Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal.



Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Número de páginas: 224
Ano: 2000
Avaliação☆☆☆☆☆


Sinopse: Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

A história se passa quando algo de muito grandioso aconteceu no mundo dos bruxos, um poderoso bruxo das trevas foi "derrotado", mas isso custou a vida de algumas pessoas. É nesse situação em que encontramos Harry Potter. Um pequeno bebe, sendo levado por um guardião até a casa de seus odiosos tios.

Essa é a parte em que tenho vontade de esganar os tios e o primo de Harry, pois eles são pessoas medonhas, falsas, invejosas e acima de tudo péssimos com o menino. 
Ele vai vivendo uma vida ruim até os seus 10 anos de idade, foi achando pela tia na porta de casa em uma cestinha e eles nunca contaram a ele que o mesmo é um bruxo, ou que seus pais eram bruxos.

O pobre Harry Potter vive uma vida miserável ao lado de seu primo Duda que sempre tem tudo quando quer, é mimado, egoísta, é aquele tipo de criança que chega a ser intragável, mas os tios de Harry acham o filho um amor de criança, ou como eu sempre penso eles costumam ignorar os defeitos dele porque o mesmo chega perto do que eles consideram ser normal. Diferente de Harry que diz e faz coisas estranhas ao olhos de seus tios.

Quando Harry está para fazer 11 anos algo maravilhoso aconteceu em sua vida. Ele recebe uma carta de um desconhecido, mas não consegue ler o conteúdo da carta, pois acabam tomando de sua mão e os tios começam a ficar preocupados, afinal Harry está sendo chamando "aquele lugar"..com "aquela gente".
Depois de muito sufoco, indas e vindas, eles correndo e tentando sumir (coisa que eu sempre achei exagerada e meio bizarra), pois eles vão para um barraco no meio de um rochedo em uma tempestade...enfim, um homem alto (lê-se enorme) entra no barraco aonde Harry está "dormindo" no chão e  consegue finalmente entregar a carta a ele.

Depois de muito sufoco, Harry finalmente descobre que é um bruxo.
O livro tem aquele ar infantil e divertido, eu particularmente chorei muito lendo pela terceira vez. Lembro quando estava lendo indo ao trabalho e acabei derramando uma lágrima e um cara do meu lado perguntou o que eu estava lendo e eu disse o nome do livro, ai eu tive de rir, porque ele disse que entendia porque eu chorei. Ele também gostava de Harry Potter.

Nesse livro é o primeiro ano de Harry na escola, conhecendo amigos, sendo selecionado para sua casa e o primeiro contato que terá com o lado das trevas...porque nunca se sabe de onde o mal pode vir.
O livro é recheado de pequenas lições, amizades, valores e eu mega recomendo, eu sei que existem pessoas que não curtem a serie, mas tenho certeza que se derem a devida atenção ao bruxinho não vão se decepcionar. 

32 comments

  1. Oi,
    Li esse livro nos meus tempos de escola(já faz um bom tempinho srs)e confesso que ele me traz ótimas lembranças!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu to lendo ele,amo HP e to muito feliz de ler ele.Não so porque gosto,porque a J.K Manda muito bem mesmo.É perfeito o jeito que ela escreve...

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. EU lembro de ter visto um dos filmes, acho que é esse mesmo. Confesso que não gosto muito, então acho que também não iria gostar do livro.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nenhum livro do HP acredita ? Mas quero comprar todos um dia. Há, você falou do efeito que eu coloco nas fotos, mas não edito minhas fotos. Aquilo é somente a luz do pisca-pisca e quando faço o foco no objeto desfoca a luz de fundo o que chamam de bokeh beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah realmente não tem muito o que falar de Potter por quase todo mundo conhece e quem nunca viu nada pelo menos sabe o nome dele rsrs, da serie meu preferido é a Ordem da Fênix mas o primeiro eu tenho um carinho especial hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Legal re-lê a resenha porque nuuuuuuuuuuuu li esse livro tem muito tempo :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, vc escolheu um ótimo livro para reler, eu gostei muito desses livros e bom, foi até uma dica para o meu desafio, ainda não escolhi meu livro..
    Mais sei lá, tenho várias possibilidades..
    Parabéns pela resenha ^^

    Flor, tem resenha nova no blog, e se der passa lá e deixa sua opinião
    beijos

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É sério, juro que esse não foi o primeiro livro de HP qe li, eu li tudo fora de ordem mas a minha paixão não muda

    - vitamina de pimenta -

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice!

