O que é Low Fantasy e High Fantasy?

Vamos começar com o básico: Low e High fantasy são subgêneros da fantasia, eles não estão ligados diretamente a qualidade da obra como algumas pessoas pensam ao levar a tradução das palavras ao pé da letra (baixa fantasia e alta fantasia).

Low Fantasy trará histórias de fantasia em um mundo muito parecido com o nosso, a história terá elementos fantásticos como vampiros, fadas, lobisomens e etc, mas a história se passará no "mundo real" por assim dizer, ao invés de um mundo completamente novo! Exemplos bem famosos são: Os Instrumentos Mortais, Supernatural, True Blood (série de livros Sookie Stackhouse), A Mediadora e Crepúsculo.

Inclusive as coisas que acontecem na baixa fantasia são consideradas mais sobrenaturais do que mágicas, diferente do que acontece na alta fantasia!

Já em High Fantasy existe uma grande concentração de magia e acontece em um mundo paralelo/secundário ao mundo real (nosso mundo), onde tudo é completamente explicável para aquele mundo. 

Algumas situações que podem acontecer nesse tipo de fantasia: 

  • não existe o mundo primário (o nosso mundo), apenas o mundo secundário (o universo repleto de magia); 
  • existe os dois mundos e as pessoas do mundo primário conseguem ir até o mundo secundário através de algum tipo de portal; 
  • ou existe a situação que o mundo secundário existe DENTRO do mundo primário. 

Alguns exemplos famosos de alta fantasia são: Eragon, A bussola de ouro, Duna, A Rainha Vermelha, Trono de Vidro e A História sem fim. 

Como falei em um reels no instagram (mesmo vídeo está no tiktok): Existem algumas discussões na comunidade literária acerca de algumas obras em específico, por exemplo Harry Potter é considerado baixa fantasia para alguns, pois se passa no mundo dos trouxas (nosso mundo) e eles acreditam que toda a magia na verdade são coisas sobrenaturais acontecendo. Para outros é considerada alta fantasia, pois eles acessam a escola ou outros locais através de um portal, ou que o universo mágico e suas criaturas vivem dentro do mundo primário. 

Deixando essa discussão de lado, deu para entender um pouquinho sobre como funciona as divisões desses dois desses subgêneros?! 

Vou aproveitar para deixar uma dica especial de High Fantasy que estou lendo no momento 💛

Sinopse: Ano após ano, Corayne assiste sua mãe, uma célebre pirata, partir para o alto-mar e desbravar todos os reinos de Todala, sem jamais poder acompanhá-la. Quando um misterioso imortal e uma assassina de aluguel aparecem dizendo que ela é a última descendente viva de uma poderosa linhagem ― e a única pessoa capaz de salvar o mundo de um perigo iminente ―, ela aproveita a chance para ir em busca de sua própria aventura.
O problema é que o perigo é muito maior do que ela imaginava: um homem sedento por poder, determinado a reabrir os portais que, no passado, levavam para outros mundos, povoados por criaturas sinistras. Com a ajuda de um grupo de bandidos e maltrapilhos, Corayne terá de provar que o heroísmo pode surgir até nos lugares mais inesperados.


0 comments