Resenha: Heartstopper - Dois garotos, um encontro


Autora: Alice Oseman 

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 288

Ano: 2021

Avaliação: ☆☆☆☆☆

Sinopse: Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.
Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente – e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.

Nessa primeira graphic novel da série heartstopper iremos conhecer a história de Charlie Spring e Nick Nelson. Em 2016 a história começou a ser pulicada em forma de webcomic e acabou virando um sucesso tão grande que ganhou uma edição física em 2019, e agora em 2021 chegou ao Brasil.

Charlie Spring é um adolescente inseguro devido aos traumas do passado, ele foi "retirado do armário" e quando a notícia que ele era gay se espalhou no colégio alguns alunos não reagiram muito bem e começaram a tratá-lo mal. Apenas uma pessoa no colégio ficou ao seu lado durante essa época e seu amigo Tao tem medo de que Charlie sofra novamente ao se aproximar de Nick. 

Nick Nelson está um ano a frente de Charlie e após sentarem juntos em uma aula, os dois começam a ficar próximos. 
É praticamente impossível não se apaixonar por Nick, ele é meigo, divertido e sempre parece estar preocupado com Charlie.
Um dia Nick acaba vendo Charlie correr e percebe que talvez ele seja o que o time de rugbi precisa, mesmo com os outros jogadores sendo meio receosos com a situação, todo mundo acaba recebendo Charlie no time e ele e Nick começam a passar mais tempos juntos. 

Com o passar do tempo Nick percebe que talvez sua amizade com Charlie seja algo maior e está cada vez mais difícil ignorar como ele é importante, mas tudo é muito confuso, afinal .. ele sempre gostou de garotas, será que ele também gosta de garotos?
A medida que a história vai passando vamos acompanhando os sentimentos confusos dos dois e as descobertas.
A história aborda muitos assuntos interessantes, inclusive temos pequenos conflitos que farão alguns personagens refletirem sobre suas amizades atuais. 

Com ilustrações fofas e traços delicados, a história vai envolvendo o leitor a ponto de aquecer o coração. Muitas vezes me peguei sorrindo para o livro e fiquei muito envolvida com o romance que foi crescendo a medida que as páginas vão passando. 
É impossível não se apaixonar pelos personagens, o leitor fica completamente imerso na trama e anseia pela felicidade dos dois, mas infelizmente o trajeto deles não será nada fácil devido ao preconceito de alguns personagens que vão surgindo na história. 

Trata-se de uma leitura rápida e quando você menos espera está ansioso para ler a continuação. Gostaria de destacar aqui que a tradução feita pelo Guilherme foi maravilhosa, inclusive a diagramação no geral está muito boa. 





2 comments

  1. Foi por esse "lancezinho" no Insta que me lembrei de voltar pro blog. Doida por estas duas Graphic's. Além de lindas, são tão necessárias, com tanta representatividade.
    Só não as comprei ainda pois o preço tá meio azedo para minha pobreza atual rs mas pretendo o quanto antes!!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo ler, aí lembrei que curtiu a leitura e vim aqui procurar sua resenha, pq sempre confiei nas suas resenhas, gostei do li e sim vou ler futuramente. Estava com saudade de visitar seu blog tbm, saudade desse mundo literário.

    ResponderExcluir