Ter um blog literário não é: Ganhar livros de graça!


As pessoas me perguntam como eu ganho tantos livros de "graça", ai quando eu explico elas ainda dizem: Ah, mas mesmo assim ainda é de graça.
Qual o problema desse tipo de gente? Na boa, me digam porque eu não sei e gostaria de saber para entender como funciona a mente dessas criaturas.
Quando não já teve gente que teve a cara de pau de pedir para ser colunista no meu blog para que eu mandasse os livros para eles resenharem porque quando eu expliquei como funcionava a pessoa disse que era muito trabalho e que poderia pular essa dificuldade toda se eu pudesse mandar os livros. Isso só pode ser brincadeira não é?

Existem muitos blogueiros que querem sim apenas ter o status de blog famoso, ganhar muitos livros e ter parcerias com "editoras grandes" (como eles mesmo dizem) e ficam te perturbando no twitter, facebook, skoob, para que você siga o maldito do blog da criatura. Então você vai na maior boa vontade e clica no link do blog e vê a seguinte coisa: Olha gente, o blog é novo, mas preciso de muito seguidores para ganhar parceria com editoras grandes, me sigam! Se você faz isso PARE, se conhece alguém que faz isso PEÇA PARA PARAR.

E eu nem me dei ao trabalho de seguir o blog.
Ter um blog literário não é sinônimo de ganhar livros de graça, afinal você faz todo um trabalho de divulgação da editora nas redes sociais, no blog e pensa em postagens diferentes, elabora resenhas (estou me referindo a resenhas mesmo e não alguns troços que eu leio por ai) e cria promoções com os livros que você recebeu, fica apreensivo quando a editora diz que vai ter inscrições, e já vi até rolar brigar no twitter entre blogueiros que não são escolhidos para uma seleção de tal editora.

É uma vida difícil minha gente.

Você vê por ai muitos blogs falando apenas bem dos livros da editora porque tem a bendita da parceira, mas quando lê os comentários do blogueiro em outro blog vê que ele não gostou nadinha do livro dessa editora, é uma falsidade só nesse meio todo. Mas fica feliz quando o livro chega na sua casa.
É gente plagiando resenhas de outros blogs porque não consegue escrever a sua própria, mas morre de felicidade quando a editora manda o livro para resenha.
Ah gente, se eu quisesse mesmo só ganhar livros eu continuaria como está, porque sempre que posso compro livros, mas não eu quero fazer um trabalho legal como blogueira literária e é uma pena que as pessoas achem que todos são assim, que todos só querem os livros de "graça" para poder bater no peito e dizer: Ah eu recebi esse livro da editora tal, porque ela quer a minha opinião e bla bla bla.
Se você quer ter um blog literário apenas para receber livros eu te dou esse sábio conselho: Vá trabalhar.
Eu busco parcerias com editoras não só para sempre ter um material legal para resenhas porque nem sempre o livro é tão bom e eu não vou mentir dizendo que gostei, mas também para poder ter o que sortear para os leitores.
E sim, sai tudo do meu bolso o dinheiro do envio de livros e vejo muito leitor ai reclamando que não tem mais sorteios, que os blogs ficam com os livros que as editoras manda e só querem lucrar, mas o pior é que existem gente assim mesmo.
E outra blogueiro que aceita parceria com tudo que é autor para receber o livro do autor e os outros que ele for mandar. Ai alguns falam a verdade sobre o que acharam do livro e acontece como aconteceu comigo: o autor parou de falar comigo e nunca mais respondeu minhas mensagens. OU só fala bem e fica enchendo a bola do autor que nem é tão bom assim só para ganhar mais livros.
Meu conselho: Pesquise antes de ter parceria com esse autor, veja se os livros dele te agradam, porque parceria com muitos autores aparenta muitas vezes desespero por mais livros ao invés de querer divulgar o trabalho e escrever uma resenha com sua opinião verdadeira, dentre outras coisas.
É melhor ter um blog com poucas editoras, com poucos autores ou nenhum autor do que ter um blog grande, famosinho e que tem a fama de apenas querer livros de graça sem nem ao menos mostrar serviço.
Se vocês acham mesmo que tudo sai de graça nesse mundo estão muito enganados.
Criem um blog por gostar de blogar. Tiro isso por mim. Meu primeiro blog foi em 2008, e eu falava de mim e minha vida conturbada. Depois de 2 anos eu exclui ele sem dó nem piedade. Passei mais um ano com outro blog não tão conhecido como o primeiro, mas por fim exclui ele também, e agora em 2012 criei o blog para escrever um texto para o meu marido sobre o nosso aniversário de casamento e acabei desabafando, tirando fotos dos livros que eu recebia, fazendo tutoriais, pesquisando coisas e sempre tirando fotos dos livros que eu ganhava..até que por fim eu resolvi tornar o Seguindo o Coelho Branco um blog literário, isso mesmo depois de ter excluído ele 7 ou 8 vezes. Porém hoje em dia não penso em parar com ele, encontrei um bom lugar para falar e compartilhar minhas experiências sobre livros com gente que gosta de ler, que não lê e que está aprendendo a gostar.
Sabe eu tenho muito que aprender como blogueira literária, tenho muito que melhorar, mas eu não fico procurando com tudo e todos várias formas de graças livros de "graça", a não ser é claro em sorteios, quando eu fico torcendo loucamente para ganhar.
Então se você pensa assim, está na hora de rever seu conceito.
Um bom dia e obrigada quem leu todo o texto.

64 comments

  1. Arrasou nas palavras amiga!! Falou tudo, engana-se quem pensa que ser blogueiro é só ganhar livro... O nosso esforço é duro, mas vale a pena, é em algumas vezes cansativo, mas só de ver reconhecimento nos comentários, suspiramos felizes.
    Ser blogueiro é ter tempo para blogar, blogar com carinho, sempre respeitando opiniões dos leitores, críticas, e acima de tudo: Tendo consciência que ser blogueiro não é fácil.
    Ótimo texto. Concordo em gênero, número e grau ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Mesmo os livros que recebemos das editoras pra resenhar, NÃO SÃO DE GRAÇA! Temos o trabalho de ler, resenhar e publicar em nossos blogs. Alem do mais, divulgamos nas redes sociais. Isso demanda tempo, coisa que nem sempre temos de sobra. Então, esses livros recebidos servem como pagamento por todo o nosso serviço. É isso que as pessoas não entendem...
    Às vezes acho que ganhamos muito pouco!
    Beijos amore, tenha uma ótima semana!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  3. Olá eu acho que todas as pessoas chatas do meio literário te atormentam sacanagem né rsrs, eu concordo com você na maioria das coisas, sobre os autores eu divulgo todos que me pedem mas não peço os livros que sei que não vou gostar, eu acho que mesmo que eu não goste de um livro alguém vai gostar então divulgo, ah eu já vi leitores indo no meu blog perguntar sobre parcerias eu sempre respondo que é fruto do trabalho de cada um e não é "livro de graça", sobre divulgação no skoob, face e twitter creio que tem que ser feita mas com moderação ou convite pra promoção e nada daquele se você me seguir eu te sigo ou me ajude a aumentar os seguidores pra conseguir parceria

    Ps. Eu tenho tique com números prefiro os redondos ou pares quando tem ex 573 seguidores no meu blog eu fico agoniada pra que chega nos 574 ou fique nos 572 ai peço ajuda no twitter pra chegar no numero que quero rsrs, meu toque já foi pior eu arrumava até cartões de mensagens nas lojas por que estava torto rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é questão de atormentar...só fiz um texto como critica não só para o que falam pra mim e sim para os blogueiros literários D:

      Excluir
    2. Eu entendi hehe ah amei as imagens do Damon, ele é lindo

      bjos

      Excluir
  4. Certíssima Alice! É engraçado ver como as pessoas nos olham com esses olhos, as pessoas nem me perguntam porque tenho tantos livros porque vou te falar a maioria dos meus não são de parcerias porque tenho poucas que me enviam livros as pessoas me perguntam se eu já estou recebendo muitos livros e daí me pedem emprestado e me trazem ele com uma nova função de matar mosquito, mas essa já é outra história kkk Enfim! Blogueiros novos tem que entender que um blog literário não tem nada a ver com ganhar livros de graça e dar falsas opiniões, isso já está ficando bem feio! E nem vou comentar sobre plágio minha nossa senhora do pão de queijo, é muita cara de pau. Ótimo texto ;)

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  5. Como posso usar em outras palavras o que eu senti lendo seu texto se não com: EU ADOREI... Se você olhar o meu blog, pode ver que tenho pouquinhos seguidores e o mínimo deles realmente participa do blog. Não me importo que meu blog seja pequeno aos olhos de muitos o que importa é que amo ele. Não tenho muitas parcerias por que também muitas vezes nem sempre é o blog que se beneficia.
    O pior de tudo é o spam que as pessoas fazem além do plagio. Será que ninguém sabe que ambos são crimes com punição legal???
    é um absurdo...

    Obrigado por esse post, quem sabe alguém sem noção tem a cara de ler. E ver o que está fazendo de errado!

    Beijokas
    Jeh
    www.starbucksandbooks.org

    ResponderExcluir
  6. Sinceridade e bom senso é tudo que falta nessa blosfera.
    Um dos motivos que sigo o SCB é pq mesmo vc ganhando livros das editoras, as suas resenhas sempre mostram a sua real opinião. Vc não faz resenhas positivas só p/ agradar a editora e se a mesma quer algo assim então procurou o blog errado.
    Eu tento parcerias c/ editoras não para ganhar livro, até pq nem sei se isso é legal, mas sim para compartilhar as novidades que cada uma proporciona. Estou até pensando em fazer posts das editoras sem eu ser parceiro de fato.
    Me decepciona ver gente c/ esse pensamento de que ganhar livro de graça é tudo de bom. Quem tem parceria e recebe exemplares da editora tem o compromisso de mostrar os pontos positivos e negativos do livro e expressar a opinião sobre o livro, pois querendo ou não o blogueiro é um leitor que irá querer adqurir os livros da editora, sem ser aqueles que ganha. Fora que uma parceria c/ uma editora proporciona milhares de promoções, o que faz os leitores interagirem c/ a editora e o blogueiro.
    Obrigado pelo post Alice-chan e por colocar as cartas na mesa de um assunto que muito desconhecem o real significado e li todo o post ouviu? Rsrsrsrsr... Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, bom dia ^^
    Gostei bastante de seu post. Concordo com suas palavras. Ter um blog literário só para ganhar livros não é legal; o legal mesmo é poder escrever, colocar sua opinião sobre determinado livro, dar dicas de leituras e etc. O blog é bom para se expressar ^^ No skoob costumo receber mensagens de pessoas para conhecer seus blogs, e vou conhece-lo com maior prazer; mas ai vem aquelas "benditas" mensagens de "Me siga, que te sigo de volta"; qual a graça nisso, ter só seguidores e não leitores?! O legal é sim, ter seguidores, mas que leiam os posts, comentem e que possamos também ler seus posts ^^'

