Resenha: O Livro do Amanhã



Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número e páginas: 368
Ano: 2013
Avaliação☆☆☆☆☆


Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


O livro nos conta sobre uma garota chamada Tamara. Que por sinal no começo do livro é a pessoa mais nojenta do mundo ,por assim dizer. Briga muito com os pais (apesar de que eu chego a entender que ela sente falta de atenção, porém isso não justifica as brigas), egoísta, muito mimada e é aquele tipo de garota que a gente detesta logo de cara. 
A última vez que ela vê o pai foi quando brigou com ele e disse que nunca mais queria vê lo,  quando percebe está entrando no escritório dele no outro dia e o mesmo se encontra no chão morto. Nesse momento o mundo de Tamara cai.

Ela sempre fora muito afortunada, mas nunca deu valor as coisas boas que possuía. Uma boa casa, bons pais (mesmo que ausentes), boas roupas, e tudo que o pai pudesse proporcionar. Eu me lembro de ler uma parte aonde ela e as amigas ficavam com o mesmo rapaz...gente a Tamara era uma safada com 16 anos de idade, chocante algumas coisas que ela fazia sabe.
Ela mesmo diz que não era uma boa garota ou uma boa filha.
E agora, com o pai morto e uma mãe nada bem psicologicamente que mal sabe distinguir o que é certo ou errado, e muito menos tem noção das coisas ao seu redor, o que ela terá de fazer??
Elas acabam indo com a ajuda de uma amiga para a casa dos tios de Tamara. 
Rosaleen e Arthur tios de Tamara aceitam a sua estadia de bom grado, mas algo está errado naquele lugar.

Imaginem uma pessoa que sempre foi esnobe e rico a vida quase toda, para Tamara é praticamente um imenso sacrifício viver ali naquele lugar que não tem nada. Tirando o detalhe claro que sua mãe está ficando pior e que praticamente não sai do quarto, não fala e raciocina direito para se expressar com as pessoas ao seu redor, temos o pequeno detalhe assustador do livro (pelo menos para mim) que é sua tia Rosaleen, a personagem mais estranha que eu já vi esse ano em um livro.
Essa mulher tirou meu sono (por assim dizer) durante os dias em que estava lendo esse livro. Eu estava muito curiosa para saber o porque das suas atitudes, e caramba o final me surpreendeu demais quando soube o tal do porque!

Rosaleen sempre estava de olho em Tamara, nunca respondia direito suas perguntas, sempre ficava na defensiva e escondia as coisas dela. Uma noite ela acordou e sentiu alguém a olhando, e quando percebeu a pessoa saiu do quarto e sim era Rosaleen!
Uma figura muito legal nesse livro foi a Irmã  Ignatus, eu gostei muito dela. Uma freira com hábitos curiosos e apesar de muita idade (quase uns 70 anos) se comporta como uma jovem.
No decorrer do livro, as emoções, os mistérios e magia de cada capitulo vão deixando o leitor bem curioso e com a pulga atrás da orelha para saber algumas coisas.

Certo dia Tamara abre a porta da frente da casa e seu mundo muda totalmente. Ela conhece Marcus uma rapaz mais velho que ela, que trabalha em uma biblioteca dentro de um ônibus. Ele leva livros para as pessoas em suas casas e depois os pega de volta, e a pessoa pode ir lá e escolher outros livros. Tamara que nunca foi muito de ler acaba escolhendo um livro por impulso ou fascinação, que por sinal estava fechando com um pequeno cadeado, não havia autor e nem nome. Depois que a irmã Ignatus consegue abrir o livro para ela a mesma descobre que é um diário e no dia seguinte decide escrever no mesmo, porém ele já estava escrito, com a letra dela e com a data do dia seguinte, ou seja, o livro contava o dia de amanhã para Tamara. Cabia a ela decidir se ia viver o dia em que o diário mostrava a ela ou se ela mudaria o que estaria acontecendo no dia de amanhã.
Esse livro do amanhã aguçou a curiosidade dela em muitas coisas, a ajudou em outras e fez com que ela desvenda-se o mistério que envolvia a vida que ela não sabia. O que será que a vida de Tamara esconde??

