Feira Carioca de Representatividade Feminina


No dia 3 de agosto, das 15h às 22h, MinasNerds e Lady Lúdica promovem no Arena Topo (Centro/RJ) a maior feira de representatividade feminina do universo geek!
Serão 1300m² de atrações idealizadas e produzidas exclusivamente por mulheres: galeria com 20 artistas de quadrinhos e ilustração, jogos de tabuleiro, RPG mestrado por mulheres, bate-papos, espaço infantil, flash tattoo, fliperama e videogames, área de lojinhas, estação de shiatsu, spa dos pés e muito mais. 

No espaço exclusivo para os boardgames, o público terá à disposição o acervo selecionado do Lady Lúdica, além dos maiores sucessos e lançamentos das editoras apoiadoras, como Conclave, Bucaneiros, Calamity e Funbox, entre outras. Mesmo quem nunca jogou poderá experimentar, pois a equipe de monitoria ajuda a escolher e ensina todas as instruções. 

Os pequenos não ficarão de fora: na área infantil, a Curió Jogos coordena a jogatina para crianças a partir de 2 anos e suas famílias. Menores precisam estar acompanhados por seus responsáveis.
Quando a fome bater, o cardápio do Arena Topo oferece diversas opções em comida e bebida, incluindo pratos veganos.
A festa é das meninas, mas evento é inclusivo. Portanto os homens são bem-vindos, embora o protagonismo _ e os sorteios de jogos e livros _ sejam só para as mulheres. 

BATE-PAPOS

A programação de bate-papos contará com convidadas especialistas em suas profissões, debatendo sobre assuntos de interesse do universo geek e dando todas as dicas sobre seus mercados de trabalho. Confira os temas e as participantes dos quatro painéis:


Gabriela Franco (Minas Nerds)
Gabriela Franco é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em cultura pop pelo The Smithsonian Institute/EUA. Cineasta pela Academia Internacional de Cinema. Repórter da revista Mundo dos Super-Heróis. Ex-produtora MTV/HBO. Idealizadora e editora-chefe do MinasNerds.

Melissa Andrade (MediaGeek.com.br)
"Quase jornalista, podcaster, nerd, dona do MediaGeek e Marvete com orgulho."

Vivi Maurey (autora e editora)
Vivi Maurey é editora e autora. Seu primeiro romance Young Adults, #Fui, foi publicado pela Globo Alt. Também escreve para sites de entretenimento, faz resenhas de filmes e livros, é colunista num site de literatura, participa de podcasts e mantém uma newsletter e um canal no YouTube sobre escrita. Adora contar histórias para sua gata, apesar de ela ser uma péssima ouvinte.


Isabel Butcher (Curió Jogos)
Isabel Butcher é sócia-fundadora da Curió Jogos, editora de jogos de tabuleiro para crianças. Possui mestrado realizado em Paris 13 na área de Educação, Jogo e Lazer (2009-2010), e em Paris 8 (2007-2009), sobre videogame e arte digital. Desenvolveu o jogo de cartas Bissau Justo (2011), sobre o acesso à Justiça em Guiné Bissau, e, pela Curió, contribuiu para a criação de Macacos me Mordam! (2018) com Graziela Grise, também sócia-fundadora da Curió, e Quero-Quero (2019), próximo lançamento da editora, com Tânia Zaverucha do Valle. Jogadora desde a infância, Isabel redescobriu os jogos ditos modernos em 2004 e, desde então, não parou mais.

Carolina Neves (escritora)
Carolina Neves é uma das autoras, com Júlio Matos, de "Goddess save the Queen", um guia de aventura para se jogar em grupo. A história se passa no período após a Primeira Guerra Mundial, em clima de ação e mistério, viajando pelo mundo, descobrindo artefatos, desvendando enigmas do passado e derrotando vilões, monstros e toda sorte de perigos.
Carol começou no RPG jogando D&D e livros-jogo solo, partiu para os boardgames e descobriu que os jogos analógicos eram mais do que um hobby.

Alessandra Nogueira (Coordenadora dos cursos de Design do Senac)
Alessandra Nogueira - Designer e ilustradora, formada pela ESDI/UERJ, atua há mais de 20 anos também na área de cursos, como professora e coordenadora. Atualmente, coordena os cursos de Design do Senac, incluindo os cursos de Desenvolvimento de Jogos.



Claudia Valli (roteirista, autora e diretora teatral)
Claudia Valli é roteirista de TV, autora e diretora teatral. Formada em Artes Cênicas, com bacharelado em Direção Teatral pela UNIRIO, de onde já foi professora convidada, tem diversos prêmios e indicações em teatro e internet. Foi roteirista e redatora final da TV Globo, Rede Record e dos canais a cabo Multishow, Canal Futura, MultiRio e Prime Box Brasil. Tem quatro livros publicados pelas editoras Objetiva, Record, Vieira & Lent, Vertente Cultural e Editora Livros do Brasil, de Portugal. Também escreveu roteiros para diversas produtoras e agências de publicidade.

Nicole Latorraca (advogada especialista em direitos autorais)
Nicole Latorraca Oliveira é graduada em Direito pela UFRJ, inscrita na OAB-RJ, e atua com Propriedade Intelectual desde 2013. Cursa pós graduação em Propriedade Intelectual, Direito e Ética, na Universidade Cândido Mendes e especialização em Direito Civil e Processo Civil na Escola de Pós-graduação ATAME.

Ana Cristina Rodrigues (escritora, tradutora e editora)
Ana Cristina Rodrigues é escritora, tradutora e editora de Fantasia e Ficção Científica, com mais de 30 contos publicados no Brasil e no exterior. Como servidora da Fundação Biblioteca Nacional, já atuou no Escritório de Direitos Autorais, orientando usuários e participando do processo de registro. Seu primeiro romance, Atlas Ageográfico de Lugares Imaginados, será lançado na Bienal do Rio de 2019.


Cláudia Bolshaw (coordenadora do Núcleo de Arte Digital e Animação da PUC-Rio)
Cláudia Bolshaw é professora e supervisora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde coordena o Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A.).

Cora Ottoni (Copa Studio e Gloob)
Cora Ottoni é ilustradora e diretora de arte no Copa Studio, já tendo trabalhado em duas temporadas de Irmão do Jorel e agora dirigindo a arte da série da Gloob chamada "Giga Blaster". Também publica em seu instagram a tirinha autobiográfica "Corestein", indicada ao prêmio HQMix de 2019 na categoria Webtiras, e ao HQMix de 2018, por sua versão impressa.

Luiza Abend (2DLab)
Luiza Abend é ilustradora e animadora. Atua no ramo de animação 2D desde 2016 e trabalhou em diversos projetos para TV, publicidade e clipes musicais. Atualmente ocupa o cargo de Supervisora de Animação no estúdio 2DLab e participa de projetos paralelos como freelancer.

GALERIA DE ARTISTAS 

Vinte artistas independentes, de diversos estilos e tendências, mostrando e vendendo seus trabalhos. É a chance de conhecer, conversar e ainda levar para casa exemplares autografados.





COMO CHEGAR

A Feira Carioca da Representatividade Feminina acontece no Arena Topo, na Rua Conselheiro Saraiva, 20, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Por transporte público, a rota mais confortável é utilizar o metrô até a estação Carioca e em seguida pegar o VLT até a estação São Bento. Para quem preferir ir de carro, há estacionamento no local.


FEIRA CARIOCA DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA - Minas Nerds + Lady Lúdica

3/8 - das 15h às 22h no Arena Topo (Rua Conselheiro Saraiva, 20 - Centro - Rio de Janeiro/RJ) (pertinho do VLT São Bento)
Ingresso: R$ 5,00
Garanta o seu e evite filas:

Evento no Facebook:

REALIZAÇÃO

Minas Nerds
Facebook, Instagram e Twitter: @minasnerds

Lady Lúdica
Facebook e Instagram: @ladyludica

APOIO

Arena Topo, DarkSide Books, Editora Aleph, Pólen Livros, Bucaneiros Jogos, Conclave Editora, Funbox, Calamity Games, Curió Jogos, Imagine Jogos, Estúdio Masmorra (tatuagem), MUSA (spa dos pés), Isabela Taranto (shiatsu)

LOJAS

Estante42, Nerdoffline, VerdeRoxo Cadernos Artesanais, Funkos da Patricia, Onigeek, Sangue de Unicónio, MinasNerds e Lady Lúdica

1 comment

  1. Eventos tão grandiosos assim, eu tenho que apreciar somente pela net ;/ Morar no fim do mundo é ruim..
    O mundo e todos nós precisamos dessa representatividade feminina em todos os quesitos. Seja na literatura, cinema, games e tudo o mais!!!
    Espero que quem puder ir, aproveite ao máximo!!
    Beijo

    ResponderExcluir