Resenha: Daqui a Cinco Anos

 


Autora: Rebecca Serle

Editora: Paralela 

Número de Páginas: 290

Ano: 2020

Avaliação:  ☆☆

Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.

Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.
Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.

Dannie é uma jovem advogada que tem a vida toda planejada. Ela calcula friamente cada uma das suas decisões e sabe tudo o que é preciso para conquistar o futuro dos seus sonhos. Dannie está prestes a ficar noiva e em uma manhã - sem nenhuma explicação - a jovem acorda cinco anos no futuro em um apartamento desconhecido e com outro namorado. 
Ela passa boa parte da noite com Aaron e no dia seguinte esta de volta ao presente. O que será que aconteceu? existe alguma explicação lógica para isso? 

Dannie está decidida a deixar de lado o acontecimento, mas o vislumbre de sua vida futura e de seu novo namorado a assombram e isso vai entranhando-se mais em sua mente e seu coração. Ela não terá a vida que deseja, mas nem sempre as coisas saem como planejamos, isso não quer dizer que será uma vida ruim. 
Bella, a melhor amiga de Dannie tem um espirito livre e é completamente o oposto da advogada, ela finalmente encontrou um homem com quem pode ter uma vida e decide apresentá-lo para a miga, mas pelo visto o destino está pregando uma peça nas duas, pois o homem que Bella irá apresentar e ninguém menos que Aaron, o namorado de Dannie em um futuro próximo. 

Dannie terá de lidar com seus sentimentos, mas a situação está cada vez mais insustentável. O que ela terá de fazer? Contar ao noivo ou a amiga o que está acontecendo? Fingir que esse futuro nunca sequer existiu e ir vivendo sua vida planejada? 
Apesar de ter uma boa proposta, o livro peca muito na execução! A autora não deu a devida profundidade para os personagens e muito menos para os temas, e por isso tudo fica superficial demais. A história simplesmente não flui nenhum pouco. 

Uma coisa que me incomodou durante a leitura foi a amizade de Dannie e Bella, a mesma é "vendida" como exemplo de cuidado e lealdade, mas está muito longe disso. Vemos uma relação de poder de uma sobre a outra que me deixou muito desconfortável. 
A escrita da autora não é muito boa e o vocabulário menos ainda, descrições em excesso e sem necessidade que nada tem a acrescentar na trama, nem sequer entretêm o leitor

A autora não criou personagens perfeitos, eles possuem pequenas camadas na medida do possível, mas infelizmente não consegui me sentir conectada com nenhum. Eu li o livro simplesmente por ler, pois nada na história conseguiu me prender o suficiente e eu quase abandonei a leitura. 
O livro tem uma narrativa em primeira pessoa e com capítulos relativamente grandes! Confesso que não foi uma das melhores leituras no momento, mas já li livros piores.
Li a edição em ebook disponibilizada pela editora na plataforma netgalley, por isso não posso opinar sobre nada da edição física.

Vale ressaltar que mesmo que eu não tenha gostado da leitura, sempre incentivo que as pessoas busquem sua própria opinião sobre o livro, pois o que não funcionou para mim pode muito bem funcionar para você. 

Não sou influenciável, não sou idiota. O que aconteceu não foi um sonho; foi uma premonição — uma profecia de vida —, e agora preciso saber o motivo, para garantir que nunca vire realidade.

2 comments

  1. Também acredito que cada leitor e livro são únicos, então com certeza, vai funcionar de formas diferente a cada um!
    E é essa a magia da literatura!
    Eu ainda não li esse livro,mas não li muita coisa positiva não rs
    Não vou dizer que sinto vontade ler, mas quem sabe um dia!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi
    uma pena que não curtiu a leitura, pelo enredo parece ser uma história boa, eu já li resenha que falava da amizade toxica que tem na história e pelo que vocÇê falou realmente isso acontece.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir