Resenha: Sorria e Morra - Goosebumps

 

Autor: R.L.Stine

Editora: Fundamento

Número de Páginas: 125

Ano: 2006

Avaliação:  ☆☆☆

Sinopse: Cada foto conta uma história de arrepiar! Greg acha que a velha câmera que encontrou está com defeito. As fotografias sempre saem... diferentes. Na foto que Greg tirou, o carro novo do seu pai apareceu todo destruído. Logo depois, o homem sofreu um acidente que quase acabou completamente com o automóvel. É como se a câmera pudesse prever o futuro ou, pior, fizesse o futuro acontecer! Os amigos de Greg não acreditaram nessa história. Shari até o obrigou a fotografá-la na festa. Só que, quando a foto foi revelada, a garota não apareceu nela! Será que Shari sumiu para sempre?

Nesse primeiro livro da série conheceremos a história de Greg e seus amigos. Eles moram em uma cidadezinha pequena que não tem muitas coisas para fazer e em um momento de tédio eles decidem invadir uma casa abandonada onde possivelmente um morador de rua passa boa parte do seu tempo.
Eles começam a olhar as coisas do porão quando Greg encontra um compartimento secreto e nele está uma câmera polaroid. Logo depois eles acabam fugindo da casa, pois o homem conhecido como Aranhão voltou para a casa abandonada e está furioso com o grupo de adolescentes revirando o porão. 

Existe um problema com a câmera que foi roubada, ela não tira fotos normais, e sim fotos de coisas que ainda irão acontecer. No começo as crianças começam a achar que a câmera está quebrada e insistem em tirar fotos mesmo assim.
Greg é o único sensato do grupo, mesmo demorando um pouco para acreditar que todas as coisas estão acontecendo graças a máquina, seus amigos vivem dizendo que a câmera está quebrada e tira fotos engraçadas (o que é muito irritante), e ficam forçando Greg a levar a câmera para todos os encontros deles para fotografar e as coisas vão ficando cada vez pior. 

Depois do que acontece com Shari, Greg decide devolver a câmera para o lugar de onde ele tirou, mas seus amigos não querem entrar novamente na casa abandonada e enquanto eles decidem o destino da câmera dois garotos que costumam praticar bullying resolvem pegar a câmera, apesar do insucesso, esse é o novo gancho para o próximo livro envolvendo a câmera e suas fotos amaldiçoadas. 
Por trata-se de uma história curta, é possível ler o livro em um único dia! Com um terror leve, envolvente e até mesmo divertido, Sorri e Morra tem uma história muito boa, com um final inesperado e com um gancho para uma continuação. 

Meu único problema com a leitura foram os amigos de Greg, todos chatos, beirando ao insuportável! E um deles em especifico (Pardal) é aquele tipo de "amigo" que não leva nada a sério e por ser aquele que todo mundo acha engraçado ele se sente no direito de debochar de tudo e todos, o que é chato demais. Tem uma cena que eu torci muito para ele morrer. 
No mais foi uma leitura muito boa, amei a capa e a diagramação é maravilhosa. As páginas são de ótima qualidade e com certeza valeu muito a pena começar a adquirir a série.  


0 comments