Resenha: Neve na Primavera


Autora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 336
Ano: 2015
Avaliação☆☆☆
Sinopse: Seattle, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.
Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.
Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,
Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava. 

Vera Ray é uma mulher que trabalha muito para que seu filho, o pequeno Daniel, tenha as condições minimas para sobreviver. Como não pode levar o filho para seu trabalho no hotel ela tem de deixá-lo dormindo em seu apartamento e ir trabalhar no turno da noite. É nesse momento que começa o sofrimento de Vera.

Uma grande nevasca desabou na cidade e Vera tenta de tudo para chegar antes que Daniel possa acordar, porém ao chegar em seu apartamento ela depara-se com o pior, pois o filho não está dormindo e muito menos está no local. Com isso a busca por Daniel começa e a única coisa que a mulher consegue encontrar é apenas o bicho de pelúcia do filho jogado na neve.

Vários anos se passaram após o sumiço de Daniel e no mesmo dia (2 de maio) acaba tendo outra nevasca e o editor da repórter Claire acaba pedindo para que ela escreva uma matéria sobre isso, mas o que ela poderia encontrar de tão interessante nesse evento? É assim que Claire depara-se com a história do desaparecimento de Daniel e resolve investigar. Afinal, ele foi encontrado ou não?

A autora intercala cada capítulo com uma das personagens e vamos acompanhando o mistério do ponto de vista de cada uma, fora isso cada personagem tem outros dramas pessoais para lidar  fazendo com que o leitor seja apresentado a mulheres fortes que tentam fazer de tudo para superar os obstáculos.

Mesmo com todo o mistério eu consegui descobrir algumas coisas muito antes de finalizar a leitura. Confesso que isso me desmotivou um pouco porque pareceu óbvio demais (eu descobri sobre o Daniel depois de ler 112 páginas), mas o mistério foi revelado de fato apenas no final. Li para confirmar (vai que algo me surpreendia) e acabei acertando, mas fiquei feliz pelo modo como a autora ligou algumas pontas e foi por causa disso que o livro levou uma nota razoável, pois se não fosse isso a leitura seria decepcionante demais!

As personagens fora muito bem construídas, mas eu preferia os capítulos narrados pela Claire do que os capítulos da Vera. Não consegui me conectar muito com ela e isso não me ajudou durante a leitura.
É um livro sobre amor, dor, aceitação, relacionamentos e acima de tudo mostra a força de vontade de duas mulheres tentando vencer as adversidades.

A autora escreve muito bem, mas eu esperava um pouco mais depois de todas as opiniões positivas acerca desse livro. No mais foi uma boa leitura, porém nada que me marcou muito.
Não me recordo de achar qualquer erro e a diagramação da editora está de parabéns.
“Existem mistérios que a neve não deve esconder.”

30 comments

  1. Eu ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei interessado logo de cara! Eu adoro livros como esse, que contém um desaparecimento, e a partir daí começa uma investigação para saber o que realmente aconteceu. O livro aparenta ser bem instigante, daqueles que você só larga quando terminar de ler. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Só leio resenha positiva sobre esse livro.
    Tenho um interesse enorme pra lê-lo mas, ainda tenho outras leituras pra terminar
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. É engraçado que pena capa parece ser uma história bem fofinha, não sei se foi só pra mim que deu essa impressão. Em todo o caso não é um gênero que eu curta muito, mas sua resenha tá ótima ;)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro, e lendo sua resenha me interessei muito pela história, ela me apresentou algo palpável, real, uma dor que muitas mães passam, talvez de um modo diferente do apresentado no livro. Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com o filho de Vera, e se o final é feliz ou não. Leria este livro. Gostei da dica e da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Já vi várias resenhas desse livro e confesso que não tenho nenhum pouco de vontade de ler, quem sabe um dia eu não de uma chance.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Li várias resenhas sobre esse livro e a grande maioria são bem positivas, o que despertou meu interesse por essa história.
    Gosto de livros que envolvem mistério e um certo suspense, uma pena o final não ter te surpreendido e ter te feito não gostar tanto do livro.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Vi opiniões muito positivas sobre esse livro, assim como a sua, e fiquei bastante curiosa pela leitura. Não sei afirmar se iriei me apaixonar pelo a história, mas eu espero gostar tanto quanto as opiniões que tenho lido.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li o livro e gostei bastante. Ao contrário de você, nem imaginava sobre o que havia acontecido com Daniel, foi algo que me surpreendeu bastante. Mas também preferi os capítulos narrados por Claire, porém apesar disso gostei de Vera também.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Há um tempo, tinha interesse de ler a obra, mas depois de folear algumas páginas, brochei. Achei chato. Nem Claire e nem Vera trouxeram elementos na narrativa capazes de me prender como leitora.

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor. Sempre que venho ao seu blog é uma surpresa. Adorei as cores. :)
    Eu tenho altas expectativas quanto a essa leitura, pois – como você – li resenhas muito positivas. Tenho medo, no entanto, de não me conectar às personagens. Espero não sentir que falta algo no decorrer da narrativa, pois seria decepcionante. Mesmo assim, o enredo parece mesmo valer a leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oie como vai?
    Das resenhas que já li a sua foi a que teve a nota mais baixa e isso me deixou um pouco com pé atrás com o livro, adoro um pouco de suspense mas o mistério morrer em 112 páginas é complicado.

    ResponderExcluir
  12. Tenho duvidas sobre essa história. Gostei da sua resenha, ela me abriu um pouco a cabeça em relação a esse livro, mas eu não sei ainda o que pensar dele hahahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice, eu estou para começar a leitura desse livro e estou bem ansiosa, apesar de não estar esperando muita coisa, até prefiro assim haaha, amei a resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice!
    Poxa, que pena... Eu gostei muito do livro e da escrita da autora, pra mim ele se tornou favorito. Não esperava que o livro estivesse tão bem amarradinho, esperava outra coisa, por isso fiquei bem feliz com toda a trama e o final, apesar de algumas partes meio paradinhas durante!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que nunca vou conseguir sair de cima do muro em relação a esse livro. Leio vários comentários positivos e vários comentários negativos, então confesso que não sei ao certo o que pensar sobre ele... Acho que vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões, né?
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, li muitas resenhas já sobre esse livro e em todas elas os leitores reclamavam de terem descoberto tudo antes do final, de não terem se surpreendido. Tirando o fato de não terem se ligado com a narração da outra personagem. No lançamento eu estava bem animada para ler o livro,mas depois de ler resenhas me desanimei um pouco apesar de também ler coisas positivas sobre o livro. Enfim, por agora não o leria, mas quem sabe mais pra frente.

    ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi ! Tudo bem?

    Sua resenha é ótima, confesso que já vi várias resenhas e ainda continuo na dúvida sobre ler ou não.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice, comprei esse livro e ainda não li por esse motivo li só alguns trechos da resenha. Esse livro é lindo e não vejo a hora de começar a ler também!
    Beijos
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice, li esse livro já tem um tempinho e curti bastante
    Foi uma leitura super interessante, apesar de eu ter desvendado o
    mistério no meio da história, mesmo assim amei a trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice
    Faz tempo que quero ler alguma escrito pela Jio. Continuo desejando Violetas de Março e não sabia da existência desse outro livro dela.
    Já fico com o coração na boca tentando imaginar as sensações que a Vera sentiu ao não ver o Daniel na cama.
    Espero poder me apegar a Claire e Vera quando eu tiver uma oportunidade p/ ler essa obra.
    Infelizmente, eu já estou imaginando quem é o Daniel na história e o pq da Claire estar 'mais próxima' da Vera.
    Queria poder passar por uma tempestade de neve. Quem sabe assim eu perderia a louca vontade de viver num lugar onde neva. kkkk
    Gostei da resenha, Alice. E eu amo capítulos intercalados de personagens.
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da autora e o que eu posso dizer é que realmente fiquei ainda mais curiosa pelo livro.
    A premissa é incrivel. E amo esse lance de desaparecimento, nunca li um livro assim, mas amo os filmes.
    Acho que quando criamos altas expectativas nos decepcionamos mesmo e isso é bem chato.
    Mas eu amei sua resenha

    ResponderExcluir
  22. Eu já tinha visto a capa desse livro,mas não tinha me interessado muito por ele,mas não sabia que a estória era sobre essa questão do desaparecimento do Daniel e da nevasca,fiquei curiosa de se irão acha-lo ou não.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que de cara não tinha interesse por esse livro, mas comecei a ler alguns comentários sobre ele e fiquei curiosa, pois a premissa é bem bacana e os temos abordados também são, por isso espero ler algum dia ainda e também espero que a Vera me agrade.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu já li muitos comentários positivos sobre esse livro e confesso que por esse motivo pretendo ler, que pena que o livro não conseguiu te prender muito.
    Achei interessante a autora abordar o amor a aceitação e outras coisas.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler Neve na Primavera em breve.

    ResponderExcluir
  25. Além da capa linda, eu fiquei encantada com a qualidade do enredo. Não li nada da autora ainda, nem a conhecia para dizer bem a verdade, mas li algumas coisas bem positivas acerca do livro e estou bem curiosa. Diminui um pouco minhas expectativas depois de saber que os acontecimentos são um pouco previsíveis demais, mas mesmo assim ainda quero conferir a história.

    ResponderExcluir
  26. Oie
    A primeira coisa que chamou minha atenção pra esse livro foi a capa mas eu não sabia quase nada de sua história.E descobrir o desfecho dos acontecimentos bem antes de serem revelados dá uma decepção mesmo,a gente fica se agarrando a qualquer detalhe achando que vai rolar uma super reviravolta.Mas pelo menos a leitura não foi de todo ruim e deu pra agradar,mas eu também esperava mais do livro.

    ResponderExcluir
  27. Oi tudo bem?
    Nossa que chato descobrir todo o mistério antes do final do livro e ainda por cima acertar em cheio, porque o bom é quando pensamos ter descoberto e é tudo totalmente diferente.
    Não é um livro que eu leria, estamos com ele aqui em casa e minha esposa é quem vai lê-lo.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Meio que concordo com você sobre o livro não ser óooo maravilhoso. Serei sincera e direi que o livro me enganou um pouco com a sinopse. Acho que eu esperei um pouco de bang-bang ou um suspense mais, sei la, tórrido. Não entra no meu top do ano, mas entra na lista “dos que me fizeram chorar que nem uma criancinha”, tipo eu simplesmente fechei o final foi com lagrimas. Não foi uma surpresa, e nem um final explosivo como eu gostaria, mas me fez chorar. E eu por isso digo que valeu ^^
    Obrigada pela resenha sincera!

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Também não gosto muito quando já descobrimos tudo antes de o livro acabar, perde a surpresa e acaba ficando previsível a historia, mas gostei muito desse livro, a historia parece ler boa e o mistério em volta de Daniel me deixou muito curiosa e com dó da Vera que parece sofrer muito e curiosa sobre como a Claire ira desvendar esse mistério!!

    ResponderExcluir
  30. Eu acho a capa dele linda e todo mundo parece amar ele. Ta na lista.

    ResponderExcluir