    Beijinhos e boa leituras
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. concordo com vc alice.
    existem mts blogueiros novo por ai achando que é só divulgar pra ganhar livros
    é muita falta de vergonha na cara desse povo

    o uncornio- fernanda

    ResponderExcluir
  9. Ah, conheço vários blogs desse naipe... sigo muitos pra participar de sorteios de livros, sigo outros porque sempre leio os posts, sigo pra trocar idéias... meu blog é até antigo, mas eu tenho poucos seguidores, não tenho editora parceira, só tenho 2 parcerias mais por questão de amizade do que por 'comércio'. Tem muita gente cara de pau que só tá atrás de quantidade, qualidade que é bom, NADA. É muita apelação pra conseguir ser 'pop' pqp... por isso, visita o meu quem quiser, comenta quem quiser, não obrigo ninguém a me seguir. Sigo quem me segue de volta, mas sei que muitos que eu sigo não me seguem, e nem vou me chatear por isso... enfim...
    bem explicativo seu post...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Como isso dá vontade de... sei lá! -.-
    Ne ne, concordo completamente com você Alice-chan, ter um blog literário não é ter livros de graça, tem que se pensar nas postagens, como por exemplo, as suas resenhas (que eu adoro *-* E ainda estou à espera de ler: "como quase namorei com Robert Pattison" rsrsrrs pela sua resenha me deu uma vontade louca de ler!!!).
    Pronto, e então, como eu estava a dizer, concordo com você... dá trabalho ter um blog, e também dá trabalho ter um blog literário, não é só por causa desse negócio de ter livros gratis! Ah, isso me revolta -.-
    Mas bem, acho que esta é a minha opinião.
    Beijos Alice.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alice!

    Menina, adorei a postagem! Eu acompanho inúmeros blogs sobre livros há algum tempo e recentemente resolvi fazer um, o meu é um hobby, surgiu com a ideia de indicar livros para conhecidos, pois já fazia isso verbalmente, sempre gostei muito de ler e de falar sobre livro.

    E é muito bacana saber que muitos levam a sério o trabalho realizado com os blogs, o meu, apesar de ser um hobby me custa tempo e dinheiro, mas eu fico feliz em ter lindos livrinhos me esperando em minha estante além de poder mostrar as pessoas os que tenho lido e o que tenho achado sobre eles...

    Beijos,
    http://estantedadebora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus que nunca escutei nada do tipo. Ralo pra caramba para dar conta das três editoras que tenho. É um trabalho como qualquer outro. Passo horas programando postagens. Acho um absurdo que as pessoas pensem dessa maneira.
    Adorei a postagem!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz parceria com editoras, nem autores, ou ao mesmo fui convidada a fazer parceria com algum blog como autora, heheh! Até gostaria, mas tenho certo receio de pedir parcerias porque não falo só sobre livros no meu blog. Vou procurar entrar em contatos com alguns autores, mas, não sei no que vai dar. Heheh!
    Báh, me lembro daquela vez em que você falou sobre o tal autor que parou de falar com você. Não acho isso legal, afinal, cada um tem sua opinião e é preciso aprender a aceitar críticas.

    Beijos, Carol!
    Controvérsias

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice, tudo bem?
    Eu adorei o seu texto, e se pudesse curtir, curtia centenas de vezes. É engraçado a quantidade de pessoas que pensam que ser blogueiro literário é só ganhar livros. Eu fui blogueiro em uma época bem diferente em que blogar era sinônimo de diário. Também exclui e criei outros blogs e acabei ficando afastada, mas depois de acabar a faculdade voltei a blogar, criando o Você é o que lê, e depois de um ano enfim registrei um domínio novamente. E vou te dizer, não foi fácil e não é fácil manter o blog. Não nego que eu fiquei radiante quando fechei parceria com a NC, mas minha felicidade não é apenas pelos livros, mas por perceber que aquela editora de tamanho porte gostou daquilo que eu escrevia. Mas com isso me veio inúmeras responsabilidades. É engraçado o que muitos pensam olhando de fora, mas só quem leva de fato a sério esse compromisso é que sabe o quanto é difícil, mas sem deixar de ser prazeroso essa vida corrida de blogueiro. Por que o que é mais interessante é que, mesmo recebendo os livros, nós nunca deixamos de comprar, e essa é a maior prova de que não estamos aqui apenas pelas parcerias ou pra ganhar livros de graça.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê - amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Isso mesmo, você se dedica ao máximo pra ter o que tem, e as pessoas acham que é de "graça", pelo visto dedicação é algo que falta em muita gente desse tipo.
    Eu tenho meu blog desde o ano passado e tenho poucos seguidores além de eu ter parado de postar porque a minha vida ta um caos.
    Passo a maior parte do tempo comentando em outros blogs.
    Eu sou um exemplo, eu quase não me dedico e por isso tenho tão pouco seguidores e nenhum blog e autor parceiro.
    Eu tinha te pedido apenas uma vez para seguir meu blog e você foi o ÚNICO blog que eu pedi, e você me seguiu.
    Depois de longos meses eu tinha parado e eu acho que você parou de seguir meu blog, mas nem por isso comecei a te "odiar" ou deixei de comentar aqui.
    Agora eu penso da seguinte forma "segue quem quer" não vou obrigar ninguém.
    Vou parar por aqui se não meu comentário vira um livro.
    Adorei a iniciativa de botar tudo isso pra fora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc passou mt tempo mesmo sem postar no seu blog xp
      dai eu acabei fazendo a limpa em uma época e parei de seguir vários mesmo.

