Resenha: O amor nas 4 estações


Autor: Victor Degasperi
Editora: Faro Editorial
Número de Páginas: 176
Ano: 2018
Avaliação:  ☆☆☆☆
Sinopse: Experimentar a vida em sua essência, valorizar cada momento, cada evento, cada cair de chuva, farfalhar de árvores. Sentir a vida, a alma, o infinito... tudo parece utópico e lúdico demais? Mas é um desafio diário de viver cada momento de verdade e com intensidade, e depois disso, tudo passa a valer a pena! Um livro de crônicas sobre a vida e suas nuances, permeando as quatro estações do ano. Mais do que celebrar o amor, o autor nos desafia a a viver um ano inteiro prestando atenção aos detalhes diários que tornam a nossa vida uma grande aventura, e que muitas vezes, deixamos passar. Victor aceitou esse desafio, e durante um ano viu a vida com os olhos de quem quer achar beleza em tudo, e isso mudou a forma como ele enxergou o mundo. E agora ele faz um convite para você viver a própria vida com intensidade, olhar o amor de outra maneira, de fazer uma releitura do nosso coração. Sua proposta é de fazer uma leitura do nosso próprio coração. Este é um convite para viver, em profundidade, as nossas próprias estações.

Nessa leitura iremos acompanhar várias crônicas que envolvem a vida, o amor e todas as delicadezas que cercam tudo isso. Todas as experiências e percepções do autor forram escritas durante um ano e vemos uma leitura sendo dividida por Outono, Inverno, Primavera e Verão. 

Vamos acompanhando cada texto como se fosse único, cada palavra tem um significado e toca o leitor de formas diferentes durante a leitura. 
Vemos a evolução do amor ao longo do ano a medida que vamos passando pelas estações, é realmente algo belo. 
O autor tem uma escrita fluída e direta, mas creio que o livro seja melhor aproveitado se for lido aos poucos, pois você pode aproveitar melhor cada texto.

Não é um livro que eu tenha muito o que falar, mas valeu a pena cada momento que eu passei lendo. Cada texto foi importante, interessante e me trouxe sensações ao ler, então creio que seja o tipo de livro que não importa o quanto eu escreva sobre ele, você precisa ler para saber. 
A diagramação desse livro é um dos meus pontos favoritos, cheio de ilustrações e coisas delicadas que fazem toda a experiência da leitura valer muito a pena. 

Qual mergulho a sua alma quer dar? Há oceanos imensos, assim como o que sentimos. Há quem insista em mergulhar em desertos. Há mãos que se encontram e continuam soltas. Precisamos encontrar mares que nos recebam e também dedicar os nossos mares a receber.


11 comments

  1. Oi Alice.
    A capa é linda e a premissa interessante. Ótima dica para quem gosta de ler contos.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como sou uma romântica inveterada, tudo que envolve sentimentos, me ganha por completo! Por isso, namoro este livro desde seu lançamento e não vejo a hora de mergulhar em cada história, em cada página, que por tudo que já li a respeito, é repleto de sentimentos, principalmente, amor!!!
    A capa é maravilhosa e vamos amar, simples assim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Adoro um livro de conto e falar de amor sempre me chama atenção. Não importa que tipo, é algo que você se identifica e acaba gostando de ler pelos sentimentos que deixa. Esse parece deixar boas sensações. É uma dica legal e até pra presentear ele parece ótimo ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice! A edição desse livro chama muito a atenção pela beleza da capa... confesso que não gosto muito de ler crônicas, mas a única experiência que tive foi com um livro que abordava assuntos que não me interessam, talvez por isso essa visão desse estilo de escrita.
    Beijos, Adri
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! O livro parece ser lindo, gosto que sejam histórias para serem lidas aos poucos, acredito que deixa a leitura mais gostosa mesmo, a capa, mesmo simples, é muito bonita.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei essa capa linda! Não sou muito fã de crônicas, mas achei bem legal essa divisão entre as 4 estações, e fiquei super curiosa para ler!
    Parecem ser histórias que nos tocam.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alice!
    Eu amo crônicas ainda mais quando falam sobre a vida e o amor, e achei interessante o autor ter feito essa relação com as quatro estações do ano... Já estou adicionando O amor nas 4 estações na minha lista de leitura, só não sei se conseguirei ler com moderação rsrs, mas vou tentar seguir seu conselho...
    A edição parece está mesmo muito linda, hein, com ilustrações, parece ser uma ótima opção de presente!
    Abraços, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Alice!
    Livro de crônicas são sempre interessante porque trazem o ponto de vista do autor em relação ao assunto.
    Gostei de ser dividido nas estações do ano e parece ser uma boa leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Oiee!
    Achei essa edição maravilhosa, vi algumas imagens do interior do livro e me apaixonei sem nem ter lido ele rsrs
    Apesar de não ser muito fã de cronicas, esse livro preciso ter na estante, com certeza. Distribuir amor no tempo de hoje é importantíssimo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia o autor na internet então eu fiquei sabendo já a época da publicação do livro apesar de não ter ficado tão interessado no livro eu conheço os autores e sem que ele sempre apresentam alguma coisa diferente nas histórias dele então isso foi o que me animou em comprar o livro

    ResponderExcluir
  11. Que livro lindo! E as folhas que você colocou como decoração ficaram maravilhosas. Pelo que entendi, parece um bom livro para descansar a mente naquela ressaca literária.

    ResponderExcluir