41 comments

  1. Fiquei curiosa quando vi que havia postado resenha desse livro, é a segunda que leio e vou te dizer que fiquei um pouco confusa. Na outra resenha que li tive a impressão de que ela achou o diário de outro jeito, mas não vou discutir isso porque nem li o livro e o importante é que ela encontrou o diário né kkk Quero muito ler esse livro, acho a capa dele linda e essa história da personagem é bem diferente, o que será que acontece com essa menina?! Tomara que eu possa ler em breve.
    Boa sorte para quem vai participar da promoção.

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também li uma resenha que entendi que ela achava o diário de outro jeito e quando li o livro vi...cade esse jeito hasuhusahu mas ela acha dentro do ônibus D: a não ser que eu esteja doida hasuhusahu

      Excluir
    2. kkkkkk se você está dizendo agora deu até vontade de procurar a resenha e reler pra vê se vi aquilo mesmo.

      Excluir
  2. Ei amiga, eu acompanhei o seu processo de leitura com esse livro pelo face. Bem vi que você não estava gostando no começo, e isso me desanimava muito. Estava louca esperando para ler a sua resenha e me surpreendi muito com o que você abordou. Fiquei muito feliz por no final você ter se entregado ao livro e se deixar conquistar. Eu vi muitas resenhas que comentam o fato da protagonista ser uma mala no começo do livro. kkkkkkkkkkkkkk! Que bom mesmo que no final o livro saiu melhor do que a encomenda. Eu estou bem curiosa em relação a ele, mesmo porque eu adoro a Cecelia então acho difícil eu não gostar. hahahah
    beijos

    ResponderExcluir
  3. PS:Esqueci de deixar meu email né?
    é timedrow@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, se tem uma coisa que detesto é gente mimada, ainda mais quando essa "gente" é um personagem de livro. Eu fico com raiva quando vou lendo um livro com alguém assim rsrs'

    Fiquei curiosa para saber o fim da história, parece um livro legal ^^

    ResponderExcluir
  5. nunca lembro do e-mail. eita

    marina.mf15@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo que ler esse livro, diz que não consegue parar de ler facilmente, e que o final é surpreendente. Eu ao menos no começo da sinopse me identifiquei bastante com o livro, sabe coisas sobre mudanças, nos sempre tememos mudanças e principalmente se é dessa forma como a da personagem, perder o pai... Enfim um dia ainda leio, e te digo o que achei, até mais, http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou querendo bastante ler um livro da Cecelia, e esse é um dos principais, sem dúvidas! ^-^ Só não esperava que certos personagens tivessem características tão... peculiares, rs. Tipo a tia da Tamara... Nem vou perguntar o que tem com ela! Mas parecer ser uma história bem bacana, como eu pensava, e já estou participando da promoção.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Essa foi a melhor resenha que li desse livro.
    Assisti um filme que o enredo se assemelhava a esse. Tinha essa coisa de já saber o que iria acontecer no dia seguinte. A ideia é genial! Não é? Se bem que não queria saber o que iria acontecer no meu dia... Odeio previsibilidade. ahau
    Eu adoro os livros dessa mulher! Ela sempre tem um jeitinho mágico de deixar uma mensagem interessante. Assim ainda não li, mas as resenhas que tenho lido estão ótimas!

    Amei!!

    bjus

    terradecarol.blogspot.com
    actb17@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este livro será minha próxima leitura! Nunca li nada da autora e pelo visto ela tem conquistando bastante com seus livros. Espero gostar tanto assim dele! A capa realmente esta linda demais, a NC tem caprichado!

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  10. Caramba, cara! Tantos sentimentos com o livro e personagens tão malucos assim?Fiquei com três pulgas pra dar uma lida nesse danado!
    Tomara que a Tamara tenha amadurecido no final, né? Também se não tiver feito não tem porque ter final do livro. (dã) E agora quero saber sobre essa Rosaleen!! .-.
    e-mail: yasmim_fd@hotmail.com
    @nyasmim

    ResponderExcluir
  11. Caramba, cara! Tantos sentimentos com o livro e personagens tão malucos assim?Fiquei com três pulgas pra dar uma lida nesse danado!
    Tomara que a Tamara tenha amadurecido no final, né? Também se não tiver feito não tem porque ter final do livro. (dã) E agora quero saber sobre essa Rosaleen!! .-.
    e-mail: yasmim_fd@hotmail.com
    @nyasmim

    ResponderExcluir
  12. Parece interessante! :)