      Excluir
  16. Você falou tudo!! E isso não acontece só com blogs literários, não!! Tudo que é blog!! Hoje em dias as pessoas criam blogs querendo de cara já ganhar, enchendo de anúncios, não sabem nem sobre o que vão falar no blog, não pesquisam nada e só publicam sobre coisas que todos falam!! Vida de blogueiro (de verdade) é dificil!! Porque esses blogueiros meia boca tiram nosso valor! ;s



    Adolecentro

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga,nem tudo na vida de blogueiro é simples, e as pessoas não entendem isso.. Acha que é facil, mais se vc ganha um livro, é pq vc se responsabilizou com a editora e ou com o autor, eu muitas vezes compro o livro do autor e numa boa!!
    E ter um blog é muito trabalhoso!!

    beijos mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia me parece que as pessoas criam blogs para ganhar alguma coisa. Não tenho parceria com ninguém e nem estou querendo ter. Tudo que está é pq eu gosto e os livros resenhados são meus! Ou são de booktour.
    Confesso que já tentei ter parcerias com editoras, mas já sabia que não ia conseguir pelo fato de meu blog ser minusculo, e hoje dou Graças a deus de não ter conseguido.
    Eu quase não posto. Só faço isso quando tenho tempo e vontade. A ideia do blog é para ser algo que lhe der prazer quando você compartilha com outras pessoas. Bloggar por obrigação não tem a mínima graça!
    Uma vez vi uma menina cometar assim em um blog de cosméticos: Como faço pro meu blog ganhar produtos de parceiros?
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo com você e digo por ser um exemplo. Eu tenho muita vontade de criar um blog literário com umas amigas, primeiro porque eu finalmente conheci pessoas que gostam de ler(e tem esse vício em leitura como eu), segundo que ganhar livros de graça é um máximo(participo de vários sorteios na esperança de aparecer meu nome no formulário e entendo quanto é caro pros blogueiros mandarem), mas eu já tô revendo esse conceito do "graça". Fazer uma resenha não é fácil, ser sincera é bom quando o livro é bom, mas péssimo quando ele não agrada, porque as editoras e autores não querem sinceridade "negativa".
    É FOD*!
    Beijos!
    ps: Já começou a ler Sushi?XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esto querendo começar nesse fds xp
      só nao comecei ainda porque eu tenho um livro de parceria para adiantar.
      ahsuashu as vezes bate um desanimo e desespero pq nao sei qual leio por primeiro xp

      Excluir
  20. Oi, Alice... UAU, GURIA! Arrasou nesse texto! Concordo com cada ponto e vírgula! Eu sei que não chego aos seus pés no quesito blogueira, já que minhas resenhas nem são resenhas mesmo e não tenho parceria com nenhuma editora, seja "grande" ou "pequena", mas devo dizer que você tem toda a razão!

    Olha, só tenho um ponto a acrescentar, o ponto do escritor.... É desanimador quando solicitam parceria com você e demandam que você envie o livro para o blogueiro. Quando dizem que a parceria será firmada apenas se for enviado o livro.... Enfim, é o que você disse: blog literário não é ganhar livros! Principalmente se for de autores ainda "novatos", que não participam de uma editora "grande". Acho que meu sentimento é o mesmo que o seu... Enfim, aceitar as críticas dos blogueiros é essencial! Eu sempre digo que não é fácil (escritores são meio maluquinhos, você é escritora, então deve entender hahaha), mas todo escritor precisa saber receber críticas xD

    Bom, já falei demais. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aceitar criticas não é fácil né lu. ai complica tudo.
      tem blogueiro que só quer parceria pra vir tudo de mão beijada pra eles xp

      Excluir
  21. Eu via a briga no twitter quando umas pessoas não ganhavam a tal parceria com as editoras. Eu ia fazer uma parceria uma vez, mas achei melhor não e hoje vivo bem comprando livros quando posso e ganhando livros quando a sorte bate. Sei lá tem gente que acha que criar e manter um blog é fácil, mas vai conciliar a vida pessoal com a virtual. Esse povo que vive falando que vai ganhar livros de graça nem sabe o trabalho que dá ter e manter um blog. Affe!

    Gostei a postagem e boa sorte.

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você Alice.
    Olha meu blog é pouco conhecido mais não me importo com isso, não tenho editoras nem autores parceiros, mas claro, eu já preenche aquele formulário das editoras mais nunca nenhuma me respondeu, mais também sempre tive um pouco de receio em fazer parcerias, é muita responsabilidade.
    No começo do Contos Doces eu nunca imaginaria que estou onde estou, e eu fico muito feliz comigo e com o meu blog.
    Sim, já teve gente com esse tipo de mensagem, já teve gente cara de pau que comentou esse tipo de coisa no meu blog, tipo: "Oi, também tenho um blog literário, siga o meu pois preciso de muitos seguidores para conseguir parcerias, se me seguir eu sigo o seu".
    Pô eu acho isso muita falta de respeito.. Pois é o que você falou, por*a se você criar um blog que seja pelo simples prazer de gostar de blogar e não com intuito de conseguir livros ou qualquer outra coisa de “graça”.
    Então perdoe o meu mini desabafo. Ah e parabéns pelo ótimo texto!
    Beijocas,
    Cindy, Contos Doces

    ResponderExcluir
  23. Bem legal seu texto. È bem por ai mesmo que acontecem com alguns blogs literários. Que bom que pensa em continuar sempre com seu cantinho. Adoro aqui.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  24. Oi, Alice! Tudo bem? Adorei seu texto e concordo com tudo. Só quem é blogueiro sabe o quanto é difícil manter um blog. Vou completar 4 anos de blogueiro e ao longo desse tempo já passei por um monte de coisas. Sou da época que blog era um simples diário, até sentir necessidade de falar sobre livros, e por não ter ninguém com quem comentar comecei a fazer resenhas.
    De uns tempo pra cá, vejo como a blogosfera cresceu, principalmente os blogs literários. E, infelizmente, isso se deve ao achar das pessoas que quem tem parceria com editora recebe livro de graças. Engana-se quem pensa assim. Assim como a editora te manda livro ela quer a divulgação de volta. Então, para mim, não tem nada de graça nisso. Você paga com a divulgação!
    Já vi muito blog acabar pelos donos dizerem que ler livros de editora e postar resenha já estava virando obrigação. E tem aquele que vivem reclamando que tem muito livro pra ler e mesmo assim participa da seleção. Sinceramente, é muito mimimi nessa blogosfera. É preciso paciência, muita paciência, rs.

