31 janeiro 2015

Dicas para Escrever uma Resenha



Olá mundanos! .
Bom, estou aqui para dar algumas dicas não apenas para os blogs literários que estão começando agora, mas também para os "blogueiros experientes" que andam cometendo algumas gafes.


- Tenha em mente o livro que você vai ler e ao invés de escrever o resumo da sinopse dê sua opinião de fato.
Muitos blogs por ai ao invés de escrever um texto falando sobre o livro fazem apenas um resumo da sinopse e opinião que é bom nada! Você fica olhando para o que a pessoa escreveu e fica tentado a perguntar ao blogueiro: Sim e ai? Cade sua opinião?
Então falem sobre a história do livro, o que acharam dele, dos personagens, da diagramação, o que você esperava ou não da leitura, porque foi ruim ou bom para você. Fale tudo que achar necessário e escreva um texto com coerência!


- Não faça uma resenha dividida em tópicos: Resenha e Opinião. 

Não basta a pessoa fazer o resumo da sinopse, ela tem que fazer a suposta resenha ser dividida em dois tópicos.
Primeiro ela faz em negrito resenha e nesse ela resume a sinopse e escreve o que todo mundo já sabe sobre o livro.  Ai no meio do texto a pessoa faz outro tópico em negrito escrito opinião e ela ao invés de falar tudo que achou solta uma frase ou paragrafo que não tem nada haver e o texto acaba!
Pessoas quero que fique na mente de vocês que resenha já é opinião! Então não precisa desses dois tópicos em um texto ok?
Existem aquelas pessoas que separam a resenha por vários tópicos. Tipo diagramação, personagens, história e tudo mais. Isso me dá um pouco de nervoso (opinião bem pessoal agora) porque afinal tudo que é necessário para se falar do livro você pode escrever sem precisar dos tópicos e o texto fica mais limpo assim.
Sem contar que Eu acho que fica muito mecânico esse estilo com vários tópicos no texto, mas tem quem goste. Só tentem não dividir em resenha e opinião, pois como eu disse elas são a mesma coisa.

- Sempre fale a verdade sem ofender alguém.
A grande maioria das pessoas leva para o lado pessoal até demais quando escreve a resenha, e ao invés de ser sincero e profissional acaba virando um texto apelativo e muito grosseiro.
Você pode fazer uma resenha sem ofender o autor, a editora e informar que que há erros sem precisar "baixar o nível" da resenha.
Seja sincero informando os pontos negativos de forma tranquila, assim você ajuda a editora, autor, revisor e gráfica a melhorarem o trabalho feito por eles. Afinal não somos apenas leitores, mas sim consumidores e queremos o melhor. Nada mais justo que nós pedirmos isso sem "descer do salto".

- Nunca faça plágio.
Isso realmente nem deveria ser dito aqui, porque as pessoas deveriam ter consciência que isso não é apenas errado, é crime.

Então se você quer crescer não faça isso copiando o texto de outra pessoa. Afinal a fama não vai ser sua de verdade.



- Tome cuidados com os erros de português. 
Ninguém quer ler algo com diversos erros e abreviações desnecessárias. Então tome muito cuidado e sempre revise seus textos antes de publicar.
Claro que errinhos acontecem, mas devem ser evitados.

- Se tiver spoiler: AVISE!!!
Se puder faça uma imagem ou baixe na internet, escreva em fonte grande, mas não deixe de avisar. Ninguém quer ter uma surpresa inesperada ao ler o que você escreveu e saber de algo sobre o livro que ele descobriria apenas lendo. Então todo cuidado é pouco com as informações que você coloca em uma resenha.

- Não escreva textos para agradar a editora.
Só porque você quer muito uma parceria não significa que precisa mentir dizendo que o livro é maravilhoso e dar sempre sua opinião positiva em tudo. Eu desconfio de blogueiros que gostam de tudo e de blogueiros que odeiam tudo.
Seja verdadeiro e tenho certeza que mesmo você dando uma estrela para o livro quer dizer que essa foi sua opinião. Outros leitores podem gostar, então escreva com sinceridade e seja feliz!

Espero que as poucas dicas que eu escrevi aqui tenham servido de alguma utilidade.
Eu não sou a melhor resenhista do mundo, mas eu tento escrever bem na medida do possível. Tentem manter um padrão nas resenhas do vocês e lembrando sempre que a pratica leva a perfeição.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seja bem vindo ao blog e obrigada por comentar!