Resenha: M de Monstra


Autora: Talia Dutton | Editora: Suma | Número de Páginas: 224 | Ano: 2023

Tradutora: Helen Pandolfi

Nota:☆☆☆☆☆


Frances é uma cientista que acabou de perder a irmã mais nova em um acidente de laboratório, mas e se ela pudesse trazê-la de volta à vida? Frances remenda as partes do corpo e a experiência acaba sendo um sucesso ao revivê-lo, mas a pessoa que acorda não é sua irmã! 

M não se lembra de nada e Frances decide dar um pouco de tempo para as memórias voltarem, mas caso não voltem ela terá de desfazer sua criação e refazê-la até que consiga trazer a irmã de volta. M fica desesperada, mas talvez haja uma solução, pois Maura aparece para ela e as duas entram em um acordo (Maura irá ajudá-la a se passar por ela e enquanto isso M não será desfeita).

M precisa vestir roupas que não gosta, comer as coisas que Maura gostava e começa fingir que está se lembrando de algumas situações. Frances fica muito feliz, mas essa rotina aos poucos vai estressando M que precisa verificar cada mínimo detalhe com Maura (atualmente Maura é um fantasma que apenas M consegue ver no espelho e ela carrega Maura em um espelho de bolso para os lugares).

Aos poucos a personalidade de M vai surgindo e os atritos entre elas começam a aparecer, afinal Frances se sente culpada pela morte da irmã e precisa trazê-la de volta a vida, se aquela não for sua irmã ela terá falhado.

Essa é uma história carregada de luto, identidade, relações familiares e aprender a lidar com seus sentimentos. O Graphic Novel tem uma trama muito envolvente, lindas ilustrações e é possível ler a história em um único dia. 

O livro tem algumas coisas parecidas com o clássico Frankenstein, uma delas é sobre o limite da ciência e sua ética, afinal M é um novo ser humano com sentimentos, ela não é um brinquedo que Frances pode montar e desmontar quando quiser para quem sabe trazer sua irmã de volta a vida. 

É uma história apaixonante com vários temas interessantes, fiquei emotiva em vários momentos e entendi o desespero de M. Se você está afim de começar a ler Graphic Novel ou gosta de histórias comoventes e cheias de reflexões, essa leitura com certeza é para você!





Sinopse: Depois de perder a irmã mais nova, Maura, em um trágico acidente de laboratório, a dra. Frances Ai promete trazê-la de volta à vida. Entretanto, quem reaparece nessa tentativa claramente não é Maura. A criatura, que decide se chamar M, não tem recordações da vida de Maura e só quer seguir seu próprio caminho.Na esperança de retomar a rotina que tinham juntas, Frances quer que M seja como a irmã: uma cientista dedicada com quem dividia seus planos no laboratório. Buscando recuperar suas memórias, Frances cerca M de lembranças do passado de Maura ― porém, por mais que a doutora insista, M reluta em assumir uma identidade que não é a sua.

 

0 comments