação ao filme e deixa o leitor ainda mais encantado pela historia de Soluço e Banguela. Com certeza vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alice
    Assisti ao filme que bom que a série é completamente diferente.
    Vejo muitas pessoas comentar sobre esse livro mas ainda não li.
    Espero poder ler essa série em breve, esta anotado na pequena lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A história flui de uma maneira tão incrível, tudo acontece no tempo certo e sem nenhuma pressa. A autora, Cressida Cowell, realmente me cativou. Banguela consegue encantar o leitor com o seu jeito engraçado, desobediente e que gosta de ouvir piadas. Já da para adivinhar que no decorrer dos próximos livros essa dupla vai passar por muitas aventuras, e Banguela ainda ira aprontar muita coisa.

    ResponderExcluir