Resenha: Willa - A Garota da Floresta

 

Autor: Robert Beatty

Editora: Milk Shakespeare

Número de Páginas: 304

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆☆

Sinopse: Quem é essa garota querendo desafiar o mundo? Willa é uma garota da floresta que sai à noite para buscar mantimentos para o seu clã. Sua missão é entrar escondida nas cabanas das pessoas e pegar o que eles têm em excesso. É uma tarefa arriscada ― se for apanhada será o seu fim. O povo do dia mata tudo o que não conhece, foi o que sempre ouviu. Numa noite, quando retorna para a sua comunidade, Willa começa a questionar aquele modo de vida, os furtos, a que era obrigada, e vai descobrindo que nem todas as pessoas do povo do dia são ruins e nem todos em sua comunidade são bons. Então muitos dos ensinamentos que recebeu desde a infância começam a desmoronar.

Willa é uma garota da floresta e a única coisa que ela deseja é ser aceita por seu clã, mas devido a sua linhagem ela desperta uma certa hostilidade no Padaran - líder da sua tribo. Não importava o quanto Willa roubasse dos colonos ou o que fizesse para agradar sua tribo, ela sempre era maltratada.

A garota percebe que toda a sua vida foi uma grande mentira quando alguém a encontra em uma das suas caçadas e essa pessoa não age como o Padaran sempre ensinou. Ela foi ensinada que os colonos iriam torturá-la e possivelmente ela iria morrer. Mas, ao perceber que nada disso acontece e a pessoa quer ajudá-la, algo estala na mente de Willa .. e se tudo o que ela foi ensinada for uma grande mentira?

Nem todas as pessoas fora do seu clã são más, mas alguns de seu clã definitivamente são. Então Willa começa a questionar a liderança e sua atitude é vista como uma enorme rebeldia. 
Afinal por que Willa deveria roubar quando sua tribo sempre viveu do que a floresta lhes dava? Seu povo tem sido proibido de praticar seus antigos costumes e por isso tem esquecido o que realmente importa, o problema é que questionar as atitudes erradas do líder da tribo pode ser algo mortal para Willa.
Com uma fantasia interessante, intensa e cheia de aprendizados, Willa A Garota da Floresta vem trazendo uma história que poderia se aplicar no mundo real. 

A cada página que se passa a personagem vem trazendo reflexões sobre a natureza, pertencimento, família e muito mais. Foi uma leitura muito envolvente, com uma escrita leve e bastante fluída.
A história se passa em um momento que os humanos estão desbravando mais a América através de recursos, por isso vemos aquele cenário de estrago que o desmatamento causa ao seu redor.
O livro é narrado em terceira pessoa e possuí capítulos pequenos, então o leitor mal sente a história passar.

Apesar de conhecer outros livros do autor, eu não havia tido contado direto com a escrita dele e foi uma excelente surpresa ao ler o livro e sentir a historia fluir de maneira tão envolvente. Espero ter a oportunidade de ler mais livros no futuro.
Como sempre a editora está de parabéns pela edição física, fiquei apaixonada pela capa e os detalhes da diagramação.



"Às vezes, precisamos fazer coisas que não queríamos fazer, coisas que vão contra tudo que já fizemos antes."

2 comments

  1. Desde que esse livro foi lançado, eu me encantei com ele. Não somente por Willa ser tão jovem e trazer toda essa força dentro de si(inspirador),mas por mostrar também esse cuidado com a natureza, com o buscar os sonhos e cuidar, simples assim!
    A diagramação parece ser tão perfeita e com certeza, ainda quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, acho que vai ser ótimo. A história me prendeu e da forma que você escreveu aguçou a minha curiosidade.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir