Resenha: Orçamento sem falhas

 


Autora: Nath Finanças 

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 128

Ano: 2021

Avaliação:  ☆☆☆


Sinopse: Quando o assunto é dinheiro, não dá para achar que um só discurso vai funcionar para todas as pessoas. Afinal, o ponto de partida de cada uma não é o mesmo: o caminho de quem já nasce em uma família com boa situação financeira é muito diferente do de quem trabalha desde adolescente para ajudar em casa.
Mas isso não quer dizer que quem passa aperto todo mês para pagar as contas não pode se organizar, aprender a poupar, investir e ter uma vida financeira saudável. Muito pelo contrário. Na verdade, bastam educação financeira e orientações para que o sonho — seja ele a casa própria, o carro, o intercâmbio, ou mesmo quitar uma dívida — esteja a um passo de virar realidade.
Foi pensando nisso que Nathália Rodrigues, que ficou conhecida no Brasil inteiro como Nath Finanças, se tornou uma voz de destaque sobre a forma como usamos o dinheiro. Com humor e um conteúdo acessível, a administradora e orientadora financeira virou um fenômeno na internet ao trazer dicas simples e valiosas que ajudam milhares de pessoas a saírem do vermelho e se organizarem financeiramente.
Em Orçamento sem falhas, Nath aborda as principais questões que assolam o nosso bolso — nossa relação com cartão de crédito, taxa de juros, lista de compras, planejamento, metas, a diferença entre desejo e necessidade, entre outras —, para ajudar de uma vez por todas quem se enrolou nas dívidas ou só vive para pagar boleto.
O livro ainda conta com um projeto gráfico moderno e colorido, repleto de ferramentas práticas para ajudar o leitor, como tabelas, listas e glossário. Para completar, a autora ganha o reforço do ilustrador Ric Sales, que traz para as páginas do livro charges divertidas sobre nossa relação com o dinheiro no dia a dia.

Nesse livro a autora vem trazendo dicas de como o leitor pode organizar suas finanças pessoais, tudo isso em uma linguagem acessível, didática e bastante empática. Em uma leitura rápida e bastante despretensiosa é possível aprender educação financeira básica sem qualquer dificuldade. 
A autora vem trazendo situações que batem de frente com a realidade de vários brasileiros, o livro leva mesmo em conta quem vive com renda básica e é possível aprender muitas coisas, como controle de gastos, como criar uma reserva de emergência, como sair do vermelho, limpar o nome, etc. 

O livro não está aqui para trazer fórmulas mágicas ou enganar o leitor dizendo que ele vai ficar milionário, o livro está aqui para auxiliar e ensinar que é possível ter uma vida financeira saudável. 
Se você quer aprender como manter sua saúde financeira, aprender como funciona melhor os bancos, ou até mesmo o cartão de crédito, esse livro é com certeza para você. 

Enquanto lia o livro eu me identifiquei muito com a Nath, já sigo ela no twitter e as informações que ela vem trazendo ajudam demais. Foi uma satisfação imensa ler esse livro, parecia que eu estava conversando com a Nath de verdade. 
Foi uma leitura muito boa, creio que por saber da grande maioria das coisas, eu não aproveitei tanto quanto gostaria, mas as pessoas que estão começando agora a aprender sobre educação financeira vão começar com o pé direito, pois o livro ensina de tudo um pouco. 
Trata-se de uma leitura rápida e pode ser feita em um único dia, mas sugiro que o leitor vá lendo aos poucos para absorver todas as informações.

Postar um comentário

Seguindo o Coelho Branco. Theme by STS.