    Beijos, Ma Petit.

    ResponderExcluir
  25. Falou tudo menina! Muita gente pensa que blog literario é so para ganhar livros de graça; Quando eu criei meu blog, nem sabia dessa coisa de livros de parceria e tal, logo percebi como as coisas funcionam em alguns blogs. Eu me lembro que conheci um blog que só postava resenhas, nada além de resenhas. Aí eu fui percebendo que essas resenhas eram dos livros de editoras. Tem muito blog por aí que só foi criado para parcerias...

    Não sabia que você tinha excluido o SCB umas vezes, lembro de ter conhecido ele bem no inicinho, acho que posso dizer até que fui uma das primeiras leitoras usuahsuahs'

    ResponderExcluir
  26. Se fosse assim eu iria montar um agora mesmo, imagina, que sonho receber livros grátis (rsrs).♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Uau! Concordo plenamente!
    As pessoas acham que é fácil, que é simples você criar um blog e se dedicar a ele para que ele cresça.
    Quem tem esse pensamento tosco não sabe a felicidade de receber um elogio, ou o nervosismo pra corrigir um erro.
    Só quem ama blogar, ama dividir pensamentos sabe como é bom!
    Tenho orgulho de dizer que meu blog não tem parceria com editoras, claro adoraríamos ter, mas cada coisa em seu tempo.
    Existem bibliotecas e lugares com bastante livros para quem não pode comprar sempre.
    ótimo post!
    Beijoos!
    Bárbara-Leitores do Futuro

    ResponderExcluir
  28. Nossa, adorei suas palavras, realmente tem muitas pessoas fazendo isto, acho essa uma atitude horrível!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Alice, pelo post! Você esta certa e concordo com sua opinião. Ter um blog literário não é apenas ganhar, é trabalho duro, tanto em ler, criar as resenhas, mostrar sua opinião sem parecer ser falso, inovar o conteúdo, pesquisar conteúdo, enfim, não é apenas ganhar e ganhar. Assim como você criei meu primeiro blog em 2008, para escrever minha fanfic, deletei, criei outro, e enfim nasceu o Diae, que no inicio foi para colocar todo o meu trabalho, em escrita e artístico, mas sentia que faltava algo a mais, como sempre li, resolvi falar de livros e então o Diae passou a ser um blog literário, mas sinceramente, nunca pensei em ter que ganhar livro, gosto mesmo é de gastar comprando, rsrs.

    Enfim, ficou ótima a postagem, parabéns novamente amiga ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei, hoje em dia todo mundo quer ter um blog literário, já está até chato isso, virou moda dizer que gosta de ler e o pior é que o povo só visa lucros, acho que realmente os conceitos devem ser modificados
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Você realmente foi muito feliz com suas palavras. Parabéns!
    Infelizmente conheço muitas pessoas que possuem um blog literário apenas para receber os benditos livros, sem se importar com o que realmente deveria ser fundamental: o incentivo a leitura e a valorização dessa cultura.
    Costumo dizer que o blog literário me mudou completamente, e também sei que tenho muito que aprender e melhorar, mas uma coisa é certa: hoje não passa por minha cabeça deletar, por exemplo. É muito trabalhoso, mas ao mesmo tempo prazeroso, principalmente ao ser pego de surpresa ao ver seu trabalho comentado e elogiado durante um evento que teve a presença de Ferreira Gullar, Antônio Torres, Márcia Tiburi, Ricardo Ragazzo, entre outros (melhor coisa que o blog já proporcionou)
    Por isso pretendo continuar por muito tempo, seja com editoras/autores parceiros ou não; seja pra ter 1 ou 100 comentários/seguidores. O que importa é valorizar a cultura.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  32. O povo acha que ser blogueiro é fácil, olha que eu nem sou e sei como é difícil e dá trabalho, mas parece que o povo não entende, mas eu queria te parabenizar pelo bom trabalho que esta fazendo com esse blog, pois não é todo mundo que consegui e adorei as imagens e concordo com você esse povo que só faz blog literário pra ganhar livro não ta com nada.

    ResponderExcluir
  33. Alice concordo plenamente contigo.Sempre procuro pesquisar muito sobre os autores e suas obras antes de fazer parceria e deixo para o pessoal do blog se envolver com editora.Fala sério,tem algumas que exigem muito do blog e não retribuem,só querem divulgação e mais divulgação,tem outras que não levam bem resenhas negativas e assim por diante. Quanto aos blogueiros é realmente uma vergonha o que vejo na blogosfera literário,plágios e desentendimentos,blogs que pensam em apenas ganhar livros...Claro que não somos todos assim,mas ultimamente parece que somos uma minoria. Jamais mentiria só para agradar um parceiro e deixo isso bem claro antes de fechar uma parceria.Agora o recado que viste do blogueiro para seguir o blog para que ele fechasse parcerias com editoras grandes,nunca vi nada assim e acredito que ainda verei muita coisa bem pior.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  34. Belo texto...
    Concordo plenamente com vc. As pessoas hoje em dia só querem blogs para ganhar livros em primeira mão, mais nem gostar de ler gostam...Acho isso de ficar brigando por parceria, plagios e etc uma puta falta de sacanagem...O mundo da blogosfera ta zuado demais, por isso eu nem fico indo atras das coisas, faço meu trabalho quieta no meu canto, tenho blog pq gosto não para agradar ninguém, e vejo que vc tbm faz isso...Seria bom se todos fizessem isso!
    beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  35. Oi Alice!

