O que é Thriller? [Gênero Literário]

Thriller ou Suspense é um gênero da literatura que tem como o principal elemento o suspense/tensão. O mesmo é dividido em subgêneros que apresentam características especificas, como por exemplo o Thriller de Conspiração que envolve algum segredo que precisa ser desvendado pelo protagonista.

Abaixo colocarei alguns dos subgêneros mais famosos/interessantes e darei exemplos de livros que fazem parte de cada categoria.

📌 Thriller de Conspiração: Geralmente os protagonistas são jornalistas ou investigadores. Eles precisam desvendar algum segredo depois de acabar "esbarrando" em uma grande conspiração. O protagonista acaba virando alvo dos conspiradores, pois torna-se uma ameça.
Livros que se encaixam: A Farsa, O Espião e A Janela de Overton.

📌 Thriller Psicológico: O foco principal é na capacidade mental do personagem e de como ele ira superar seus inimigos usando toda a sua inteligência/capacidade de manter-se em um ótimo estado mental. O subgênero tem algumas variações em como é representado, mas existem características que vem aparecendo muito ao longo desse tipo de narrativa.

  • A percepção do personagem em relação ao mundo a sua volta
  • A tentativa de tentar distinguir o real do irreal 
  • Uma mente confusa que busca sua verdadeira identidade 
  • Medo ou fascínio pela morte
Livros que se encaixam: No Escuro e A Mulher na Janela.

📌 Thriller Policial/Criminal: Nesse gênero o protagonista precisa investir uma sequência de crimes e geralmente os livros são focados nos criminosos, apesar do investigador ter sua vida descrita durante a trama. Os temas mais abordados nesse gênero são serial killers, assassinatos, assaltos, perseguições e tiroteios.
Livros que se encaixam: Branca de Neve tem que morrer e Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

📌 Thriller Politico: É apresentado uma disputa de poder, vemos corrupção, terrorismos e guerra.  Podem ser baseados em fatos reais ou fantasiosos. Algumas distopias podem ser classificadas como thriller's políticos.
Livros que se encaixam: Trilogia Jogos Vorazes.

📌 Thriller Paranormais/Sobrenaturais: Vem trazendo algum elemento do outro mundo, de um modo mais restrito. Geralmente o herói ou o vilão (quem sabe os dois) possuí alguma habilidade psíquica ou coisa do tipo.
Livros que se encaixam: O Pêndulo de Foucault.

📌 Thriller Românico: É um gênero relativamente novo, ao invés de uma trama estilo "romance", temos romances que seguem padrões do estilo suspense, com arcos de histórias longas enfatizando heroínas fortes e compassivas. Uma das pioneiras nesse estilo é a autora Fern Michaels. 
Livros que se encaixam: Athena Force (série de livros escrita por mais de 20 escritoras). 

Caso alguém queira conhecer mais subgêneros, deixo aqui um link em inglês que serviu como base para aprender mais sobre o assunto. [Leia Aqui]

0 comments