Resenha: Morto até o Anoitecer - Sookie Stackhouse



Autora: Charlaine
Editora: Ediouro
Número de páginas: 314
Ano: 2001
Avaliação☆☆☆☆☆

Sinopse: Esqueça tudo o você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. Mas a liberdade de ficar fora do caixão teve seu preço: o fim da existência sedutora e das caçadas sob o luar. Em tempos de sangue sintético é preciso esforço para se adaptar. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal - até mesmo desafiar a hierarquia dos clãs vampirescos. Mas ele não contava com uma série de assassinatos inexplicáveis, com a desconfiança dos moradores locais e com seu envolvimento com uma bela - e teimosa - garçonete telepata.

O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Sookie, uma garçonete que tem um dom  muito especial, ela consegue ler pensamentos.
Quando criança sofreu muito para poder aprender a controlar isso e fazer isso quando quisesse. No atual momento ela consegue por uma barrera mental para não ler os pensamentos das pessoas, pois é muito difícil estar em um lugar lotado e diversas vozes falando em sua cabeça. 

Sookie trabalha como garçonete em um bar e uma bela noite um vampiro aparece no local! O vampiro Bill.
Ele deixa a personagem eufórica, pois ela não consegue escutar os pensamentos dele, e isso é um grande alivio. Talvez o fato dos vampiros serem criaturas "mortas" faça com que ela não escute seus pensamentos. 
Atualmente os vampiros vieram a público devido a invenção de um sangue sintético, isso facilitou a convivência deles com a sociedade, mas o sangue sintético não mata a sede de um vampiro, apenas o deixa satisfeito para sobreviver.
Todos na cidade ficam com medo do vampiro Bill, mas tentam aprender a conviver com ele!

Enquanto acompanhamos o relacionamento entre Bill e Sookie, alguns assassinatos começam a acontecer e todos estão ligados a vampiros.
Mulheres que eram vampirófilas, ou seja, que gostavam de sexo ou outras coisas com vampiros, acabam sendo mortas. O número de assassinatos começa a crescer de forma alarmante até que um dia o assassino vai atrás de Sookie.
Muitas dúvidas começam a surgir, por que apenas mulheres estão sendo mortas se homens também se relacionam com vampiros? Será que Sookie conseguirá escapar ilesa disso tudo?

Sookie precisará de toda ajuda possível para resolver essa situação antes que seja tarde demais e para isso ela precisará da ajuda de Eric, um vampiro dono de um bar chamado Fangtasia. Ele é o atual xerife dos vampiros daquela área e se algo desse tipo está acontecendo, Eric precisa ser avisado.

Durante a leitura, conhecemos a família de Sookie que atualmente é composta por sua avó Adele e seu irmão Jason.
Adele é uma senhora maravilhosa e tem uma mente muito aberta para alguém da sua idade e tenta ser o mais cordial possível com Bill, fazendo com que ele sinta-se completamente acolhido na medida do possível.

Existem algumas diferenças em relação ao seriado e nesse primeiro livro para a minha alegria não vemos a melhor amiga de Sookie - Tara -, uma personagem que eu sinceramente não suporto.
Sou completamente apaixonada pelo universo criado pela autora, sou muito fã do seriado e foi uma experiência maravilhosa poder começar a ler os livros.
A escrita é bastante fluida, não encontrei erros enquanto lia e assim que terminei essa leitura já comecei a ler o segundo livro. 

43 comments

  1. Eu curto bastante a série e também sou fã de Eric, pelo que vi o livro não deixou nada a desejar, vou tentar ler em breve. Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Oie Alice =)

    Eu estou com o A Visão do Além da autora para ler aqui em casa, e espero gostar bastante da escrita dela como você. Confesso que tengo um certo "medinho" de livros assim, mas vamos lá né rs...

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis - mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Não conheço a serie mas parece crepúsculo ao contrario rsrsrs, acho que estou cansada de vampiros mas ainda pretendo ler Drácula pra saber o começo da estoria hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '-' cara eu não entendo essa mania de povo associar tudo a crepusculo huass aiai

      Excluir
  4. Eita... eu não sabia da existencia do livro e muito menos da série. Poxa vida, estou bem desatualizada. :/

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que existia um livro da série. Eu particularmente não gosto da série e acho a Sookie uma sonsa, acho que não ia gostar do livro também, a história não me chama muita atenção, para ser mais exata não sou tão fã de vampiros, mas acho muito criativo misturar o dom da garota com a onda de vampiros! Sua resenha está ótima detalhada, vi que gostou mesmo do livro (:

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei mesmo viu. ou fã da serie e a escrita da autora é muito boa.

      Excluir
  6. Eu não conhecia a série, e por mais que não seja mt fã dessas coisas de vampiros, achei essa novidade, diferente das outras que eu ouvi falar por aí, vampiros vivendo em sociedade sem esconder a identidade, pessoas com "dons" , parece bacana *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  7. Oii.. eu não conhecia esse livro não, mas pela sua resenha parece ser excelente. É muito bom conhecer livros novos! Espero ler esse em breve.
    Parabéns pela resenha!
    Beijoos ;**

    Leitora Online - Mariana
    leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre pensei que deve ser um saco ler os pensamentos das pessoas, porque (a menos que estejam mortas) ninguém consegue nunca parar de pensar. Tipo, imagina você no meio da multidão, todo mundo de boca fechada, e lá na sua cabeça, ouvindo TUDO o que as pessoas estão falando? Bom, a gente pensa cada coisa, imagina saber tudo isso, inclusive o que os outros pensam de você? kkk eu tenho vontade de escrever um livro com esse tema ^^

    Não conhecia essa série, tipo, nunca tinha ouvido falar. Parece bem legal. Vou ver se leio o livro e se gostar, assisto a serie ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alice.

    Quando fui avançando na leitura da resenha, percebi que a história não me era totalmente estranha. Parece mesmo interessante esse livro. Não sou dada a histórias de vampiros, verdade seja dita, mas também não me incomodo tanto ao lê-las. E eu não me importo que haja cenas de sexo - as cenas em Belo Desastre foram legais para mim, já as cenas em Cinquenta Tons de Cinza... Há mesmo diferença nos estilos, né?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice!
    Valeu pelo comment!
    Ah as pessoas associam muitas obras com Crepúsculo pq recentemente a maioria dos romances segue uma mesma linha...e onde na vida real uma mulher é disputada por dois homens? Os dois acabam é pulando fora...XD
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né não. raramente vc vai encontrar uma mulher sendo disputada por dois homens.

      Excluir
  11. Eu sou fã da série também e teve uma época na qual fiquei bem curiosa pela continuação. Fico feliz que tenha gostado, afinal sei bem como é a sensação de se amar um livro =D

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice!
    Gostei muito da 1ª temporada de True Blood (da segunda nem tanto) e também não vou com a cara da Tara ;) Não li os livros, porque já tenho vááárias séries começadas, mas que bom que você curtiu a narrativa da autora.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice querida, mil desculpas pela ausência... Aos poucos vou retornando à minha vida normal e visitando os blogs das amigas :)
    Eu assisti as 2 primeiras temporadas da série e gostava bastante. Mas eu tenho um problema: enjoo fácil, fácil das coisas, rs. Achei que a adaptação para a TV perdeu um pouco a mão, sabe?! E são muitos seres sobrenaturais pra gente digerir, rs.
    Quanto aos livros, eles estão em minha lista de leitura e como amei sua resenha e prefiro os livros às séries e filmes, com certeza vou querer conferir ;)
    Beijos amore, ótimo começo de semana, fique bem =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem amore eu entendo a ausência.
      ah algumas vezes na serie dava uma perdida mesmo
      e pelo tanto de criaturas sobrenaturais. no livro é assim mesmo.

      Excluir
  14. Também sou fã de True Blood e, simplesmente, amei qua alguém além de mim não tolere a Tara, ela é insuportável! Já sabia que a série era baseada em um livro, só não sabia qual era o livro. Fiquei bem curiosa para ler pois, concerteza deve ser mais detalhado. Não conhecia a autora mas, confio em sua palavra que a escrita da mesma seja sensacional.

    P.S.: também amo o Rric.

    ResponderExcluir
  15. tenho um enorme preconceito com vampiros, e a historia não me convenceu. HDOSIAHDSOIA
    beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olha, sem mentira nenhuma, fazem uns 3 anos ou mais que tenho este livro, comprei ele com a intenção de ler em seguida e até hoje está aqui esperando, a culpa é das parcerias que não e deixam ler meus livrinhos fofos que comprei com meu $$ suado, hahahaha.

    Beijokss, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu já li esse livro, mas diferente de você e da maioria das pessoas eu não achei ele isso tudo não. Acabei nem continuando a série D:

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice, gostei da sua resenha, mais eu não leria esse livro, porque eu não curto nem um pouco o seriado...
    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice!
    Ao contrário de você, achei esse livro insuportável. A Sookie é muito chata, nossa. ;x Mas é, que bom que existem opiniões diferentes. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas lea é chata mesmo em algumas partes, mas outras eu gostei bastante.

      Excluir
  20. OOi Alice! Achei legal o tema do livro e a história em si, mas confesso que não me despertou muita atenção.

    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Oi Alice!! eu gosto muito das suas resenhas ^^
    Eu li esse livro há muito tempo atrás, ainda era bem novinha, quando vi as cenas de sexo fiquei assim O.O, principalmente porque foi um presente da minha mãe e ela nunca jamais me daria um livro assim kakakak, mas gostei do livro, não sabia que era uma série. Pena que eu perdi a minha cópia dele, emprestei pra alguém e nunca mais o vi =(
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso que eu não empresto. povo nunca devolve né D: ja perdi muitos livros assim quando era novinha

      Excluir
  22. Oi Alice,

    O tema em si é bem bacana e misterioso,com relação as cenas de sexo,concordo plenamente contigo.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  23. Simplesmente adorei sua resenha!
    Morro de vontade de ler essa série e até já achei... completinha... na promoção! mas não pude comprar!
    Espero consegui ler em breve e gostar tanto quanto você!

    Beijos,
    Carol e seus livro.

    ResponderExcluir
  24. Oi Alice..
    eu ja vi a capa desse livro antes, mas nunca tinha pensado em ler..
    mas vc falou tao bem e eu gosto tanto de vampiros q eu vou dar uma chance..
    nao sabia q tinha uma série inspirada nesse livro.. qual é??? fiquei com vontade de ver!

    bjinhooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. true blood é o nome da serie

      Excluir
    2. aaaaah é essa???
      mega famosa.. nem sabia q era desse livro..

      Excluir
  25. Não conhecia o livro e tem série??? O.o
    Como sou atualizada. HYAHUYAHUAHAYH'
    Gostei da sua resenha, mais não sei se leria o livro. Vou pesquisar mais.
    brubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uhaushhuhaus tem sim, o nome da serie é true blood

      Excluir
  26. Nunca li um livro sobre vampiros. Mas, pensando aqui, até que seria legal uma experiência, quem sabe eu goste.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Livro super interessante! :)
    Bem criativo seu blog, e o nome achei uma fofura...
    Beijinhos

    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
  28. Eu amo essa serie e to animada que agora vem mais uma temporada \O/
    O Eric é mto perfeito *-*
    mas eu não li os livros ainda!
    Mas eu morro de curiosidade de ler =DD
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ahhh eu já tinha ouvido falar nesse livro, agora ainda fiquei com mais vontade de ler Al-chan... Eu quero ler '3'
    [Indo correr para a papelaria...]
    Kissus de baunilha!!

    ResponderExcluir
  30. Morro de vontade de ler esse livro mesmo não gostando muito da capa.
    O seriado, até agora, não tive chance de assistir. Vi só um episódio e logo apareceu cenas "calientes". Sei o que a Sookie é e isso é muito estranho na história, chega até ser besta, mas não tira o brilho da história. Quero ler a série até o fim desse ano (se o meu dinheiro der hehe).
    A sua resenha está otima Alice-chan mesmo eu encontrando alguns erros ortograficos (acho que quando a gente está tão empolgado para compartilhar nossa opinião acabamos errando em algumas palavras né?). Fico feliz que vc tenha avisado sobre as cenas picantes no livro pq vejo que tem muita gente c/ preconceito dos livros que tem isso no enredo. Eu adoro. Dá uma forma mais "humana" as histórias. Bjs Alice-chan *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Acho a série bacana, mas, não com meu pai assistindo do lado. kkkk
    O livro deve ser muito legal. Eu não acho em nenhuma livraria aqui :(
    Só pra pedido.
    Ótima resenha! Beijo

    ResponderExcluir
  32. Fui procurar qual era a série na capa... rs... Tenho um pouco de medo de séries de vampiros, muito sangue pra mim... hehe... Mas achei legal a ideia deles estarem integrados na sociedade (pelo jeito na verdade só aparece um, né?). Acabei de ler Alma? e me encantei com os vampiros, lobisomens e fantasmas participando normalmente da vida com os humanos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  33. Por meio desta, eu confesso: fiquei muito chateada por não ter comentado na resenha antes do sorteio dos comentários e fiquei adiando. *revoltada* u.ú'
    Eu já disse que a série(em livros) é sensacional? Como bem sabemos tudo que vai pra telona fica distorcido, metade sem ser pronunciado e tal, mas achei bem legal o livro E a série da TV(ok, eu parei de assistir na 5ª temporada porque cancelei a Sky e minha net não baixa nada que pesa mais de 2MB)! Também AMEI ler ou melhor dizendo, não ter a presença da Tara por muito tempo!! Ô mulher irritante!Agora o "primo" dela(que no momento deu branco total do nome... kkkk demorei tanto pra escrever que lembrei: Laffayete(?))no livro.. fiquei mega triste. ç.ç
    MEU amado Eric é tudo de bom e no livro?MELHOR AINDA! kkkkkk Estou aguardando a resenha do segundo!
    Obs: Sabe a sua lista revirando a estante? Acho que você devia ler o nº 2! Depois de séculos eu lembrei que AMO essa série(me bata por esquecer isso se quiser, mas o problema é que eu só lembrava do nome em inglês The Morganville...)e ela é ótima! Vampiros malucos e gostosos :x!

    ResponderExcluir
  34. Eu não vejo a série, mas já tive vontade.. televisão pra mim é só pra ver alguns filmes, simpsons e meus dvds ahahaha
    Eu nem sabia do livro tb
    Mas fiquei super curiosa! Parece perfeito *o* Adoro livro com história assim
    Medo de ler e ficar viciada ahahahaha e esse direito eu reservo apenas pra alguns poucos livros, tipo Vampiratas! ahaha

    Bjosss

    ResponderExcluir