    Eu penso como você. Acho que nós devemos blogar por gostar... deveremos resenhar os livros porque gostamos de escrever sobre o que lemos... e lemos por amor mesmo. Acho uma troca interessante quando ganhamos um livro de parceria, mas o intuito de ganhar mais um livro somente é horrível, não concordo mesmo. Até falei sobre isso no Best, tem acontecido muitas coisas do tipo e eu preferi não tentar mais parcerias por isso. Meu blog pode ficar mais apagado?! Pode, mas eu não terei problemas e farei tudo direitinho. E olha, você falou sobre os blogueiros que fazem resenha e de resenha não tem nada né.... eu não sou expert, mas fico mega chateada com coisas assim. Hoje mesmo li uma que me contava praticamente toda a história, isso quando não entramos e encontramos só a sinopse como resenha. É triste isso, mas existe. E realmente, ter um blog não é fácil. Já pensei muitas vezes em desistir pela complexidade, mas eu gosto né... sempre volto. E como você, já tive outros pessoais também... rs

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Amiga eu adorei a sua postagem, concordo plenamente com tudo o que você disse.
    Outro dia mesmo uma pessoa me disse que achava que ia fazer um blog para conseguir umas parcerias para arranjar livros de graça! Comoassim gente. Acho isso um horror. Credo.
    beijos

    ResponderExcluir
  37. kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei sua postagem! E o pior é que realmente chove gente desse tipo em nosso universo literário. Mas se há um lado bom nisso tudo, é que esse tipo de gente não "dura". Porque ser blogueiro não é essas mil maravilhas toda. No primeiro perrengue, eles largam mão de tudo - o que geralmente acontece muito antes de atingirem o status que tanto desejam.

    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/
    @valvuladee5cape

    ResponderExcluir
  38. Oi Alice!
    Você disse tudo e mais um pouco!
    Vejo muitos blogueiros formando parcerias e depois nem se quer leem alguns dos livros que receberam e dizem qualquer coisa na resenha. Alguns acham que ter diversas parcerias é o importante!
    E o pior é que tem gente que acha que blog não dá nenhum trabalho e quando fica todo atolado, larga tudo e nunca mais volta.
    Para mim o blog é uma escapatória, onde posso desabafar e falar do que adoro: livros e seriados! ^^
    Não importa se você tem mil seguidores e apenas trinta comentam no seu blog. O importante é saber que você conseguiu fazer amigos que gostam das mesmas coisas que você!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Concordo com você em tudo Alice. Tem muita gente que tem que aprender o que você falou no texto!
    Beijos
    oh-unicorns.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Caramba!!! Acabei de te aplaudir de pé. Arrasou!!!
    Vc acredita que recebi no meu skoob exatamente isso que vc colocou??!!

    "Que o blog dela era novo, e que precisava de seguidores para poder ter parceria com as editoras famosas" Nossaaa eu fiquei de cara!!!
    Eu por exemplo criei o meu, pq estava quase entrando em depressão. E hoje o meu blog é a minha vida, não existe algo que me deixa mais feliz.
    E é isso.
    Bjsss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. É exatamente, EXATAMENTE, assim! Me dá um ódio desses blogs que já são criados com a intenção de "ganhar coisas de graça"... e não é só no caso de blogs literários, mas também blogs de moda, de eletrônicos, de decoração e etc. Todo lugar tem isso, xô de mim essa gente interesseira que tem preguiça de trabalhar e fazer por merecer hahahahahaha.
    E queria pedir desculpas por demorar tanto tempo para retribuir os comentários. Estava passando por uma fase ruim e deixei meu blog um pouco de lado. Mas já passou e agora vou voltar a te visitar e claro, comentar.
    Beijos!! <3

    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  42. Esse é o post principalmente pro povo novinho que esta no mundo literario que pensa que TUDO é gratuito !

    ResponderExcluir
  43. Alice, tudo bem?
    Você disse tudo e mais um pouco, foi perfeita em suas palavras. Mas não é só em blog literário não viu! Algumas pessoas me perguntam assim "como você faz pra ganhar essas amostrinhas?" afff, é muito ruim né.
    Mal sabem eles que deixamos um pouco de nossa vida aqui para conseguirmos boas parcerias com muito esforço.
    Parabéns pelo post, amei.
    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera

    ResponderExcluir
  44. Alice, você tocou num ponto mega, hummm, "sensível" da blogosfera, que são as parcerias.

    Eu busco várias, não vou negar: estou sempre me inscrevendo, fico triste nas que sou recusada e até reclamo com alguns amigos. Não gosto de mimi no twitter, mas vejo muito, e prefiro manter minhas lamentações entre amigos mesmo. Gosto de ganhar livros das editoras? Sim, adoro. Amo a sensação boa que dá quando chego em casa e tem um pacote de editora tal esperando por mim. De certa forma isso faz eu me sentir bem, como se meu trabalho estivesse sendo valorizado de alguma forma, sabe? Seria errado eu começar meu comentário mentindo, então disse tudo isso pois é a verdade que se aplica a mim.

    Porééém, a minha estante é composta basicamente dos livros que eu compro. Minhas resenhas são sinceras independente de onde tenha vindo o livro (compra, parceria, presente). Criei uma regra própria ao decidir tornar o blog literário: nunca mentir ao dar uma opinião. É bom? Não me importa se eu paguei 1,99 no sebo da esquina ou se custa 50,00 e eu recebi por parceria. Dane-se, ele é bom e é isso que eu direi na resenha. É ruim? É isso que vai ficar claro na minha resenha e eu não puxo saco de editora nem de autor. A sinceridade que falta em muitos blogueiros devia afastar esse monte de parceria que eles têm, não o contrário.

    Parceria com autores já é algo mais delicado ainda: a gente tem que ser seletivo, ponto. Como você disse, não dá pra siar pedindo parceria pra qualquer autor (pra dar uma ideia, a última parceria que firmei com um autor foi há poucos dias e eu até a adicionei no face. Parceria tem qu ser uma via de duas mãos, e quando se tem 200 parceiros, com o intuito de receber 200 livros, você perde o controle.).

    Enfim, falei, falei, falei e talvez pareça que não entendi o texto ou que discorde dele, mas não é isso: FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi todos os teus pontos de vista, mas é ruim ter um blog só pra ganhar sabe. ele tem que dar também.
      por isso que eu não tenho um blog pra "lucrar sozinha"
      quero que as pessoas ganhem junto comigo, chorem junto comigo, e tudo mais.
      tudo tem que ser uma via de mão dupla

      Excluir
  45. Caramba concordo tanto coms seus posts alice... é bem assim mesmo... eles ficam doidos pra conseguir parceria.. Quando comecei nem sabia que isso existia.. tanto que nem corro atras e só tenho parceria com a novo conceito e com alguns autores.. Cara eu sempre fui franco que queria o pessoal me visitando... só se gostasse mesmo que seguisse... Ai vem gente me perguntar como seu blog conseguiu tantos seguidores em tao pouco tempo... falei assim por que eu respeito os leitores... nao fiko fornçando ninguem.. quem vem no meu blog é porque quer e porque gosta do conteudo.. nao porque fico enfiando um monte de link na cara da pessoa... Odeio tambem aqueles que querem pegar emprestado os livros e eu falo CUIDADOOOO.... ai eles tem a cara de pau de falar.. AAAA FOI DE GRAÇÇAAAA.. FODA _SEE foi de graça mas é meu e eu lutei pra conseguir... nao foi tao de graça... adoro meus leitores e fiz muitas amizades no blog.. e muitos leitores me enviar livros... pra ver minha resenha.. porque gostam.. afff.. to estressado ja.. vai vindo ideia e nao paro de escrever... asdkoaskdo fui linda... beijos

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara a gente só consegue seguidores de duas formas. ou com promoções ou com um bom conteúdo.
      e quando as duas coisas andam juntas então é ótimo
      o povo que não sabe respeitar os outros e fica falando merda por ai ivu.
      sabe o que é pior? é que ninguém vê que não é tao de graça assim e acaba falando merda sem ao menos saber da situação.

      Excluir
  46. Oi Alice
    adorei! falou tudo!
    99% da minha estante são de livros comprados por mim, não fico esperando receber de parceria para ter um livro que quero ler. Claro, não vou mentir, gosto de receber livro de parceria, e me increvo para conseguir outras parcerias, é como se meu trabalho fosse recompensado. E só fiquei muito chateada uma editora que me recusou, mas escolheu outros blogs nada a ver...enfim, eu fiz o blog para compartilhar as noticias que eu gosto, resenhar livros que li, etcc... Não é um trabalho nada facil manter um blog, requer muito tempo e dedicação, mas faço com todo o amor.
    e parceria com autores tbm é delicado. Eu já falei mal de um livro e o autor nunca mais falou comigo, o q quer dizer que ele nao aceita uma critica construtiva, pois eu peguei bem leve. mas fazer o que né? só não dá para falar que eu gostei de um livro que eu odiei.

    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  47. Apoiado Alice!! Adorei o VAI TRABALHAR!! kkkkkkk
    Quando eu comecei a ler eu me matava para comprar os livros, pois eu não tinha muita renda ainda, mas queria muitooooooo ler A Saga Crepúsculo completa. Logo decidi que ia falar sobre livros que eu lia no meu blog, pois eu já tinha costume de falar de filmes, e então isso seria normal para mim. Logo fui conhecendo muitos outros blogs literários, minha renda foi aumentando e passei a comprar os livros que eu queria, levando sempre em consideração resenhas de blogueiros que eu considero muito. Com o tempo as parcerias foram surgindo, lógico que é uma honra saber que tal autor ou tal editora quer a sua opinião sobre um livro X. Porém isso é algo que só é possível acontecer naturalmente, porque editoras e autores gostam do seu trabalho e levam sua opinião em consideração. Isso de criar um blog apenas para ganhar livros (ou coisas) de graça não está com nada mesmo! Acho ridículo quem fala bem de um livro só pq ganhou ele de graça do autor ou da editora, e acho mais ridículo ainda aquele autor que vai tirar satisfação pq recebeu uma critica do blogueiro. Nas minhas resenha eu levo em consideração a minha opinião e faço questão de expor os lados positivos e negativos que eu vi na leitura. Ser blogueiro não é fácil, é um trabalho que exige muita dedicação, mas que principalmente exige que a pessoa faça isso de coração aberto, porque gosta. Eu tenho pouquíssimo tempo livre, mas o simples fato de blogar me faz esquecer dos meus problemas do dia a dia, é algo que eu faço por puro amor e não porque quero algo em troca. É logico que ter sua fonte de renda em seu blog é MARAVILHOSO e o meu sonho tbm, pois assim eu estaria TRABALHANDO com o que eu amo fazer de verdade. E vamos combinar gente, é um saco vc ir ler e responder seus comentários e se deparar com uma pessoas sem noção que nem leu o post, só passou lá para dizer SEGUE MEU BLOG, SIGO DE VOLTA! Eu sei que divulgação é difícil, mas não é assim que a pessoa vai ganhar leitores fieis, assim ela só vai ganhar troca de links.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Penso a mesma coisa... gente que cria blog com intenção de conseguir parceria achando que assim vai chover livro na horta dela, tá muito enganada... Esse povão só serve pra atrapalhar quem faz um trabalho sério... qualquer dia tb vou fazer um post sobre isso...
    Acho que qdo a pessoa acha que tá na hora de procurar por parcerias, é normal querer que o blog aumente em numeros para poder mostrar que é bem visitado e tudo mais... mas ficar unica e exclusivamente por conta de conseguir parcerias é foda.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  49. Adoreeeeeeeeeeeeeeeei, tapa na cara da sociedade Alice.
    É isso que o povo pensa de nós, blogueiros que damos duro... Não é pelos livros grátis não, é pelo amor a literatura. Ai vem um bando de mal amados tentar a sorte e avacalham com a nossa vida.
    Adorei o post.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  50. Oi, Alice!
    Você colocou uma proteção tão forte no seu blog, que eu não consigo dar Ctrl+C nem no banner de "link-me"! hahaha =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uauahashu verdade, vou já te passar o código ^^

