Resenha: Dezesseis

 

Autora: Rachel Vincent

Editora: Universo dos Livros

Número de Páginas: 240

Ano: 2014

Avaliação: ☆☆☆☆☆

Sinopse: “Nós temos cabelos castanhos. Olhos castanhos. Pele clara. Somos saudáveis, fortes e inteligentes. Mas só uma de nós já teve um segredo.”Dahlia 16 vê seu rosto em toda multidão. Ela não tem nada de especial – é apenas uma entre as outras cinco mil garotas que foram criadas visando o bem da cidade. Ao conhecer Trigger 17, porém, tudo muda. Ele a considera interessante. Linda. Única. Isso significa que ele deve ser defeituoso.
Quando Dahlia não consegue parar de pensar nele – nem resistir a procurá-lo, ainda que isso signifique quebrar as regras – ela percebe que deve ser defeituosa também. Mas, se ela for defeituosa, todas as idênticas também são. E qualquer genoma com defeito descoberto deve ser recolhido. Destruído. Ser pega com Trigger não apenas selaria o destino de Dahlia, mas o das cinco mil garotas com o mesmo rosto. No entanto… e se Trigger estiver certo? E se Dahlia for mesmo diferente? Subitamente, a garota que sempre seguiu todas as regras começa a quebrá-las, uma a uma…


Dahlia 16 não tem nada de especial, ela é só mais uma entre as 4.999 garotas iguais a ela, atualmente todas as pessoas são criadas em laboratório para desempenhar uma atividade especifica e tudo isso visando o bem da sua cidade. A garota acaba ficando presa em um elevador com Trigger 17 e após a interação entre eles (que é definitivamente proibida para Dahlia 16), um sentimento começa a aflorar.

A garota acredita que talvez isso possa ser uma falha genética, pois ela não está agindo conforme a programação do seu genoma. O problema é: se ela está com uma falha, logo seu genoma está comprometido, as outras garotas iguais a ela já começaram a falhar? Se alguém descobrir que ela está defeituosa seu genoma será recolhido e todas as garotas serão exterminadas. 
Com uma narrativa em primeira pessoa e cheia de segredos, vemos Dahlia 16 tentar descobrir o que há de errado com ela! Enquanto Dahlia 16 foi criada para cultivar e produzir comida, Trigger 17 é um soldado, ele é incentivado a interagir com as garotas de seu regimento e fica curioso com a reação de Dahlia 16 que foge completamente do seu protocolo. 

Em diversos momentos achei Trigger 17 egoísta por forçar Dahlia 16 a se encontrar com ele e quebrar as regras, não senti que o relacionamento deles foi devidamente trabalhado e talvez seja porque apenas Dahlia 16 o vê como único enquanto Trigger 17 pensa nela com curiosidade porque ela foge do padrão, então ele quer ver até onde ela é diferente das outras.

O livro não é cansativo, mas demorei para pegar o ritmo da história, contudo depois que me acostumei li o livro rápido e quando percebi já estava finalizando a leitura.
O final é muito bom, tem um reviravolta excelente e termina na melhor parte fazendo o leitor ficar desesperado para ler a continuação, mas infelizmente a editora nunca lançou o segundo livro no Brasil então terei que ler em inglês para conseguir as respostas que ficaram faltando no primeiro livro.
Um enorme segredo é revelado quando Dahlia 16 descobre a verdade com seu geneticista, ela e Trigger 17 entram em uma fuga frenética e acabam vendo seu mundo inteiro desmoronar diante de seus olhos.

Resolvi fazer essa leitura despretensiosamente e não me arrependi nenhum pouco. Terminei o livro com o questionamento: afinal até onde o ser humano é capaz de ir para se aproveitar dos outros?  Espero que a autora melhore um pouco a trama e trabalhe melhor nos personagens, apesar da nota alta ela peca um pouco nesse quesito e como tudo começa a acontecer rápido demais fica a sensação de uma história superficial. 

Leitura feita através do Kindle Unlimited.



0 comments