    Beijo.
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Ultimamente eu estou com um pé atrás com os livros da Cecilia Ahern, mas gosto muito da narrativa dela, então acaba valendo a pena!
    Eu vi muitas criticas boas e ruins sobre esse livro, no começo a protagonista é muito chata neh? teve mta gente que largou o livro por conta disso.
    Mas acredito que no contexto a história seja interessante, por causa do tal "livro do amanhã" acredito que ele deve reservar boas surpresas pra protagonista, ou não, só lendo o livro pra saber, quero conferir!
    Bejos!

    e-mail: nessa_riper@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Minha experiência com a autora foi com PS Eu te amo, que eu gostei muito, por isso estava com um pouquinho de receio de ler esse livro. Mas eu gostei muito da sinopse e da resenha e com certeza entrou pra listinha.

    ResponderExcluir
  15. Tava curiosa para ler sua resenha!!!!!!
    Ele é muito. Esse livro é muito bom.
    Cecelia Ahern arrasou!
    Ok, tivemos ai umas coisas confusas, principalmente com a parte do castela, e mesmo assim o livro é muito bom.

    Beijos no coração
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Alice!
    Peguei ele para ler, mas mal comecei e dei uma paradinha. Estou passando outros na frente, mas agora fiquei morrendo de curiosidade.
    Resenha maravilhosa!

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu conheço esse livro muito bem =] Queria tanto ler ^^
    Mas... porque é que eu não resido no Brasil? T^T
    Bem, boa sorte para todos os que vão participar (:

    ResponderExcluir
  18. Li a sinopse desse livro sem prestar muita atenção e quando vi que a menina achava um diário que contava o futuro, fiquei doida por ele! Então essa é a primeira resenha que eu leio dele e percebi que deixei muita coisa passar na leitura da sinopse, como a idade dela e a morte do pai.
    Me chocou um pouco as últimas palavras que a protagonista disse pro pai, que triste!!
    Fiquei um pouco desapontada com a personalidade mimada da Tamara, mas espero que ela amadureça após descobrir o diário!
    Adorei a sua resenha, bem detalhada e despertou ainda mais a a minha curiosidade sobre o mistério do livro e sobre a tia da Tamara!!
    Email: gibpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, vi a capa do livro e achei que fosse algum auto-ajuda... Hahahaha, que surpresa!
    Muito interessante a estoria, fiquei curiosíssima! E vc me deixou mais curiosa ainda por conta dessa tia Rosaleen!!

    Beijos!

    prisciladc1984@hotmail.com

    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Desde quando recebi o kit, tive curiosidade em ler, o kit é lindo demais.
    Assim a história meio clichê, mais só lendo mesmo para saber. Gostei do saber que vc que gostou, assim só aumenta a vontade ^^
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir


  21. Oie Alice =D

    Pelo visto esse livro é bastante surpreendente mesmo. Depois de ler a sua resenha fiquei até com mais curiosidade de ler ele. Eu ando meio acustumada como personagens irritantes então acho que a Tamara não vai me afetar muito rs...

    O que mais me atraiu no livro foi a premissa de uma narrativa instigante e inteligente. Espero não me decepcionar.

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana para você!
    ;**

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  22. Uau, só de ler a resenha ficou super curiosa para ler este livro.
    Ainda não o conhecia.
    Seria interessante ver as dificuldades da Tamara em relação a mae, que agora teria de cuidar.O gato que ela conheceu e claro, o diário misterioso *---*

    Uma pena mas nem tenho face para poder participar.
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas pode participar sem ter facebook D: só o comentário com e-mail e preencer ali já é suficiente menina, leia as regras direitinho ok?

      Excluir
  23. Legal que gostou também eu achei ótimo e o fim é surpreendente né, ah eu amei o Weseley ele é ótimo

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Quero muito ler esse livro mais primeiro vou ler PS Eu te amo.
    Ótima resenha, parece ser muito bom!

    Beijos,
    sonhando-com-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Estou com esse livro aqui mas estava receosa se ele era bom ou não, se lia ele em seguida ou não, mas gostei da sua resenha, me empolgou pra ler.