    Com certeza o bruxinho e sua trupe continuarão encantando por aí.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. hahahaha Os Dursley's são realmente medonhos, com o passar da série até aturamos eles mas, no primeiro livro (como é o começo da história) da muita raiva mesmo. Eu, simplesmente, amo a parte em que o tio Válter vai trabalhar e tudo que ele vê e escuta é um tanto estranho, como as pessoas pela rua com capas e chapéus e falando sobre um tal menino que sobreviveu, é muito engraçada a fúria que passa. kkkk
    O que eu mais gosto em Harry Potter é que é um livro infanto juvenil bem maduro, não tem nada débil. É, realmente, uma série impecável e de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  11. Confesso não li a saga nem assisti aos filmes, acho que é tão grande que me dá preguiça de ler todos :P

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  12. Harry Potter nunca será esquecido! Tenho muito apresso pela série e filmes, se eu fosse re-ler um livro com certeza seria os desta série. Recentemente li o último da série, nunca tinha lido até o momento, pois na época em que o último livro ia sair, li vários spoilers, o que acabou revendo toda a estória. Mas enfim, bela resenha Alice, é tão bom poder voltar ao mundo de HP *-*

    Beijos!

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  13. Amo o HP, me perdia em cada livro, cada coisa que acontecia pra mim era mágico, ainda hoje leio os livros
    beijos

    ResponderExcluir
  14. A Alice, eu não tenho amor pelos livros de HP! Quem sabe um dia eu consigo pegar pra ler e engolir esse 'rancor' pelos fãs e virar uma pottermaníaca também! u.ú

    ResponderExcluir
  15. Gostei, sou mega fã de HP! >.<

    Beijos, Carol!
    http://controversias-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Posso dizer essa saga foi que o me viciou em livros, já gostava de ler mais não tanto depois de ler essa saga!
    O que falar Harry Potter. Ele é foda!!
    Brubs

    ResponderExcluir
  17. Ola, adorei sua resenha.
    É sempre bom lermos e relembrar
    do eterno ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice,tudo bem?
    Gosto muito dos livros de Harry Potter, minha irmã tem a coleção e confesso que é um tipo de ficção que me agrada muito.
    Adorei a resenha.
    Super beijo,
    Sah Errera
    Blog Sabrina Errera

    ResponderExcluir
  19. Achei sua resenha excelente,amei mesmo de verdade!
    Você descreveu tudo em detalhes e com bastante emoção!
    Eu já li esse livro,entre outros do Harry Potter!
    É realmente muito mágico.


    www.flightsanddreams.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice!

    Ah, Harry Potter é amor! Adoro, adoro, adoro! Eu só tinha o último livro, porque quando mais nova li todos emprestados e o último não tinha ninguém pra emprestar quando lançou. Comprei recentemente a coleção de capa branca e estou com A Pedra Filosofal na cabeceira, para ler de novo. Só os li uma vez. Adoro toda a magia que o livro envolve, e não quero falar só da mágica estilo varinha, e sim tudo que o livro nos traz de bom, como você mesma citou. Essa é uma série e tanto!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu adorooooo HP
    mas nunca li os livros..
    eu sou assim, se eu ver a série completa sem ler, eu desisto e foi o o q aconteceu com HP..
    simplismente nao tenho mas vontade d ler... =/

    mas nao tenho duvidas q deve ser ótimo!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa que pena que não tem vontade de ler, pq é um bom livro viu

      Excluir
  22. Oi Alice, eu queria tanto gostar de ler HP, mas já tentei e não consigo, uma pena, pois tenha a plena consciência de que a série é boa.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  23. Oi Alice!
    Devo dizer que ainda sou a única pessoa do mundo que não leu Harry Potter! rs
    Só assisti aos filmes, portanto acho que nem pegarei nos livros. Mesmo gostando da sua resenha, a série não me conquistou muito.

    BjO
    www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. eeeeeeeeeeeeeeeeu amo esse livrooooo demaaaais!
    sou fã do Harry Potter <3

    obs: tirei a verificação de palavras. aushduhasud

    ResponderExcluir
  25. Oi, Alice.
    Eu sou suspeita para falar de Harry Potter.
    Foi uma das minhas primeiras leituras. Comi a série super rápido rsrs
    Só de ler a resenha já bate aquela vontade de reler o livro :P
    Beijos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. O único livro de fantasia que gosto é Harry Potter. A Pedra Filosofal é o único da saga que tenho.
    Acho incrível, tenho um carinho especial pelo bruxinho, embora não seja super fã ♥

    ResponderExcluir
  27. Oie Alice
    li essa saga no final do meu segundo grau, e me apaixonei perdidamente pelo mundo da literatura. Acho que foi minha primeira saga lida, logo após a trilogia senhor dos anéis, e eu não poderia ter tido um início melhor na aventura que é ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca li os livros do Harry Potter, só vi os filmes mesmo. Mas tenho vontade de ler. Diretor da minha escola comprou os volumes e eu vou ver se pego ^^

    ResponderExcluir
  29. Hum...muito bom! Gente, ainda não li nada da saga do Harry, que vergonha...quero muito.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir