Resenha: O Ladrão de Raios - Percy Jackson & os Olimpianos


Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca
Número de páginas: 387
Ano: 2009
Avaliação☆☆☆☆☆


Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.



Nesse livro damos início a jornada de Percy Jackson (o nome dele é Perseu caso não saibam, Percy é apenas o apelido e eu prefiro mil vezes que ele seja chamado de Perseu) um jovem que tem déficit de atenção e dislexia (o próprio filho do autor tem essas doenças), e vive tentando salvar seu amigo Groover (que usa muletas) de ser perseguido por outros alunos no colégio onde eles estudam, mas ele nem imagina que Groover está lá para protege-lo de alguma ameaça maligna que possa vir ao seu encontro.

O professor que Percy mais gosta usa cadeira de rodas e o fato é, Percy só enxerga o que ele quer ver, pois quando despreparados ou desatentos até meio sangues não conseguem ver através da névoa (uma fumaça que faz com que humanos normais não consigam ver coisas sobrenaturais e acabem vendo apenas o que querem ver, ou o que mais convém ver).

Percy acaba descobrindo que é um meio sangue (filho de um Deus com um humano) depois de vários problemas que acontecem ao seu redor e acaba indo as pressas para o acampamento meio sangue junto com seu amigo Groover e a mãe de Percy os está levando de carro, e em um momento tenso a mãe de Percy acaba transformando-se em um pó dourado e desaparecendo devido a luta dele com um monstro que tenta matá-lo e acaba acertando em cheio a mãe do garoto.

O acampamento meio sangue é o único lugar seguro no mundo aonde ele pode sobreviver sem os monstros lá fora tentando matá-lo ou comer, ou qualquer outra coisa ruim.
Naquele lugar alguns pequenos segredos são revelados como por exemplo: seu amigo Groover ser um sátiro que possuía a missão de protegê-lo e traze-lo em segurança, seu professor de cadeira de rodas na verdade é um centauro e Percy passa pouco tempo sem saber de quem é filho e acaba vivendo em um dos chalés destinado aos meio sangues que não foram reclamados por seus pais.
Descobrimos porque Percy tem dislexia (sua mente está programada para ler Grego antigo e quando tentar ler em outra língua tudo fica confuso).

O acampamento não é ruim, mas Percy sente-se deslocado e ao mesmo tempo sozinho. Até que seu pai o reclama na frente de todo o acampamento.

O livro é envolvente, cheio de mistérios e coloca a mitologia Grega na atualidade que faz com que tudo seja muito interessante. Eu gostei do fato de Percy ser filho de um dos três grandes deuses, de ser uma criança que não deveria ter nascido, de sua existência ameaçar o Olimpo e os deuses que lá habitam, mas será que Percy Jackson será a salvação ou a destruição do Olimpo?
O filme com certeza é bem diferente do livro e tenho certeza que o diretor não leu o mesmo livro que eu li, porque o filme é muito ruim em comparação a leitura deste obra maravilhosa.

30 comments

  1. Oi Alice!!
    Todo mundo faz criticas negativas com relação ao filme e realmente o filme não é como o livro, mas eu só resolvi ler essa série depois de assistir o filme, não tem como não se apaixonar pelos personagens, fiquei triste quando disseram que os filmes não seriam mais produzidos, mas vi algo na internet sobre virar uma série para TV, isso seria o máximo se acontecesse.
    Beijão
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa série, demorei muito a ler por que odiei o filme, e achava que o livro era do mesmo jeito, engano meu, foi um dos tesouros literários que eu descobri.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito desse livro, mas quero lê-lo de novo para ter certeza de que não gostei ou mudar minha opinião.
    http://mais-umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, eu quero ler, mais já vi os filmes, não sei se isso pode me influenciar negativamente, adorei sua resenha, adorei saber que é favorito, deu vontade de pegar o livro agora para ler!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O filme foi a pior adaptação que já vi na minha vida. É como você disse acho que leram o livro errado hehehhe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante do filme :)
    O livro dizem ser ótimo e muito boa sua resenha

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  7. meew, me falaram que o filme é terrível mesmo, nem quis assistir pra não perder o encanto do livro, que gostei demais. Ainda vou ler os outros da série, tenho os 3 primeiros aqui...
    eu amei o acampamento meio-sangue heheh
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ahhh essa série mora no meu <3, adoro mitologia e amei o jeito que o autor coloca os detalhes nela... realmente recomendo ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON ABOUT - O + LEGAL DE ABRIL [Vídeo Resenha] bit.ly/1k4XDqx

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo, acho que o diretor que fez o filme não leu o livro. Nossa, como ele conseguiu mudar tanto uma obra que estava perfeita?
    Adorei sua resenha!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente, o diretor não deve ter lido o livro, eu li a série toda e amei,
    mas guria, quando assisti ao filme tive que parar na metade, não consegui assistir tudo, me revoltei haha

    Beijooos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dessa série!!! Vivo com vontade de comprar todos os livros para ter na minha estante, ainda não fiz isso por pura falta de verba, mas qualquer dia desses faço! Amei sua resenha, conseguiu ser explicativa para quem não leu sem dar spoiles!

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante a história do livro, nunca tinha lido uma resenha de Percy Jackson até então, gostei bastante. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Vou dizer, eu leio Percy porque comecei, e realmente não acho uma leitura difícil. É rápido e eu passo meu tempo fácil com ele. Mas não morro de amores como muita gente morre. Gosto da ideia dos livros, mas acabo não amando de modo geral ele. Até agora o primeiro é o meu predileto, mas ainda vou para o quatro.
    Em se tratando de Riordan, meu amor é pelos Kane.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. kkkkk ... eu ri agora com seu comentário sobre o diretor do filme! Eu até tinha vontade de ler essa série, mas depois de ver um pedacinho do filme, acabei me entediando, e peguei um certo desinteresse pelo livro. Mas que bom ver sua resenha e descobrir que não é bem assim!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Li faz tempo essa série e adoro! <333 *O*
    Melhor série juvenil que li, depois de HP. rsrs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Eu também prefiro Perseu, muito mais bonito UASUAHU Eu adoro essa saga, muito boa. Esse primeiro livro é incrível, que bom que você gostou. Pois é, o filme é mesmo bem nada a ver com o livro, mas eu consigo gostar dele, não sei porque UAUSHAUSA E olha que é difícil eu gostar de adaptações de filmes para o cinema, mas enfim. Bom post :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Comprei o box de presente pro marido há 1 ano e meio e até agora nada de ele pegar o primeiro pra ler. Acho que vou roubar pra mim. =P Não tinha gostado tanto do filme, mas já que é tão diferente talvez goste mais do livro.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. Acho que é bem difícil não gostar de Percy. Toda a série é ótima. Uma das minhas séries juvenis favoritas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Ainda não li esse livro mas conheço o autor ele escreve muitos livros dessa série né vou querer ler um dia, adorei sua resenha e uma pena o filme ter ficado bem diferente do livro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu vi o filme e achei bem legal mas muita gente diz que o livro é muito melhor, eu não li porque pensava que era literatura infanto-juvenil, mas depois dessa resenha vou procurar e tirar minhas próprias conclusões :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ele é infanto juvenil. e por sinal não vejo nenhum problema em ler esse tipo de literatura mesmo tendo 26 anos de idade.

      Excluir
  21. Já assisti o filme e gostei, porém ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Mesmo assim, concordo com você, os filmes deixam muito a desejar quando se trata do livro. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  22. Não li esse livro, mas sempre que vejo ele na biblioteca fico me coçando. Acho que chegou a hora de eu largar a mão de frescura e pegá-lo ^^

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. Amo essa série, amo mitologia grega, estou super ansioso pelo lançamento do ultimo livro Sangue do Olimpo *-*
    lembro que quando li esse livro eu ja tinha visto o filme e fiquei muito chateado pq o filme em comparaçao ao livro ficou muito ruim, eu sei que as adaptações tem disso, mas essa foi terrivel =/. o bom é que em Mar de monstros deu uma melhorada.

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler PJ <3
    Meu irmão tem o box, vou ver se pego emprestado para ler... ele fala muito bem dos livros e maioria fala né.. espero me apaixonar pela série <3

    ResponderExcluir
  25. Sério que o filme é tão diferente do livro? Estou perguntando porque eu ainda não o li, e adoro o filme, então no caso, quando eu ler o livro, eu vou simplesmente ama-lo!

    ResponderExcluir
  26. Olá! Também não gosto do que fizeram com o filme, mas o livro eu amei muito, do início ao fim. Foi esse livro que me jogou de volta pro mundo da leitura e eu devorei, de tão bom que foi pra mim. Adoro livros de aventura e eu indico essa série pra todo mundo que gosta de mitologia e livros mais juvenis, acho que cativa qualquer leitor.

    Fiquei feliz em saber das suas impressões.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir