Resenha: Praticamente Inofensiva


Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Número de Páginas: 191
Ano: 2010
Avaliação☆☆☆☆☆
Sinopse: Os anos mais conturbados como um viajante solitário já haviam passado. Arthur Dent se resignara à nova condição e se acostumara à vida pacata e relativamente feliz como Fazedor de Sanduíches em Lamuella. Conquistara até um certo prestígio junto aos habitantes locais e fazia disso um bom argumento para continuar por lá. Ao mesmo tempo, Ford Prefect via-se num conflito profissional ocasionado pela repentina venda do Guia do Mochileiro das Galáxias para outra editora. Sem compreender o funcionamento do novo Guia – que passara a se "comportar" de forma estranha – e não gostando nem um pouco de seu novo cargo como crítico de restaurantes, Ford se mete em alucinantes roubadas para não sair prejudicado (e para obter algum lucro, é claro).
Em outro ponto do Universo, Tricia McMillan havia feito fama intergaláctica como repórter e levava uma rotina razoavelmente satisfatória, até um pequeno planeta chamado Rupert ser descoberto e tudo começar a dar estranhamente errado em sua vida.Espalhados pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur, Ford e Tricia iam tocando suas vidas da melhor forma que podiam, mas tudo se complica novamente quando eles se reencontram. Tentando manter a sanidade e salvar a si mesmos, eles acabam assistindo juntos ao inevitável destino da Terra. Com reviravoltas surpreendentes, Praticamente Inofensiva traz aguardadas respostas, lança novas perguntas e, acima de tudo, faz o leitor lamentar o fim da saga de Dent e seus companheiros.

Em Praticamente Inofensiva - o último livro da trilogia de cinco - vamos continuar acompanhando a vida de Arthur, Ford e Trillian, que estão separados no momento, mas o universo acaba fazendo com que eles se encontrem novamente e quem sabe não é uma bela oportunidade para colocar tudo de volta em seu devido lugar!

Arthur está tentando viver sua vida e achar um planeta para chamar de lar, enquanto isso passa seus dias como fazedor de sanduíches de carne de Bestas Perfeitamente Normais. Sua vida começa a mudar quando Trillian aparece para Arthur trazendo uma garota que aparentemente é filha dos dois, mas como isso é possível?
Enquanto isso Ford Perfect acaba descobrindo que uma corporação comprou o Guia do Mochileiro e está vendendo o mesmo em todos os universos possíveis, mas nada poder ser bom visto que os donos da corporação são os Vogons.

O livro é cheio de reviravoltas, sumiços aqui e aparições acolá, humor ácido e várias criticas sociais que nos levam sempre a refletir em diversos momentos da leitura. Como sempre o autor não deixa nada a desejar. 
Apesar de alguns personagens não terem uma conclusão digna você fica curioso para saber o que de fato aconteceu. A história é muito boa e cheia de universos interessantes. 

Talvez alguns leitores se percam durante a leitura como sempre acontece quando o assunto é Douglas Adams, mas não se preocupe. Vá lendo com calma que todas as suas perguntas - pelo menos quase todas - serão respondidas na medida do possível. Talvez o final da história não agrade tantas pessoas, mas para mim foi suficiente para dar um final digno. 
Foi um grande prazer finalizar essa série! Nunca pensei que fosse gostar tanto de ficção cientifica e com certeza recomendo muito.
Não me recordo de achar qualquer erro na leitura, a capa segue o mesmo estilo dos demais livros da série e a diagramação é simples, porém bastante agradável. 

0 comments