    ResponderExcluir
  26. Nossa!! O livro é cheio de mistérios.
    O Engraçado é que a capa não apresenta isso.
    Tamara...já consegui não gostar dela só com a sua resenha. rs...E será que ela sente remorso de ter perdido o pai? E essa tal de Rosaleen? É uma bruxa?? rs...
    Antes não tinha curiosidade de ler esse livro, pois pensava que ele não passava de um romance bobo, mas com sua resenha despertou curiosidade.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Flor... adorei sua resenha! Bom, hoje mesmo li uma outra resnha que dizia que Tamara era mimada e tal... já vi que vou surtar com esta personagem, porque sinceramente eu não me dou muito bem com personagens assim. A estória parece ser bem interessante e fiquei muito curiosa. Não sei o que faria se recebesse um livro assim!!! Sinceramente eu não sei se ia gostar de saber o que iria me acontecer no dia seguinte. E se eu fizesse diferente e as consequencias fossem piores??? Afe...

    ResponderExcluir
  28. Ai que livro lindo, suspirando só em ler a resenha. Eu realmente espero que Tamara amadureça ao decorrer dos acontecimentos da história pois não gosto quando leio um livro e logo de cara fico com uma certa raiva da protagonista. Mesmo assim, acredito que irei amar essa leitura. Esse, para mim, é o livro mais esperado dos lançamentos desses últimos meses.

    ResponderExcluir
  29. Querida
    Já participei de outras promoções tentando ganhar esse livro (até porque minhas reservas financeiras estão beeeeeeeeeeem escassas). E tinha que dizer o que faríamos se soubéssesmos o dia de amanhã. kkkkkkkkkkkkk imagina aí??
    Eu fiquei suuuuuuuuuuuuuper curiosa por esse livro, mas também li muitas resenhas onde a personagem era mimada, em outras que não!!!
    ai dúvida

    paz e luz

    ResponderExcluir
  30. Resenha muito bem feita. Já faz um tempinho que tenho vontade de ler esse livro mas ainda não tive oportunidade. O enredo parece ser bem interessante já que tudo que envolve futuro é instigante. Tentarei ler em breve.

    ResponderExcluir
  31. Se ela for tão nojenta como você falou, eu provavelmente vou esganá-la mental mente rsrs Mas achei o kit do livro e ele em si tão lindos que quero muito! Se eu conhecesse uma pessoa como Rosaleen (pela sua descrição) eu teria medo dela! O.o
    rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  32. Esqueci o e-mail: gabby.lindinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Sinto vontade de ler esse livro ha tanto tempooo!!!
    Eu quero uma biblioteca num onibusssssssssss.. nossa, q legal isso, cara... hahaha

    Eu quero esse livro e espero ter mais sorte dessa vez!! rs

    bjinhooos

    pamgomide@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Eu estou louca para ler esse livro! Li P.S.Eu te amo da autora e estou lendo A vez da minha vida também da Cecelia e amei o primeiro e estou amando o segundo! A escrita da Cecelia é ótima e nos envolve totalmente na história.
    O livro do amanhã, como não poderia deixar de ser já que foi a mesma autora que escreveu, parece ser um livro muito cativante e também e como sempre, com uma história inovadora. Fiquei muito mais curiosa depois que li sua resenha, estou louca para saber qual é o segredo/mistério de Tamara *-*

    E-mail: tefii-goulart@hotmail.com

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  35. Ainda nao li o livro dessa autora mais achei bom a resenha ........
    belle-cds@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Esse livro me desperta uma curiosidade ENORME, assim como todos da autora. A experiencia que passei com PS. Eu te Amo foi incrível, e não tem como não morrer de vontade de ler outro da autora, principalmente depois dessa resenha cheio de comentários positivos, significa que ela só melhora. Só pela resenha, não curti muito a protagonista, mas adoro um desafio de ler um livro aonde não gosto da própria! haha beijos
    nuxavier@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Realmente a capa desse livro é linda!
    Eu sou muito de comprar um livro pela capa sabe, ai fiquei pensando, imagina se eu escolhesse um livro que nem a Tamara e esse fosse o livro do amanhã? Acho que enlouquecia! kkkkkk
    Quero ler!

    rossanakey@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Imaginei a Irmã Ignatus muito engraçada agora.
    Estou com tanta vontade de ler esse livro, conhecer a Tamara, as suas emoções e tristezas...!
    Espero poder ler logo!

    bmroberta@hotmail.com

    ResponderExcluir