      Excluir
  51. E todo mês a gente deixa todos os orgãos no correio pra manter promoções rolando. Custos com dominio, marcadores, mimos, etc. Não é fácil. Tem que ter amor, muito amor.
    Amei o post.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  52. Oi, Alice.

    O pior é que tem muita gente pensando desse jeito. Assim como você, tenho blog há bastante tempo. Na verdade, meu blog tem três anos - faz niver agora no dia 19 -, e só no ano passado o tornei literário, apesar de o objetivo inicial ter sido esse mesmo. Eu não sabia nada sobre parcerias e minhas resenhas quase não recebiam comentários. Eu postava muitos textos: contos, poemas, crônicas, receitas gastronômicas... Mantive meu estilo, apenas incluí mais resenhas e novidades literárias.

    Dá trabalho ser blogueiro. A gente tem que ler, pesquisar para escrever boas postagens, visitar os blogs dos amigos, divulgar cada passo que dá. E os sorteios consomem dinheiro, sim. Nada é de graça, como muitos podem imaginar, sobretudo quando a "espécie" em questão é tempo.

    Amo ser blogueira, tenho meu estilo e sempre vou ser verdadeira. Se um autor me enviar um livro (físico), eu o resenharei, mesmo que minha impressão não seja tão boa. Alguns enviam apenas o arquivo em PDF, aí eu decido se vou resenhar ou não. Melhor que eu não resenhe um livro ruim e termine jogando areia na fogueira de alguém.

    Só para constar, detesto essas divulgações bobas de blog no Skoob - divulgações de promoções não me incomodam. Se alguém quer ser seguido, por que não segue o outro primeiro? O link do seu blog está lá na sua saudação, mas, ainda assim, a pessoa escreve "siga meu blog. Se você tiver um blog, me avise que eu te sigo de volta". Custa ter o mero trabalho de ler a saudação no perfil da pessoa? Ah, tenha santa paciência!

    Hahaha!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie


    ResponderExcluir
  53. É Alice é difícil mesmo. Eu fico muito feliz ao ganhar os livros, mas sou também uma compradora assídua. Vc aqui disse muita coisa que penso, e quero parceria com uma editora grande, mas por merecimento mesmo, tanto que parei com algumas atitudes minhas. E hoje os pouco seguidores que vejo aumentar, é sem promoção, sem encheção de saco e fico agradecida. Meus livros mesmo de parceria acabaram. E parceria pra mim é importante, metades do autores parceiros não me mandaram livros e muito menos tem o livro ainda. Então acho q esse é o espírito da coisa. Agora minhas resenhas são sempre positivas, porque é tão natural de mim, só fecho parcerias com quem eu vou gostar... Nada é perfeito, tem gente q se acha a última bolacha do pacote... Mas isso é inevitável... E o pior é que essa coisas é que conseguem... Ou meu blog que é ruim mesmo. hahahahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  54. Nossa Alice, fiquei de cara com o seu texto! Penso exatamente como você e quando as pessoas vem divulgar o seu blog alegando que precisam de seguidores para formar parcerias, eu já fico de olho e nem sigo mesmo. Poxa, esse é o real significado pelo qual tais criando um blog? É muito errado, sério. Eu costumo não julgar as pessoas, mas geralmente quem só pensa nisso não é o tipo de pessoa que eu queria criar um vínculo. Se você quer uma parceria com uma editora grande, faça-se o favor de recebê-la por merecimento, não é mesmo?
    Dá licença, é cada coisa nessa blogosfera...
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Disse tudo , e o pior é que tem muita gente assim mesmo :(
    adorei o seu blog e to começando a fazer um blog literário e desde o inicio eu já tinha a ideia na cabeça de mostrar os meus texto e as resenhas dos meus livros não ta me exibindo por que vou ganhar etc...

    ResponderExcluir
  56. Concordo plenamente! Não é sinônimo de ganhar livros de graça, pois para isso trabalhamos muito, pois é difícil conseguir leitores para um blog literário em um país em que a maioria das pessoas não gosta de ler, é difícil conseguir tempo tendo que trabalhar (pois dificilmente blogs literários dão um lucro significante).
    Amo ser blogueira, e sei o quanto é difícil, o quanto nosso trabalho é desvalorizado, e o quanto pensam que os livros são "de graça". Mas não são! Trabalhamos duro para isso.

    https://v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir